Menstruar Duas Vezes no Mês é Normal? Entenda com a Pantys!

2 comentários
Vaso transparente contendo dois tipos de líquidos

Se você já questionou se menstruar duas vezes no mês é normal, já adiantamos a resposta: pode ser, sim! Porém, o assunto é bem mais complexo do que apenas aceitar a menstruação surpresa e seguir normalmente com a vida. Até porque entender as fases do ciclo menstrual é fundamental para identificar os sinais que o seu corpinho utiliza para dizer se está tudo bem com ele ou não.

O alerta vermelho - literalmente - de quando sangramos mais de uma vez no mês está no conjunto de sintomas acompanhados, como cólicas muito fortes, dor durante a relação sexual e outros indícios de que algo não está certo. O melhor a se fazer é procurar seu médico de confiança e te explicamos o porquê. Vamos juntas entender melhor os motivos que te levam a menstruar duas vezes no mês?

O que pode causar menstruação duas vezes no mês?

Aqui, no blog da Pantys, nós acreditamos que a informação é a chave para o autoconhecimento. Por isso, vamos te contar uma parte super importante desse assunto! Os próximos ciclos menstruais que acontecem após a menarca - nome especial dado à primeira menstruação da mulher - geralmente ocorrem em intervalos irregulares até que o corpo encontre seu próprio ritmo.

Contudo, esse calendário menstrual meio bagunçadinho só volta a acontecer quando há algo de incomum acontecendo em nossa vida. Seja um fator externo causado pela rotina ou um fator interno provocado pela desregulação hormonal, é preciso ter uma atenção especial para o seu útero e observar o que mais está funcionando diferente em seu organismo. Preparadas para entender quando menstruar duas vezes no mês não é algo tããão normal assim? Então, segue a leitura, lindeza!

1. o seu ciclo menstrual é menor que 28 dias

É normal a menstruação vir duas vezes no mês quando se tem um ciclo menstrual curto, ou seja, aqueles que duram menos de 28 dias. Para facilitar o entendimento, imagine a seguinte situação: vamos supor que você tem um ciclo de 25 dias e o sangramento começou no dia 1º. O que vai acontecer no dia 25? Sua menstruação vai descer novamente, somando dois sangramentos no mesmo mês.

Nesse caso, temos uma boa notícia: não há com o que se preocupar! Para descobrir se é isso que acontece com você, basta marcar o dia em que a sua menstruação irá começar (ou começou) no mês vigente e o dia em que ela virá de novo. Feito isso, você terá o resultado da duração do seu ciclo menstrual, que normalmente é de 25 a 30 dias.

Acompanhar certinho o calendário da sua menstruação vai te ajudar a confirmar se a fase folicular do seu ciclo é menor ou não. A medicina tem um nome para este tipo de disfunção, chamando-a de polimenorreia. Essa anomalia pode estar associada a outros aspectos da hemorragia menstrual - tema que já abordamos em nosso blog e que vale muito a pena conferir!

2. você pode estar estressada

Se algo não vai muito bem com a saúde mental, logo notamos alguns problemas na saúde corporal. Elas estão totalmente ligadas e, por isso, o alto nível de estresse pode ser uma das razões para menstruar duas vezes no mês.

Isso acontece porque os hormônios que acionam os ovários mensalmente se originam no cérebro, mais precisamente na mesma região onde o estresse é ativado. Por isso, caso você esteja se sentindo pressionada no trabalho ou nas relações pessoais, busque separar um tempinho para cuidar de si mesma, seja praticando yoga, atividades físicas de maneira recorrente ou por meio de terapias.

3. esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional

Menstruar duas vezes no mês tomando anticoncepcional? É super possível caso tenha esquecido de tomar o comprimido alguma vez. E tem explicação: quando você interrompe de repente o consumo desses hormônios, a consequência é o sangramento repentino. Nesse caso, basta voltar a tomar o comprimido normalmente para regular o ciclo.

Entretanto, é importante recorrer a outros métodos contraceptivos, como a camisinha, por exemplo, para evitar uma gravidez não planejada durante o período em que seu corpo se readequa à presença das altas doses de hormônios que a pílula anticoncepcional possui em sua composição.

4. talvez tenha algo errado com a sua tireoide

A disfunção na glândula tireoide também pode ser um dos fatores que leva a menstruar duas vezes no mês. Isso acontece porque ela é regulada por hormônios produzidos na hipófise e no hipotálamo, ou seja, mesma área dos hormônios que controlam a ovulação.

Caso o funcionamento da sua tireoide esteja desajustado, outro sinal que também pode aparecer além de menstruar 2 vezes no mês é o sangramento de cor escura. Sendo assim, atente-se a este indícios e marque uma consulta médica para ter um diagnóstico mais preciso sobre o que está acontecendo.

5. é possível que você tenha endometriose

A endometriose é caracterizada por um revestimento uterino que fica “preso” fora do útero. Por isso, além dos sangramentos, você também pode sentir cólica intensa, enjoo, dor durante o contato íntimo e desconfortos intestinais.

Nesse caso, também é preciso contar com a ajuda de um ginecologista! Por ser capacitado, o profissional terá condições de investigar sua condição por meio de exame pélvico, ultrassom ou ressonância magnética, por exemplo.

6. presença de pólipos ou miomas no seu útero

Podemos definir pólipos uterinos como lesões benignas ou tumores que comumente crescem no útero e estão relacionados a uma produção hormonal desregulada. Mas, calma! Não deixe que as palavras "lesões" e "tumores" te assustem.

Com a ajuda do seu ginecologista e exames como ultrassom e biópsia uterina, você terá a confirmação ou não de que a sua menstruação duas vezes no mês se trata desses problemas no útero. Para a remoção, o procedimento médico é simples. Normalmente é curativa e resolve a questão do sangramento fora de época, abdômen inchado, anemia e dor durante o sexo!

7. a síndrome do ovário policístico pode ser uma razão

A síndrome do ovário policístico também pode causar o ciclo menstrual desregulado e vamos entender o motivo disso! O Ovário policístico diz respeito a um desequilíbrio hormonal que resulta na falta da ovulação ou ovulação menos frequente que o normal. Com consequência, atrapalha os níveis de estrogênio, progesterona e testosterona no corpo feminino.

Vale lembrar que, além do ciclo menstrual desregulado, também é possível notar outros sintomas do ovário policístico, como o surgimento de acnes, dificuldade para manter o peso, crescimento exagerado de pelos e problemas de fertilidade.

8. seu corpo ainda está se readaptando após a gravidez

A gravidez é um momento complexo para o corpo da mulher, certo? Até porque não é fácil gerar um novo ser e ainda manter as próprias funções vitais acontecendo normalmente! Pensando nisso, o seu organismo faz várias adaptações para lidar com tudo isso ao mesmo tempo.

Quando o nascimento do bebê acontece, um novo desafio se apresenta a você, amiga: retomar o funcionamento habitual do seu corpo! A menstruação pós-parto faz parte dessa equação a ser resolvida e, como cada mulher é única, é normal encontrar casos em que a nova mamãe passa a ter um fluxo mais intenso, mais leve ou com intervalos irregulares durante o tempo de adequação!

9. células pré-cancerígenas ou cancerígenas

A constatação da presença de células pré-cancerígenas ou cancerígenas no útero ou colo do útero pode explicar os sangramentos irregulares que aparentam ser uma "segunda" menstruação no seu ciclo. Por isso, manter em dia a frequência anual nas consultas ginecológicas é essencial para que a detecção seja feita logo no início do desenvolvimento dessas células. Desse modo, é possível agir preventivamente e evitar futuras complicações de saúde que são bem mais difíceis de lidar.

10 dúvidas mais comuns sobre menstruar duas vezes no mês

Prometemos responder a todas as suas dúvidas sobre menstruar mais de uma vez no mês, certo? Promessa feita, promessa cumprida! Listamos abaixo as perguntas mais frequentes que surgem em na mente de meninas e mulheres quando algo de diferente ocorre em nosso ciclo menstrual. Venha conferir se as respostas que você busca estão aqui:

quando a menstruação vem duas vezes no mês pode ser gravidez?

Normalmente, a menstruação é o principal indicativo de que não houve fecundação, ou seja, nada de gravidez! Por isso, o útero descarta a "caminha" de sangue que ele preparou para acomodar o óvulo fecundado pelo espermatózoide e acontece o sangramento menstrual.

Porém, há situações que não seguem a regra do sinal negativo para gravidez! Para algumas mulheres, é normal ver uma mancha na calcinha mesmo quando se está grávida. O motivo disso pode estar relacionado a prática de exercícios físicos pesados ou relação sexual durante o primeiro trimestre.

Veja mais detalhes neste post: posso engravidar menstruada?

Outro caso que não é tão comum, e exige um cuidado maior ainda, é um sangramento mais intenso nesse período de gestação, sendo a segunda menstruação vista como um sinal de possível aborto. O recomendado é ir para o hospital o mais rápido possível para ter o auxílio médico adequado!

é normal menstruar duas vezes no mês tomando injeção?

O anticoncepcional injetável, assim como a pílula ou o DIU, influenciam diretamente no ciclo menstrual da mulher. Como efeito colateral, é normal que aconteça menstruação dupla durante o período em que seu corpo está se adaptando ao método contraceptivo. Se você está cumprindo o cronograma das injeções, não há com o que se preocupar!

menstruação duas vezes no mês pode indicar o início da menopausa ?

Sim! Menstruar mais de uma vez ao mês pode decorrer da chamada perimenopausa, período em que seu corpo está transitando para a menopausa. Isso significa que a chegada da sua última menstruação se aproxima e que os intervalos entre os ciclos menstruais se tornarão cada vez mais irregulares até parar por completo! Com auxílio médico, você pode controlar melhor esse momento, que pode acontecer a partir dos 30 anos.

é verdade que o fluxo menstrual aumenta após a atividade física?

É verdade! Pode acontecer do fluxo menstrual aumentar por causa do grande esforço físico durante a atividade e fazer ele descer duas vezes no mesmo mês. Isso é mais comum com atletas de alta performance, tá?!

Você pode aumentar a carga na academia tranquilinha, evoluir no seu ritmo sem medo de ser feliz. Para causar uma alteração é preciso um esforço muuuito acima do normal.

o chá pode fazer a menstruação descer duas vezes no mês?

Pode sim, principalmente, quando o excesso de consumo de chá de gengibre, chá frio de folhas de rabanete, chá de orégano, chá de folha de amora, chá de sene e chá de canela. Geralmente, são consumidos quando a menstruação atrasa. Entenda melhor como funciona o chá para menstruação descer.

ganhar muito peso pode causar menstruação duas vezes no mês?

Por mais estranho que pareça, a resposta é sim! A alteração rápida de peso afeta os hormônios ligados à ovulação. A obesidade pode causar menstruação duas vezes ao mês ou aumentar o intervalo entres os dias de sangramento. Caso o ganho de peso aconteça de forma súbita e sem explicação aparente, procure um médico para investigar melhor a sua produção hormonal!

é normal menstruar uma semana depois da última menstruação?

Olha, em um período tão curto de uma semana não é tão normal. Os menores ciclos duram 21 dias, o equivalente a 3 semanas. Caso a sua desceu com o intervalo curtinho, analise se não foi a dosagem do anticoncepcional, estresse fora do comum, esforço físico excessivo ou relações sexuais intensas.

o que acontece quando a menstruação vem e volta?

A menstruação vem e volta, a princípio, isso é normal. Pode ser que o corpo esteja em busca do próprio ritmo devido ao uso de anticoncepcional, experiência traumática ou estressante. Também pode ser adaptação com gravidez, pós-parto, puerpério ou amamentação. Para entender certinho, leia este conteúdo completo: menstruação que vem e volta.

como saber se é menstruação ou sangramento?

A menstruação dura mais tempo que o sangramento que, por sua vez, ocorre por 2 dias, no máximo. A cor do sangue menstrual é um vermelho mais vivo e é acompanhada de coágulos e cólicas. Se não tiver esses detalhes é um sangramento que deve ser investigado.

o que fazer quando menstruar duas vezes no mês?

Menstruar duas vezes no mesmo mês é um fator relativo, ou seja, precisa de uma análise holística do que aconteceu nesse meio tempo e no ambiente. Isso não é motivo para aumentar o estresse, ok?! Com tranquilidade, faça os exames preventivos, consulte um bom médico e faça os preventivos para manter o seu bem-estar.

Percebeu que durante todo o nosso post recomendamos a busca por orientação médica? Pois essa é a maneira mais assertiva para ter certeza do que está causando a menstruação dupla na sua rotina! Realizar seu check up anualmente te ajudará a identificar até mais rapidamente do que seu organismo está precisando.

Lembre-se: estamos juntas nessa jornada de autoconhecimento! Em nosso Portal da Menstruação, você encontrará informações bem completinhas, como essas que você acabou de ler, para desmistificar o delicado e lindo momento de menstruar!

Assim como a menstruação pode descer duas vezes no mesmo mês, é possível que ela atrase em outros, tudo bem?! Veja como regular a menstruação para não passar mais sustos ou preocupações.

Conte sempre com a gente para aumentar seu autoconhecimento, amore <3


conteúdo revisado pela ginecologista:

Dra. Fernanda Sobrinho

CRM: 52-100870-6

instagram: @drafernandasobrinho

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?



2 comentários


  • Jéssica

    Muito bom o conteúdo! Me tranquilizou, estava super preocupada se estava com algum problema de saúde, essas informações já me ajudaram a entender um pouquinho do que está acontecendo e fico mais tranquila pra procurar um gineco. Obrigada Pantys!


  • Fátima

    Informação útil, adorei.


deixe um comentário

os comentários precisam ser aprovados antes de postarmos, ok?

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.


calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer - pantys 7898679471725 calcinhaabsorvente calcinhamenstrual
azul e rosa preto azul e preto
calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer
1895 avaliações
R$ 135,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
preto
calcinha absorvente pantys & sempre livre - básica
2351 avaliações
R$ 79,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
rosa preto
calcinha absorvente fluxo leve - tanga
gotas
724 avaliações
R$ 105,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
preto e rosa rosa
calcinha absorvente fluxo moderado - comfy
267 avaliações
R$ 79,00