você sabe o que é ciclo menstrual? tire todas as suas dúvidas sobre o assunto

Ciclo menstrual, menstruação, cólica, período fértil, TPM... Esses são apenas alguns dos muitos tópicos comuns na vida de todas nós. Mas vem cá, você também já se perguntou o porquê de tudo isso? Afinal de contas, por que menstruamos? E o que é ciclo menstrual?

O autoconhecimento é importante na vida de gente. Por isso, vamos juntas nessa jornada. Vem descobrir o que é ciclo menstrual, suas fases, como calculá-lo, entender por que ele pode desregular e, claro, por que a menstruação existe.

vem que a gente te explica: o que é ciclo menstrual

Quando o assunto é ciclo menstrual, muito se fala sobre as fases, a desregulagem e o cálculo para descobrir o período fértil. Mas o que ele é, de fato? O ciclo menstrual é o conjunto de mudanças pelas quais o nosso corpo passa ao longo do mês e que resulta na menstruação quando não ocorre uma gravidez.

Ele começa no primeiro dia da menstruação de um determinado mês e vai até o primeiro dia da menstruação do mês seguinte, podendo durar entre 21 a 35 dias, sendo o 28 dias o período mais comum. Ele é dividido em duas etapas: fase folicular e fase lútea.

Fase folicular

Essa etapa começa no primeiro dia da menstruação e vai até a ovulação. Ela tem esse nome porque os folículos ovarianos crescem enquanto o corpo se para uma possível gravidez.

Dessa maneira, ocorre um aumento de produção do hormônio folículo estimulante, o FSH, que faz o recrutamento e desenvolvimento dos folículos. Na metade deste ciclo, os folículos aumentam a produção de estrogênio, hormônio feminino que irá preparar o organismo da mulher para uma possível gravidez, estimulando o crescimento da camada interna do útero e maior secreção de muco no colo uterino.

Quando chegamos ao máximo dessa produção, o organismo pára de produzir o FSH e aumenta a produção do hormônio luteinizante (LH), que, depois de atingir o pico, dá origem à ovulação. A ovulação acontece geralmente no 14º dia do ciclo menstrual, para ciclos de 28 dias, e é caracterizada pelo rompimento do folículo e liberação do óvulo.

Fase lútea

A fase lútea ocorre depois da ovulação, e na maioria das mulheres possui duração estável entre 13 e 14 dias. Ela é caracterizada pela reorganização das camadas do folículo que se rompeu no final da primeira etapa, lembra? Dessa maneira, esse folículo torna-se o que os médicos chamam de corpo lúteo, o principal produtor da progesterona, fundamental na preparação do endométrio para a implantação do embrião.

Quando não ocorre a implantação, os níveis de progesterona e estrogênio diminuem, junto da regressão do corpo lúteo. Neste momento você passa a ter sintomas da famosa Tensão Pré Menstrual (TPM), e, em seguida, vem a menstruação. Nessa hora, é hora de contar com as calcinhas da Pantys ;)

hora de calcular: ciclo menstrual e período fértil

Para saber qual é a duração do seu ciclo menstrual, basta se atentar ao dia em que o sangramento começará e o dia em que começará no mês que vem. Como dito, ele pode durar entre 21 a 35 dias, mas aqueles que têm duração de 28 dias são os mais comuns. Já o período fértil tem duas etapas, por isso preparamos um passo a passo.

  • 1º passo: em um primeiro momento, é importante descobrir quanto tempo dura o seu ciclo menstrual, explicado no parágrafo acima. Feito isso, subtraia 14 do número total do seu ciclo. Assim, você descobrirá o dia da sua ovulação;

  • 2º passo: o período fértil é um intervalo que se inicia 3 dias antes da data provável da ovulação, até 3 dias depois. É o período de maior probabilidade de engravidar, pois você está na sua janela fértil,

  • Caso o seu ciclo seja irregular, após analisá-lo por seis meses, é possível fazer uma média e realizar os cálculos a partir dela. Mas não é tão confiável, tá? Por isso o ideal é procurar ajuda de um ginecologista.

Se você é do time que não curte muito fazer contas, basta procurar aplicativos de calendário ou calculadora menstrual. É só jogar um desses termos na loja de aplicativos do seu smartphone e escolher o seu favorito. Assim, você receberá notificações e fica ainda mais fácil saber quando a sua menstruação vai descer e quando é o seu período fértil ;)

“descobri que meu ciclo menstrual é irregular. E agora?”

O ciclo menstrual irregular é aquele que dura menos de 25 dias ou mais de 30. Na prática, o que acontece é que o nosso corpo acaba ovulando de maneira precoce ou tardia e, quando isso acontece, é sinal de que algo não vai muito bem com o organismo, por isso, é importante procurar ajuda médica.

Além da puberdade e da menopausa, há outros fatores que podem contribuir com a desregulagem do ciclo, como o estresse, a síndrome dos ovários policísticos, o distúrbio da tireoide, a perda de peso excessiva e a prática esportiva exagerada, por exemplo.

Sendo assim, é fundamental se perguntar o que é ciclo menstrual, saber qual é a duração do seu e fazer consultas ao seu ginecologista regularmente. Afinal de contas, autocuidado é tudo e pode prevenir muitas complicações <3

e afinal, por que menstruamos?

A menstruação pode ser algo tão comum para a maioria das mulheres que nem sempre recebe a devida atenção. O sangramento mensal tem um caráter cíclico e é, basicamente, um jeito do corpo avisar que está pronto para gerar um bebezinho.

Por isso, ela tem início com a menarca, primeira menstruação, no início da adolescência e termina na menopausa, última menstruação, lá pelos 50 anos, quando o organismo feminino começa a dar sinais da queda dos hormônios sexuais femininos.

Hoje entendemos o que é ciclo menstrual e tudo sobre ele: fases, cálculos e fatores que podem levar à desregulagem. Continue conosco nessa jornada de autoconhecimento e não esqueça de compartilhar com as amigas, a irmã mais nova, sua mãe e sua avó.

Afinal de contas, ninguém precisa passar por transformações sozinha e, além disso, informação é sempre bem-vinda em qualquer fase da vida, né? Estamos juntas nessa jornada <3


conteúdo revisado pela ginecologista:

Dra. Gabriella Iuorno, CRM 5295507-8

Instagram: @dragabriellaiuorno

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?



deixe um comentário

os comentários precisam ser aprovados antes de postarmos, ok?

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.