frete grátis acima de R$200 \o/

0

sua sacola está pelada

como regular a menstruação: dicas que podem ser seguidas facilmente

Todas nós estamos sujeitas a ter problemas com o ciclo menstrual, e a causa nem sempre é a gravidez. Por isso é tão importante conhecer o próprio corpo, procurar saber quais são as outras justificativas e, claro, descobrir como regular a menstruação.

Pensando nisso, nós da pantys vamos te explicar os principais fatores que contribuem para irregularidade do ciclo menstrual e te dar três dicas — entre medicamentos, alimentos e hábitos — que ajudam a regular menstruação. Vamos juntas? :)

como regular a menstruação?

Antes de mais nada, vale ressaltar que procurar ajuda médica para descobrir a causa da menstruação desregulada é fundamental, certo? Afinal, temos que estar atentas aos sinais e sempre em dia com o autocuidado.

pílulas

Sim, é verdade que a pílula pode gerar alguns efeitos colaterais, mas, ao achar a opção que se encaixa com o seu corpo, ela se torna uma grande aliada para regular o fluxo. “O comprimido pode ser indicado à mulheres que tenham miomas uterinos, endometriose e ovários policísticos”, comenta a ginecologista Marina Barcelos. Assim, além de a menstruação regular, também é possível diminuir a intensidade das cólicas.

chás e alimentos

O chá de canela possui propriedades capazes de melhorar a circulação sanguínea, por isso é indicado para aquelas que estão com a menstruação atrasada. Ele pode intensificar as contrações uterinas e, assim, contribuir para que o sangramento ocorra.

Além disso, o estresse é outro fator que pode desregular a menstruação (surgiu um ponto de interrogação aí? Calma, mais abaixo você vai entender melhor). Nesse caso, os chás de camomila ou maracujá podem ajudar. Por contarem com propriedades relaxantes, eles diminuem a sensação de ansiedade e ajudam a regular o ciclo menstrual.

Com relação às frutas, o mamão verde também é indicado para quem busca maneiras de como regular a menstruação. O alimento ajuda a produzir o estrogênio — um dos hormônios sexuais — e, assim, contribui com a ovulação e, consequentemente, com a menstruação.

hábitos

Os exercícios físicos também são uma maneira de como regular a menstruação naturalmente, dado que eles ajudam a liberar endorfina, agindo sobre os hormônios sexuais e a ovulação. Além disso, eles também reduzem as cólicas e melhoram fatores como a lubrificação e a libido, e todos gostam dessa duplinha, né?

quais são as causas da menstruação desregulada?

Pretende virar mamãe (ou mesmo ter outro filho) e a sua menstruação atrasou? Oba! Isso pode ser um ótimo sinal. Porém, se esse objetivo não faz parte da sua realidade, o ideal é fazer testes para descartar essa hipótese quanto antes.

Mas não é só isso. Em seguida, é super importante procurar saber qual é a razão da menstruação desregulada e seguir o tratamento proposto pelo médico. Vamos entender o que pode estar acontecendo com você?

anticoncepcionais e pílulas do dia seguinte

A pílula anticoncepcional é usada para diferentes finalidades, porém, a sua principal é a prevenção contra uma gravidez indesejada. A pílula evita o processo de ovulação. E, sem óvulo, já sabe, né? Sem fecundação!

Nesse cenário, a desregulagem acontece quando a quantidade de hormônios presentes na pílula seja muito diferente da quantidade antes produzida naturalmente pelo corpo. E como cada corpo é único, uma determinada pílula pode ser ideal para você, enquanto outra pode deixar a menstruação irregular.

Nesse caso, algumas mulheres apresentam escape frequentemente, já outras podem ficar sem menstruar, inclusive nos dias de pausa do anticoncepcional. Por essa razão é tão importante contar com a ajuda de um ginecologista para descobrir a dosagem de hormônio ideal para você.

Além disso, a pílula do dia seguinte também é uma causa pela qual a menstruação pode atrasar. Rica em hormônios que impedem a ovulação, o medicamento de emergência pode gerar diferentes efeitos colaterais, como dor de cabeça e diarreia, além da antecipação ou atraso do ciclo menstrual.

ovário policístico

Se você tem síndrome de ovário policístico, já sabe que a sua menstruação pode ser uma caixinha de surpresas, conforme aponta Barcelos: “Isso acontece porque nem sempre ocorre a ovulação. Dessa maneira, o folículo, estrutura que contém o óvulo, sofre um acúmulo de líquido formando um cisto. Portanto, sem a ovulação, não há sangramento”, explica.

Aqui, o nosso combinado de sermos seres cíclicos exige um pouco mais de atenção, já que a quantidade expelida de sangue não se altera, somente a parcela de ciclos. Dessa maneira, as pacientes com a síndrome podem ficar meses sem menstruar ou até menstruar mais de uma vez no mês.

estresse

Ah, chegamos ao estresse! Pois bem, ele libera uma série de neurotransmissores que atuam no cérebro, exatamente na mesma região onde se encontram os hormônios responsáveis pela regulação da menstruação.

Por isso, o sangramento pode não ocorrer nos períodos de pico de nervosismo e, consequentemente, desajustar o ciclo. Fácil de entender, né? Mas nem sempre fácil de tratar. Além dos chás, o ideal é reavaliar a sua rotina para identificar o que tem causado os quadros de tensão. Se achar necessário, procure a ajuda de um psicólogo.

dietas restritivas

Dietas limitadas podem levar a uma escassez nutritiva e, consequentemente, ao ciclo menstrual irregular. Além disso, o índice de gordura extremamente baixo também pode refletir na menstruação, uma vez que a produção hormonal é afetada.

Acontece assim: com o baixo índice de gordura, o corpo pode apresentar uma rasa taxa de colesterol, ao qual o organismo recorre para gerar os hormônios sexuais, como a progesterona e o estrogênio. Portanto, sem a devida quantidade de colesterol, há escassez na porcentagem de hormônios e, portanto, da ovulação.

É importante ressaltar que a consulta ao ginecologista é imprescindível quando o assunto é como regular o ciclo menstrual. Cada organismo é único e, por isso, as dicas e os medicamentos que funcionam com sua amiga podem não ser as melhores opções para você. Sendo assim, nada de se medicar sem o conselho de um médico, combinado? Até a próxima! <3


conteúdo revisado pela ginecologista:

Marina Barcelos, CRM: 151749

Instagram: @dramarinabarcelos

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?



cool. absorbing. obvious.