frete grátis acima de R$200 \o/

0

sua sacola está pelada

a dúvida que não cala: é possível engravidar menstruada?

Mulheres fortes precisam conhecer muito bem o funcionamento do corpo, e neste texto vamos juntinhas nessa jornada de autoconhecimento para esclarecer uma dúvida que pode estar tirando seu sono: se é possível engravidar menstruada.

É bem comum ouvirmos falar de casos de mulheres que engravidaram mesmo transando durante aqueles dias. Mas será que isso é um mito ou uma possibilidade? Fique tranquila, é só continuar aqui com a gente que você vai finalmente saber se é possível engravidar menstruada. Vamos lá?

O que acontece no nosso corpo na menstruação?

Antes de esclarecer tudinho sobre essa questão presente nas cabecinhas de muitas de nós, é importante dar um passo atrás para entender o que acontece com o nosso corpo durante a menstruação. Afinal, informação é poder!

Todo mês nosso corpo se prepara para uma possível fecundação; uma gravidez. Depois do período fértil, quando um dos óvulos maduros sai do ovário em direção ao útero, é formada uma espécie de parede na parte interna do útero, o endométrio. Essa camada é feita para nutrir o óvulo fecundado após a relação sexual.

Quando não transamos ou usamos algum método contraceptivo, é quando essas paredes precisam se descolar do útero e são eliminadas na menstruação. Esse processo é o que, inclusive, pode causar as famosas cólicas menstruais.

Por causa do desprendimento dessa paredinha interna do útero, o embrião (estágio após a fecundação e antes da formação de um feto), não tem um lugar para ficar. Isso porque as paredes do útero já começaram a ser eliminadas na menstruação.

Métodos contraceptivos

Agora, vamos estabelecer aqui dois cenários: no primeiro, a mulher não faz uso de nenhum método contraceptivo. Nesse caso, existe chance de engravidar? Sim, ainda que baixa. Já na segunda situação, ela usa alguns dos métodos abaixo, fator que diminui ainda mais as possibilidades de engravidar após uma transa durante a menstruação.

  • Anel vaginal;
  • Hormônios contraceptivos injetáveis;
  • Adesivos com hormônios contraceptivos;
  • Implante de progestogênio no braço;
  • DIU (de cobre, prata ou hormonal);
  • Camisinha feminina e masculina;
  • Diafragma,
  • Pílula anticoncepcional.

Engravidar menstruada é algo relativo, vem entender!

A essa altura, você já sacou que quando a pergunta é “é possível engravidar menstruada?”, a resposta depende de váaaarios fatores, né? De fato, nem sempre é algo fácil de entender. Mas, calma! Respira que a gente explica tudo direitinho abaixo.

Pelo fato de o endométrio já estar se desfazendo, não há condição para o desenvolvimento do embrião, como comentamos acima. Até aqui, tudo certinho? Ótimo! É justamente por isso que engravidar menstruada depende de alguns fatores, como o quanto você conhece o seu corpo.

Autoconhecimento é essencial para nós, que temos um universo poderoso de funções no nosso corpo. Tratando-se de evitar a gravidez, o autoconhecimento é mais importante ainda. Isso porque você deve saber diferenciar escapes de sangue durante o período fértil da real menstruação.

Por causa desse sangramento fora de hora, podemos acabar fazendo sexo desprotegido durante o período em que nosso sistema reprodutor está funcionando super a favor da fecundação — o período fértil —, resultando em uma gravidez.

Para não correr o risco dessa confusão acontecer, é preciso ficar de olho no seu ciclo menstrual. Primeiro você deve saber a duração dele (que pode variar entre 24 e 36 dias) e a duração da menstruação. O período fértil acontece aproximadamente 14 dias após o fim da menstruação.

“Além disso, é muito importante diferenciar ciclo menstrual (o primeiro dia de uma menstruação até um dia antes da próxima menstruação) do período menstrual (período que ocorre a menstruação)”, alerta a ginecologista Larissa Chrispim.

Você conhece uma mulher que engravidou menstruada?

Apesar de ser algo raro, já ouvimos por aí casos de mulheres que engravidaram ao transar menstruada. Pode até ser por causa dessas histórias urbanas que nossas mães, avós, amigas e primas contam que surgiu a dúvida se é possível engravidar menstruada ou não.

Na verdade, além de escapes de sangue durante o período fértil ser confundido com menstruação, o que pode acontecer é a sua ovulação ser antes do fim exato da menstruação. Isso é raro, mas pode ocorrer em mulheres que tem um ciclo menstrual bem curtinho, deixando a “janela da fertilidade” mais próxima do fim do sangramento.

Um ponto importantíssimo

Você sabe que estamos juntas, certo? É por isso que contar todas as possibilidades é importantíssimo pra gente, não escondemos nadinha de você. Pensando nisso, é muito bom pontuar outro fator que pode te engravidar menstruada: o tempo de sobrevivência dos espermatozóides.

Existe a baixa possibilidade de o espermatozóide sobreviver no útero por até 7 dias. E, em casos bastante comuns e mais frequentes, por 5 dias. Então, se o seu ciclo for curtinho, o seu período fértil está mais próximo, confirmando o fato de que é possível engravidar no final da menstruação.

Cuide-se sempre <3

Agora você já sabe que, embora as chances sejam pequenininhas, é possível engravidar estando menstruada. Por isso, tome alguns cuidados. É importante consultar um médico para usar o melhor método contraceptivo para o seu perfil, afinal, cada uma de nós tem necessidades e corpos únicos.

Além disso, é fundamental se proteger mesmo menstruada, OK? Além dos métodos que comentamos acima, estamos falando também da camisinha. É ela quem vai te proteger de infecções sexualmente transmissíveis.

Então, carregue sempre uma Pantys com você, analgésicos prescritos pelo seu ginecologista para cólicas e camisinhas. Sempre camisinhas! Vamos cuidar umas das outras, combinado? <3


conteúdo revisado pela ginecologista:

Dra. Larissa Chrispim. CRM: 169 225

Instagram: @dralarissachrispim

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?



cool. absorbing. obvious.