menstruação pós-parto: conheça mais sobre o ciclo menstrual após a gestação

11 comentários

Quando uma mulher está grávida, seu organismo faz uma verdadeira “força tarefa” para gerar um serzinho completamente do zero. Ao longo de nove meses, corpo e mente concentram todas as suas energias nessa tarefa de grande responsabilidade. Não é pra menos!

Por isso, depois que nasce o bebê, é natural que as coisas demorem um tempo para se reajustar, isso inclui a menstruação pós-parto. Afinal, o que muda e quando ela volta?

São tantas perguntas que passam pela nossa cabeça nesse momento, não é mesmo? Mas calma que nós estamos aqui e vamos resolver isso entre amigas! Vem com a gente e vamos descobrir juntas quanto tempo leva para normalizar a menstruação depois do parto.

Como funciona o ciclo menstrual pós-parto?

Depois de nove meses pensando no bebê e se preparando para as mudanças da maternidade, você quase se esqueceu que a menstruação existia, né? Pois é, mas logo ela está de volta.

Depois do parto, independentemente da via (cesárea ou normal), a puérpera passa pelo sangramento pós-parto, que pode durar cerca de um mês e não é ainda a menstruação — já já vamos falar disso em detalhes.

Enquanto isso acontece, o corpo, como falamos, se reajusta, os níveis hormonais se normalizam e tudo mais. Assim, a menstruação pós-parto demora alguns meses para voltar e se regularizar. É possível, inclusive, que ela fique desregulada por um tempo.

Por conta disso tudo, os primeiros ciclos pós-parto podem ser diferentes do que você está habituada.

A irregularidade pode durar até um ano após o nascimento do bebê, e o fluxo também pode ser alterado nesses primeiros momentos, podendo ser mais intenso para uma, ou mais leve para outras.

Como cada corpo é único, a forma como a menstruação pós-parto acontece depende de diversos fatores, como seu histórico médico, os níveis hormonais e também a amamentação.

Quando a menstruação volta após o parto?

A resposta para essa pergunta é: depende! Em geral, a menstruação começa a dar sinais de volta cerca de três meses após o parto, mas isso pode variar muito de pessoa para pessoa.

Isso porque devemos levar em consideração a diferença dos nossos corpos, como está sendo o nosso pós-parto e, um dos fatores mais importantes, o processo de amamentação. Vamos ver como funciona essa relação a seguir!

Qual a relação entre o ciclo menstrual e a amamentação?

Depois do nascimento do bebê, começa a ser gerado em nosso organismo um hormônio chamado prolactina, que estimula a produção de leite por meio das glândulas mamárias. A questão é que esse hormônio acaba inibindo a ovulação, e isso pode “adiar” a volta da menstruação.

Então, digamos que quanto mais tempo você amamentar exclusivamente, mais prolactina será produzida, prolongando ainda mais a volta da menstruação.

Mas não se preocupe, essa situação não dura para sempre. Uma hora, mesmo amamentando, o ciclo retorna e se regulariza. Veja só uma estimativa médica:

  • Amamentação exclusiva: a menstruação volta a se normalizar após os 6 meses;

  • Amamentação junto com fórmula: leva em torno de 3 a 4 meses para voltar ao normal;

  • Amamentação com fórmula: regulariza até 3 meses depois do parto.

Como vimos, mulheres que, por motivos pessoais e médicos, alternam entre leite materno e fórmula ou só fazem o uso do produto artificial na alimentação do neném, os níveis de hormônio são menores e, por isso, o ciclo menstrual volta a ser regularizado mais cedo.

Inclusive, é sempre bom lembrar que, assim como a maternidade, a amamentação deve ser uma escolha, e não uma obrigação.

Se você está passando pelo pós-parto e teve conhecimento de mulheres que menstruaram mais cedo ou mais tarde que você, não se preocupe. Como dissemos, cada corpo é um corpo e possui suas diferenciações físicas, hormonais e emocionais. E está tudo bem, ok?

E o mais importante: caso as dúvidas permaneçam, aconselhamos que você busque auxílio do seu ginecologista ou profissional responsável. Todo apoio é bem-vindo nesse período tão delicado. <3

Loquiação: o que é o sangramento pós-parto?

Como falamos, todo o organismo, e em especial o útero, passam por grandes alterações para poder gerar os pequeninos, concorda?

Durante o período gestacional, o útero pode aumentar até dez vezes se comparado ao seu tamanho normal. E é devido a esse e tantos outros aspectos que devemos ressaltar o quão incrível é o corpo e a força feminina!

Logo, para que o útero volte às suas dimensões normais e, claro, expulse todos os resquícios que permaneceram no ventre após o parto, há o processo que chamamos de loquiação, o conhecido sangramento pós-parto.

Conforme adiantamos, ele não é a menstruação ou tem relação com o ciclo menstrual. Ele é apenas um movimento natural do útero para cicatrizar e se normalizar, o que dura, em média, 4 semanas.

Ao decorrer dos dias, é visível a mudança na coloração da secreção, visto que ela passa por fases em que está vermelha (até o quarto dia), depois marrom (até o décimo dia), em seguida amarela (até o vigésimo primeiro dia) e, por fim, branca.

Para exemplificar e entendermos melhor o que ocorre no decorrer desse processo, temos que definir o que são essas secreções. Portanto, vamos agora explicar tintim por tintim para não restar nenhuma dúvida que possa vir a te afligir. Afinal, nosso desejo é que você se sinta o mais confortável possível nessa etapa!

Então, durante a tonalidade avermelhada, que acontece primeiro, há a eliminação de decídua – camada do endométrio – residual, sangue, células epiteliais e muco.

Depois, a cor amarronzada fica por conta das mudanças na hemoglobina, aumento dos índices de leucócitos e também a redução das hemácias.

Para finalizar, as colorações amarela e branca dizem respeito à secreção cérvico-vaginal, que acontece naturalmente e possui anticorpos que impedem a entrada de bactérias nessa região.

Viu só? Cada detalhezinho deve ser levado em consideração para um pós-parto um pouco mais tranquilo. Aliás, nada melhor do que ter o conhecimento do que está acontecendo conosco no decorrer desse período marcado pela enxurrada de emoções e picos hormonais.

Cuidados e produtos para o período pós-parto

O período pós-parto, chamado de puerpério, é um carrossel de emoções. Ele é, ao mesmo tempo, intenso, física e emocionalmente, como delicado. São muitas mudanças e adaptação, não somente em relação ao nosso corpo, mas também considerando a nova rotina com o bebê.

Por isso, toda nova mãe precisa de cuidados especiais para viver essa fase com tranquilidade. Conforto e proteção são palavras-chave para um puerpério com mais bem-estar e equilíbrio. Por isso, veja algumas dicas que podem ajudar:

  • Alimente-se bem e beba bastante água. Isso é fundamental para sua recuperação e também para que seu corpo consiga produzir leite, caso esteja amamentando;

  • Use pijamas e roupas íntimas confortáveis, já que a rotina com um recém-nascido é puxada. Você provavelmente vai passar muito tempo com ele no colo, amamentando, aninhada… é bom vestir algo aconchegante;

  • Falando em roupa íntima, para lidar com o sangramento pós-parto, prefira calcinhas absorventes, especialmente as para fluxo intenso ou noturno, que vão dar conta desse sangramento, que é volumoso;

  • Além do sangramento, a produção de leite também está se regulando nesse momento, e é comum ter vazamentos de leite. Por isso, conte com um sutiã amamentação absorvente para não se sentir incomodada e manter a região seca e protegida.



Calcinhas absorventes são ótimas aliadas nessa fase do puerpério. É importante lembrar que, após o parto, a região íntima está sensível e em recuperação, portanto é crucial redobrar os cuidados com a higiene íntima para evitar infecções.

Absorventes descartáveis são feitos com plástico e produtos químicos que podem causar irritações. Já a calcinha pós-parto absorvente, como a hot pant da Pantys, feita com alta tecnologia absorvente e fibras naturais em contato com a pele, hipoalergênica e antibacteriana que ajuda a cuidar do seu corpo e manter o equilíbrio da região íntima.



Além disso, elas são reutilizáveis, o que significa que você pode lavar e usar de novo durante toda a duração da loquiação e continuar usando quando sua menstruação pós-parto voltar!

Conte com a Pantys na sua menstruação pós-parto

Depois que nasce o bebê, a vida é outra, e tudo é readaptação e mudança, assim como acontece com a menstruação pós-parto. Por isso mesmo é tão importante cuidar bem de você e garantir seu conforto e bem-estar.

Portanto, conte com a gente em cada momento dessa nova fase para receber apoio e conhecimento, viu? Estamos aqui! E aproveitando, que tal dar uma olhadinha na coleção de maternidade da Pantys e escolher produtos para te acompanhar nessa fase? Confira!


11 comentários


  • Maria

    Obrigada tirei minha dúvida


  • Thalita

    Muito obrigado🫶
    Além dos produtos serem ótimos, essas informações foram de grande ajuda.
    Estava muito preocupada e agora me sinto acolhida e tranquila. Vou ser ainda mais fã agora


  • Ariellen

    Obg 😊 consegui tirar as minhas dúvidas ❤️


  • Síntique Stefanny

    Que post incrível! Estava a um tempo procurando uma explicação mais detalhada sobre esse assunto, não encontrava um lugar que pudesse me esclarecer algumas dúvidas que surgiram nesse período. Já estava ficando aflita e preocupada com algumas alterações no meu ciclo, levando em conta que sempre foi extremamente regular, aqui encontrei exatamente a informação que eu precisava e agora estou muito aliviada. Obrigada por esse conteúdo! 🥰❤️


  • Joelma Sousa

    Amei as respostas me deixaram mas aliviada…


deixe um comentário

os comentários precisam ser aprovados antes de postarmos, ok?

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.


best seller 🔥
🩸🩸🩸🩸🩸
calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer - pantys 7898679471725 calcinhaabsorvente calcinhamenstrual
calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer
R$ 135,00
best seller 🔥
🩸🩸🩸
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
calcinha absorvente fluxo moderado - comfy
R$ 79,00
best seller 🔥
🩸🩸🩸🩸
calcinha absorvente fluxo intenso - cozy
R$ 89,00
best seller 🔥
🩸🩸🩸🩸
calcinha absorvente para esporte - trainer - pantys calcinhaabsorvente calcinhamenstrual
trainer - fluxo intenso - pantys calcinhaabsorvente calcinhamenstrual
calcinha absorvente fluxo intenso - trainer
R$ 125,00
🩸🩸🩸🩸
calcinha absorvente fluxo intenso - linha grls hipster
R$ 120,00