Menstruação vai e volta o que pode ser? Confira com a Pantys

menstruação vai e volta o que pode ser? Confira com a Pantys

Só nós sabemos o quanto um comportamento fora do padrão da menstruação pode preocupar, não é mesmo? Pode ser que em certo mês ela atrase, no seguinte adiante, ou ainda, pode ser que aconteça de menstruar duas vezes dentro de um mês. E todas essas mudanças costumam gerar muita preocupação e insegurança.

Mas afinal, o que essas mudanças podem significar? Bom, as possíveis justificativas para isso são muitas, e vão desde algo normal e corriqueiro, que não necessita de tratamento ou investigação, até um sinal de alerta para problemas mais sérios. Mas não se assuste, esses são casos muito raros <3

O que queremos dizer é que é sempre importante estarmos atentas aos sinais do corpo, e saber o que eles querem dizer. Pensando nisso, vamos explicar o que ocorre quando a nossa menstruação vai e volta. Para saber mais, continue a leitura!

é normal a menstruação que vai e volta?

A menstruação vir durante dois dias, parar, e retornar com mais força logo após é normal. É comum que a menstruação desça e retorne num espaço curto de tempo. E neste caso, pode se tratar apenas uma irregularidade no ciclo menstrual que depois vai se ajustar por conta própria. Mas fica de olho, tá?

Vale a pena estar atenta ao número de vezes que isso aconteceu. Se você reparar que essa irregularidade está se repetindo, a gente aconselha você a procurar sua ginecologista de confiança para uma consulta. Cuidado nunca é demais, não é mesmo?

A origem dos problemas podem ser várias, então não vale esquentar a cabeça pensando no pior enquanto busca na internet, ok? Vamos cuidar da mente também <3

mas, e o escape menstrual?

O escape menstrual diz respeito a uma quantidade de sangue escassa e escura que encontramos na calcinha absorvente por diversas vezes antes ou após o período menstrual. Já passou por isso?

Na maioria dos casos, este sangramento fora do período menstrual está relacionado à adaptação aos anticoncepcionais. Essa fase mais chatinha acontece normalmente durante os três primeiros meses do uso de seu novo método contraceptivo.

Essa fase de adaptação é sensível mesmo, precisamos de paciência e bastante respeito ao próprio corpo. Mas, vale lembrar, que os escapes podem também acontecer depois da adaptação, quando esquecemos de tomar a pílula no horário certo ou até pulamos um dia. Péssimo né, amiga?

como diferenciar menstruação de sangramento vaginal?

Esse é um ponto muito importante da nossa conversa de hoje, lindeza. Aprender a diferenciar um sangramento menstrual de um sangramento vaginal faz parte de encontrar o autoconhecimento que tanto buscamos, e vai te ajudar a ter uma noção sobre como agir se acontecer.

Para isso, vamos relembrar a definição de menstruação: a menstruação é, resumidamente, a eliminação periódica e cíclica– mensal – de sangue e mucosa uterina. Um processo que acontece no período entre a puberdade e a menopausa. Ou seja, existe uma frequência e faz parte do ciclo menstrual natural das pessoas que menstruam. Algo muito diferente de um sangramento vaginal esporádico. Vamos lá:

tipos de sangramento vaginal

Sabendo que a menstruação também é um tipo de sangramento – sangramento menstrual –, e a fim de descomplicar a diferenciação, vamos pontuar agora algumas das outras causas de diferentes tipos de sangramento vaginal:

  • escape menstrual;
  • feridas no colo do útero;
  • Inflamações;
  • pólipos no útero;
  • miomas;
  • nidação;
  • hormônios desregulados.

Muitas opções, não é? Por isso é tão importante aprender sobre o funcionamento e as reações do próprio corpo.

como saber se o seu ciclo menstrual é regular

O padrão menstrual varia muito entre as pessoas que menstruam. E em meio a tantas causas e tipos de sangramento, o ponto de partida para entender o que se passa com o seu corpo é compreender se seu ciclo menstrual é regular.

Para chegar a essa conclusão você deve considerar quatro critérios de referência:

  • frequência: intervalo entre o primeiro dia de cada menstruação de 24 a 38 dias;
  • regularidade: variação de tempo entre os ciclos de até 7 dias;
  • duração da menstruação: 8 dias ou menos por mês;
  • fluxo: se o seu fluxo atrapalha muito sua qualidade de vida, ele pode estar muito alto. É preciso investigar, ok?

situações que definem um padrão menstrual normal

Além dos critérios listados, existem três situações que definem se o seu padrão menstrual é normal ou não. É esperado que haja pequenas mudanças entre um ciclo e outro, mas se a diferença for muito grande isso deve ser considerado um alerta.

A segunda delas é o sangramento fora da idade reprodutiva, o que inclui crianças e mulheres após a menopausa. O mais comum é que as meninas comecem a menstruar a partir de 9 anos de idade, antes disso pode ser um caso de puberdade precoce. Após a menopausa a mulher não menstrua mais, portanto, qualquer sangramento vaginal nesse período deve ser investigado.

E a última é o sangramento fora do período menstrual que, normalmente, ocorre em pequena quantidade, e pode tanto estar dentro da normalidade – como no período de ovulação – quanto pode ser um indicativo de uma complicação como os que listamos aqui.

Se você não tem nenhuma alteração nos critérios aqui mencionados, seu padrão menstrual é normal. Caso contrário, é indicado procurar um médico, pois pode haver algo que precise de atenção. A Pantys está aqui para te ajudar, viu? <3

quando procurar um médico?

Existe alguma chance de você estar grávida? Perguntamos isso, pois a gestação pode causar sangramento em diversas situações, nesse caso você deve fazer exames para comprovar e procurar o médico o quanto antes.

Além disso, é recomendado ir ao ginecologista – além de periodicamente – nos casos em que:

  • ocorrer sangramento fora do período menstrual;
  • surgir sangramento de escape excessivo por mais de 3 dias;
  • surgir sangramento vaginal durante a menopausa;
  • ocorrer sangramento excessivo após contato íntimo;
  • ocorrer sangramento associado a dor interna.

Dessa forma o médico será capaz de avaliar seu caso, pedir exames de diagnóstico, identificar a origem do problema e determinar um tratamento adequado se precisar. Amiga, aqui te demos alguns exemplos de situações, mas caso você não tenha se enquadrado e ainda possui dúvidas se seu sangramento está normal, promete pra gente que vai procurar seu médico e garantir que está tudo ok com você, viu? <3

Por hoje é só, belezura! Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais, este tipo de informação pode ser muito relevante para outras pessoas. Afinal de contas, elas podem estar com as mesmas dúvidas que você, não é mesmo? Aproveite e ajude a espalhar informação e muito – muito! – conhecimento sobre a saúde feminina!


deixe um comentário

os comentários serão aprovados antes de serem exibidos, ok?


últimos posts

mulheres na Literatura: vem conhecer com a Pantys! | pantys
mulheres na Literatura: vem conhecer com a Pantys!

Trouxemos para você ótimos exemplos de autoras maravilhosas que conquistaram o mundo! Vem com a gente conhecer um pouquinho mais da participação feminina na literatura. :) Vamos juntas descobrir esses nomes de peso?

ler mais >
a mudança é coletiva | pantys
a mudança é coletiva

o que vem na sua mente quando você pensa em CLIMA? A crise climática tem um impacto global, mas já pode ser sentida a nível local! Precisamos nos engajar na luta socioambiental e fazer algo para mudar essa realidade.

ler mais >
você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino? | pantys
você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino?

Hoje vamos embarcar juntas no mundo dos negócios e mostrar que mesmo diante de tantas injustiças as mulheres continuaram na batalha e garantiram muitas conquistas e direitos. Ficou curiosa? Então, vem com Pantys! <3

ler mais >

cool. absorbing. obvious.

estamos adicionando
pantys na sacola...