5 razões para menstruar duas vezes no mês | Pantys

5 razões pelas quais você pode menstruar duas vezes no mês

Se você já se perguntou se menstruar duas vezes no mês é normal, já adiantamos: pode ser, sim! Porém, se além de sangrar mais de uma vez no mês você apresenta cólicas muito fortes ou dor durante a relação sexual, então o melhor é procurar um médico. Te explicamos o porquê. Vamos juntas entender melhor tudo isso?

quando menstruar duas vezes no mês é normal

É normal a menstruação vir duas vezes no mês quando se tem um ciclo menstrual curto, ou seja, aqueles que duram menos de 28 dias. Para facilitar o entendimento, imagine a seguinte situação: vamos supor que você tem um ciclo de 25 dias e o sangramento começou no dia 1º. O que vai acontecer no dia 25? Sua menstruação vai descer novamente, somando dois sangramentos no mesmo mês.

Nesse caso, temos um boa notícia: não há com o que se preocupar! Para descobrir se é isso que acontece com você, basta marcar o dia em que a sua menstruação irá começar (ou começou) no mês vigente e o dia em que ela virá de novo. Feito isso, você terá o resultado da duração do seu ciclo menstrual, que normalmente é de 25 a 30 dias.

quando não é normal menstruar duas vezes no mês

Aqui, na pantys, nós acreditamos que a informação é a chave pro autoconhecimento. Por isso, vamos te contar uma parte suuuper importante desse assunto. Vamos juntas para entender quando menstruar duas vezes no mês não é algo tããão normal assim?

1. você pode estar estressada

Se algo não vai muito bem com a saúde mental, logo notamos alguns problemas na saúde corporal. Elas estão totalmente ligadas e, por isso, o alto nível de estresse pode ser uma das razões para menstruar duas vezes no mês.

Isso acontece porque os hormônios que acionam os ovários mensalmente se originam no cérebro, mais precisamente na mesma região onde o estresse é ativado.

Por isso, caso você esteja se sentindo pressionada no trabalho ou nas relações pessoais, busque separar um tempinho para cuidar de si mesma, seja praticando yoga, atividades físicas de maneira recorrente ou por meio de terapias.

2. será que você não esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional?

Menstruar duas vezes no mês tomando anticoncepcional? É super possível caso tenha esquecido de tomar o comprimido alguma vez. E tem explicação: quando você interrompe de repente o consumo desses hormônios, a consequência é o sangramento repentino.

Nesse caso, basta voltar a tomar o comprimido normalmente para regular o ciclo. Entretanto, é importante recorrer a outros métodos contraceptivos, como a camisinha, por exemplo, para evitar uma gravidez não planejada.

3. talvez tenha algo errado com a sua tireóide

A disfunção na glândula da tireoide também pode ser um dos fatores que leva a menstruar duas vezes no mês. Isso acontece porque ela é regulada por hormônios produzidos na hipófise e no hipotálamo, ou seja, mesma área dos hormônios que controlam a ovulação. Sendo assim, o melhor é procurar ajuda médica para um diagnóstico mais preciso.

4. é possível que você tenha endometriose

A endometriose é caracterizada por um revestimento uterino que fica “preso” fora do útero. Por isso, além dos sangramentos, você também pode sentir cólica intensa, enjoo, dor durante o contato íntimo e desconfortos intestinais. Nesse caso, também é preciso contar com a ajuda de um ginecologista, que pode solicitar exame pélvico, ultrassom ou ressonância magnética, por exemplo.

5. a síndrome do ovário policístico pode ser uma razão

Por fim, a síndrome do ovário policístico também pode causar o ciclo menstrual desregulado. Trata-se de um desequilíbrio hormonal que resulta na falta da ovulação ou ovulação menos frequente que o normal, que causa um problema nos níveis de estrogênio, progesterona e testosterona.

Vale lembrar que, além do ciclo menstrual desregulado, também é possível notar outros sintomas, como o surgimento de acnes, dificuldade para manter o peso, crescimento exagerado de pelos e problemas de fertilidade.

Lembre-se de consultar seu médico de confiança e realizar seu check up anualmente, ok? Estamos juntas nessa jornada de autoconhecimento <3


conteúdo revisado pela ginecologista:

Dra. Fernanda Sobrinho

CRM: 52-100870-6

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?



cool. absorbing. obvious.