menstruação vai e volta o que pode ser? Confira com a Pantys

8 comentários

Só nós sabemos o quanto um comportamento fora do padrão da menstruação pode preocupar, não é mesmo? Pode ser que em certo mês ela atrase, no seguinte adiante, ou ainda, pode ser que aconteça de menstruar duas vezes dentro de um mês. E todas essas mudanças costumam gerar muita preocupação e insegurança.

Mas afinal, o que essas mudanças podem significar? Bom, as possíveis justificativas para isso são muitas, e vão desde algo normal e corriqueiro, que não necessita de tratamento ou investigação, até um sinal de alerta para problemas mais sérios. Mas não se assuste, esses são casos muito raros <3

O que queremos dizer é que é sempre importante estarmos atentas aos sinais do corpo, e saber o que eles querem dizer. Pensando nisso, vamos explicar o que ocorre quando a nossa menstruação vai e volta. Para saber mais, continue a leitura!

é normal a menstruação que vai e volta?

A menstruação vir durante dois dias, parar, e retornar com mais força logo após é normal. É comum que a menstruação desça e retorne num espaço curto de tempo. E neste caso, pode se tratar apenas uma irregularidade no ciclo menstrual que depois vai se ajustar por conta própria. Mas fica de olho, tá?

Vale a pena estar atenta ao número de vezes que isso aconteceu. Se você reparar que essa irregularidade está se repetindo, a gente aconselha você a procurar sua ginecologista de confiança para uma consulta. Cuidado nunca é demais, não é mesmo?

A origem dos problemas podem ser várias, então não vale esquentar a cabeça pensando no pior enquanto busca na internet, ok? Vamos cuidar da mente também <3

mas, e o escape menstrual?

O escape menstrual diz respeito a uma quantidade de sangue escassa e escura que encontramos na calcinha absorvente por diversas vezes antes ou após o período menstrual. Já passou por isso?

Na maioria dos casos, este sangramento fora do período menstrual está relacionado à adaptação aos anticoncepcionais. Essa fase mais chatinha acontece normalmente durante os três primeiros meses do uso de seu novo método contraceptivo.

Essa fase de adaptação é sensível mesmo, precisamos de paciência e bastante respeito ao próprio corpo. Mas, vale lembrar, que os escapes podem também acontecer depois da adaptação, quando esquecemos de tomar a pílula no horário certo ou até pulamos um dia. Péssimo né, amiga?

como diferenciar menstruação de sangramento vaginal?

Esse é um ponto muito importante da nossa conversa de hoje, lindeza. Aprender a diferenciar um sangramento menstrual de um sangramento vaginal faz parte de encontrar o autoconhecimento que tanto buscamos, e vai te ajudar a ter uma noção sobre como agir se acontecer.

Para isso, vamos relembrar a definição de menstruação: a menstruação é, resumidamente, a eliminação periódica e cíclica– mensal – de sangue e mucosa uterina. Um processo que acontece no período entre a puberdade e a menopausa. Ou seja, existe uma frequência e faz parte do ciclo menstrual natural das pessoas que menstruam. Algo muito diferente de um sangramento vaginal esporádico. Vamos lá:

tipos de sangramento vaginal

Sabendo que a menstruação também é um tipo de sangramento – sangramento menstrual –, e a fim de descomplicar a diferenciação, vamos pontuar agora algumas das outras causas de diferentes tipos de sangramento vaginal:

  • escape menstrual;
  • feridas no colo do útero;
  • Inflamações;
  • pólipos no útero;
  • miomas;
  • nidação;
  • hormônios desregulados.

Muitas opções, não é? Por isso é tão importante aprender sobre o funcionamento e as reações do próprio corpo.

como saber se o seu ciclo menstrual é regular

O padrão menstrual varia muito entre as pessoas que menstruam. E em meio a tantas causas e tipos de sangramento, o ponto de partida para entender o que se passa com o seu corpo é compreender se seu ciclo menstrual é regular.

Para chegar a essa conclusão você deve considerar quatro critérios de referência:

  • frequência: intervalo entre o primeiro dia de cada menstruação de 24 a 38 dias;
  • regularidade: variação de tempo entre os ciclos de até 7 dias;
  • duração da menstruação: 8 dias ou menos por mês;
  • fluxo: se o seu fluxo atrapalha muito sua qualidade de vida, ele pode estar muito alto. É preciso investigar, ok?

situações que definem um padrão menstrual normal

Além dos critérios listados, existem três situações que definem se o seu padrão menstrual é normal ou não. É esperado que haja pequenas mudanças entre um ciclo e outro, mas se a diferença for muito grande isso deve ser considerado um alerta.

A segunda delas é o sangramento fora da idade reprodutiva, o que inclui crianças e mulheres após a menopausa. O mais comum é que as meninas comecem a menstruar a partir de 9 anos de idade, antes disso pode ser um caso de puberdade precoce. Após a menopausa a mulher não menstrua mais, portanto, qualquer sangramento vaginal nesse período deve ser investigado.

E a última é o sangramento fora do período menstrual que, normalmente, ocorre em pequena quantidade, e pode tanto estar dentro da normalidade – como no período de ovulação – quanto pode ser um indicativo de uma complicação como os que listamos aqui.

Se você não tem nenhuma alteração nos critérios aqui mencionados, seu padrão menstrual é normal. Caso contrário, é indicado procurar um médico, pois pode haver algo que precise de atenção. A Pantys está aqui para te ajudar, viu? <3

quando procurar um médico?

Existe alguma chance de você estar grávida? Perguntamos isso, pois a gestação pode causar sangramento em diversas situações, nesse caso você deve fazer exames para comprovar e procurar o médico o quanto antes.

Além disso, é recomendado ir ao ginecologista – além de periodicamente – nos casos em que:

  • ocorrer sangramento fora do período menstrual;
  • surgir sangramento de escape excessivo por mais de 3 dias;
  • surgir sangramento vaginal durante a menopausa;
  • ocorrer sangramento excessivo após contato íntimo;
  • ocorrer sangramento associado a dor interna.

Dessa forma o médico será capaz de avaliar seu caso, pedir exames de diagnóstico, identificar a origem do problema e determinar um tratamento adequado se precisar. Amiga, aqui te demos alguns exemplos de situações, mas caso você não tenha se enquadrado e ainda possui dúvidas se seu sangramento está normal, promete pra gente que vai procurar seu médico e garantir que está tudo ok com você, viu? <3

Por hoje é só, belezura! Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais, este tipo de informação pode ser muito relevante para outras pessoas. Afinal de contas, elas podem estar com as mesmas dúvidas que você, não é mesmo? Aproveite e ajude a espalhar informação e muito – muito! – conhecimento sobre a saúde feminina!


8 comentários


  • Julia

    Olá tenho SOP, e estava tomando duphaston por 10 dias, no decimo primeiro dia tive sangramento de escape como borra de café e no decimo segundo desceu pouca quantidade, ficou por 2 dias fraquinha e hoje no terceiro dia amanheceu quase sem nada… Alguém sabe dizer se foi efeito colateral do remédio ?
    ———
    pantys replied:
    Sua solicitação (177045) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email.

    jana (pantys)

    17 de jul. de 2024, 11:06 BRT oi, Julia 🌸 obrigada por compartilhar. pelo que você descreveu, parece ser um efeito colateral do Duphaston, sim. é comum ter essas variações no sangramento. mas pra ter certeza e ficar mais tranquila, vale a pena conversar com seu médico. se cuida! 💖

    Sunny

    17 de jul. de 2024, 10:02 BRT


  • Rafa

    Bom eu tomo deis de que minha filha nasceu anticoncepcional(vacina)primeiro aquela de 3 é 3 meses até minha bebê fazer 6 meses é depois passou pra aquela de 30 é 30 dias(todo mês)…minha menstruação não vinha por conta por conta do anticoncepcional(vacina)…Mas agora mesmo eu continuando todo mês com anticoncepcional tá vindo ..mas vem fica uns dias na média de 3dias seguido…some…aí depois volta… não sinto dor nem nada ..mas o que pode tá acontecendo???

    ———
    pantys replied:
    Sua solicitação (141292) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email.

    jana (pantys)

    24 de jun. de 2024, 13:56 BRT oi, Rafa! tudo bem? 🌻✨ pelo que você contou, parece que pode ser uma reação ao anticoncepcional. mas, pra ter certeza e entender direitinho o que tá rolando, é super importante conversar com um ginecologista. eles podem te orientar da melhor forma e garantir que tá tudo certinho com você. obrigada por compartilhar sua experiência com a gente! cuide-se! 🌸

    Sunny

    22 de jun. de 2024, 10:02 BRT


  • Vanessa

    Tomava a injeção trimestral (anticoncepcional) por 3 anos parei por 1 ano e meio até vim a primeira menstruação veio normal a primeira semana e parou mas fica uma semana sim outra não com fluxo baixo será q é normal pós fiquei sem menstruar muito tempo?
    ———
    pantys replied:
    Sua solicitação (108028) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email.

    jana (pantys)

    17 de jun. de 2024, 11:22 BRT oi Vanessa, muito obrigada por compartilhar com a gente sua história 🌸 irregularidades no ciclo menstrual são comuns após parar de usar anticoncepcionais, especialmente se você ficou sem menstruar por muito tempo, nosso corpo pode levar um tempo para se ajustar e voltar ao ritmo normal, mas é importante consultar seu ginecologista para garantir que está tudo bem. cuide-se! ❤️

    Sunny

    13 de jun. de 2024, 10:02 BRT


  • Claudinéia

    Tomei primosiston e estou a 13 dias será efeito do remédio?
    ———
    pantys replied:
    Sua solicitação (93257) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email.

    jana (pantys)

    10 de jun. de 2024, 15:00 BRT oi Clau, muito obrigada por compartilhar com a gente a sua história 🌹 o primosiston pode causar alterações no ciclo menstrual, incluindo sangramentos prolongados. porém 13 dias é um período longo, e é importante você procurar um ginecologista para avaliar sua situação e garantir que está tudo bem cuide-se e não hesite em buscar ajuda médica, um abraço carinhoso 🌸🥰✨

    Sunny

    9 de jun. de 2024, 10:02 BRT


  • Juliana

    Uma semana após tomar pilula do dia seguinte, a menstruação desceu por um dia e depois de uma semana mais um dia.Será normal visto que tive filho há 5 meses e ainda só amamento?
    ———
    pantys replied:
    Sua solicitação (93253) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email.

    jana (pantys)

    10 de jun. de 2024, 15:22 BRT

    oi Ju, muito obrigada por compartilhar com a gente a sua história 🌸 é possível que a pílula do dia seguinte cause alterações no seu ciclo menstrual, como sangramentos irregulares, amamentar também pode influenciar no seu ciclo. porém, para ter certeza de que está tudo bem, o melhor é procurar seu ginecologista, ele poderá avaliar sua situação de forma mais completa tá bem? 🥰

    Sunny

    9 de jun. de 2024, 10:02 BRT


deixe um comentário

os comentários precisam ser aprovados antes de postarmos, ok?

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.


best seller 🔥
🩸🩸🩸🩸🩸
calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer - pantys 7898679471725 calcinhaabsorvente calcinhamenstrual
calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer
R$ 135,00
best seller 🔥
🩸🩸🩸
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
calcinha absorvente fluxo moderado - comfy
R$ 79,00
best seller 🔥
🩸🩸🩸🩸
calcinha absorvente fluxo intenso - cozy
R$ 89,00
best seller 🔥
🩸🩸🩸🩸
calcinha absorvente para esporte - trainer - pantys calcinhaabsorvente calcinhamenstrual
trainer - fluxo intenso - pantys calcinhaabsorvente calcinhamenstrual
calcinha absorvente fluxo intenso - trainer
R$ 125,00
🩸🩸🩸🩸
calcinha absorvente fluxo intenso - linha grls hipster
R$ 120,00