chá para a menstruação descer: será que é mesmo uma boa ideia? vem descobrir

Seu fluxo atrasou e você foi procurar opções de chá para a menstruação descer? Ok, amiga, muuuitas meninas fazem isso e nem sempre é um problema. Mas, antes de ir para a cozinha preparar o chá de canela, é importante pesquisar o máximo possível sobre o assunto e conferir as contraindicações.

Tomar chá para a menstruação descer nem sempre é tão simples quanto parece. Você já sabe que o seu corpo é sua casa, seu amigo, e precisa de muito cuidado e atenção, certo? Por isso, nós, da pantys, buscamos saber se o consumo de chá nesses casos é mesmo uma boa ideia. Ficou curiosa? Então vamos juntas entender melhor tudo isso!

consumo de chá para menstruação atrasada x comprovação científica

Direto ao ponto, amiga: não há comprovações científicas de que tomar chá para menstruar seja mesmo efetivo. O que se sabe, por ora, é que o consumo de determinadas ervas em alta concentração pode provocar contrações uterinas e, possivelmente, estimular o seu fluxo menstrual.

Além disso, a ginecologista Denise Fernandes ressalta que “ao contrário do que muita gente pensa, mesmo sendo completamente natural, os chás têm efeitos medicinais e por isso mesmo não devem ser usado indiscriminadamente.”

Também é importante ter em mente que a quantidade ingerida de chá para descer a menstruação deve ser concentrada. No entanto, a comunidade científica ainda não pode apontar uma dosagem precisa por falta de estudos conclusivos sobre o assunto.

chá para a menstruação descer x suspeita de gravidez

Chá para a menstruação descer pode ser uma boa ideia quando você sabe que está tudo bem com o seu organismo ou quando não há suspeita de gravidez. Mas, se você teve relações sexuais nos últimos dias e acha que o atraso do fluxo pode estar ligado a uma possível gestação, o melhor é evitar o consumo das ervas.

A razão é exatamente a mesma que leva algumas meninas a tomarem chá para a menstruação descer: um possível aborto espontâneo. No entanto, é importante ter em mente que isso pode colocar sua saúde em risco, por isso, o melhor é evitar.

menstruação atrasada: possíveis causas além da gravidez

Além de uma gravidez, há diversas outras causas que podem resultar no atraso menstruação. Por isso, antes de procurar qual chá faz a menstruação descer mais rápido, é importante ficar atenta a todos os sintomas que o seu corpo pode estar desenvolvendo.

Problemas emocionais, como estresse e ansiedade, podem mexer (e muito!) com o seu ciclo. Isso acontece porque o cérebro é afetado por essas emoções, principalmente na região onde é produzido o folículo hormônio estimulante (FSH), fundamental para a sua ovulação.

A síndrome do ovário policístico também aparece como uma possível causa para o atraso da menstruação. Nesse caso, é super importante ficar atenta aos demais sintomas, que podem envolver ganho de peso, aparecimento de acne e queda de cabelo, por exemplo.

procurando ajuda médica

Se a sua menstruação atrasou e você desconfia de uma possível gravidez, o melhor é fazer um teste. Se não houver chances de ser uma gestação e o fluxo atrasar por meses seguidos, é importante ficar de olho nos outros sintomas e marcar uma consulta com o seu ginecologista de confiança.

Somente o médico poderá descobrir o real motivo para o atraso da sua menstruação e indicar a melhor opção de tratamento. E caso não seja detectada nenhuma razão específica, é válido bater um papo com ele sobre o melhor caminho para regular o seu ciclo e até mesmo sobre a possibilidade de tomar chá para a menstruação descer.

Caso ele autorize o consumo, o melhor é pesquisar quais são as opções de chá para a menstruação descer. Abaixo, exemplificamos dois sabores e o modo de preparo. Vem ver:

Chá de canela

A canela possui propriedades que estimulam a circulação sanguínea, os batimentos cardíacos e o aumento da pressão e a contração uterina. Por isso, é uma das opções mais comuns de chá para descer a menstruação.

Para prepará-lo, basta encher uma chaleira com água, inserir canelas em pau e levá-las ao fogo. Depois que a água alcançar o ponto de fervura, você pode servir em uma xícara ou caneca e adoçar como preferir.

Chá de boldo

Assim como o chá de canela, o chá de boldo faz a menstruação descer porque também possui propriedades que beneficiam a circulação sanguínea e, consequentemente, estimulam o fluxo menstrual.

Na hora de prepará-lo, adicione folhas de boldo em uma chaleira, complete-a com água e aguarde o ponto de fervura. Feito isso, basta coar e adoçar com açúcar ou adoçante.


conteúdo revisado pela ginecologista:

Denise Conde Fernandes, CRM 117642

instagram: @mamaeplena

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?



deixe um comentário

os comentários precisam ser aprovados antes de postarmos, ok?

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.