menarca: o que é? conheça os sinais da primeira menstruação!

três mulheres olhando para a câmera

A primeira menstruação — também chamada de menarca —, representa a passagem da infância para a adolescência e a vida reprodutiva. Vida reprodutiva? Sim, isso mesmo! Estamos falando de quando a menina passa a ter condições fisiológicas para ter um bebê.

Por ser uma das últimas fases da puberdade feminina, a menarca pode ser um momento confuso ao exigir que a menina lide com tantas mudanças físicas e pressões sociais. Por isso, é importante entender todos os detalhes sobre o assunto! 

Acontece assim: mensalmente, o corpo da mulher produz o que chamamos de óvulos. Quando um óvulo é fecundado por um espermatozóide, a gravidez passa a se desenvolver. Por isso o termo “vida reprodutiva”, sacou?

Assim, se a mulher não praticar relação sexual durante o período de ovulação ou se o óvulo não for fecundado por um espermatozoide durante o sexo, ocorre a descamação do endométrio. Sendo uma camada interna do útero, o endométrio é "descartado" pelo nosso corpo já que não será utilizado para abrigar o bebê. A todo esse processo damos o nome de menstruação!

Para te ajudar a viver esse período, nós da Pantys preparamos um conteúdo com os principais sinais do primeiro sangramento e dicas básicas. Dessa maneira, você consegue identificar os possíveis sintomas da menarca e não ser pega de surpresa! E aí, vamos aprender juntas? Afinal, ninguém precisa (e nem deve) passar por isso sozinha. <3

quais são os sintomas da menarca?

Os sintomas da primeira menstruação apontam apenas uma das diversas mudanças que acontecem no nosso corpo durante a adolescência. Nesse período, é normal que você sinta ansiedade e um medinho. Porém, o início do ciclo menstrual é algo natural e, por isso, não precisa causar tanta preocupação, certo?

No Brasil, a faixa etária em que se deve esperar a descida da primeira menstruação é dos 12 aos 13 anos de idade. Vale ressaltar que isto é uma média, não uma regra! Há vários fatores que podem influenciar na vinda da menarca, como histórico familiar, estilo de vida, dieta alimentar, níveis hormonais, por exemplo.

A medicina aponta para 3 sintomas principais que o seu corpo apresenta quando está se preparando para a menarca. Vamos conhecê-los?



crescimento das mamas

Um dos principais sinais da primeira menstruação é o crescimento e a maior sensibilidade nas mamas. Além disso, esse fator também significa que você está entrando na puberdade feminina, ou seja, que está virando adolescente!

Nesse caso, é normal que uma mama cresça um pouco mais rápido que a outra. Dessa maneira, durante os primeiros anos da adolescência, pode ser que a direita seja um pouco maior que a esquerda ou vice-versa e tudo bem, tá? Isso acontece com várias meninas!

Conforme os seios vão crescendo, é normal que as roupas fiquem mais justas na região do peito e passem a marcar o novo volume. Isso não significa que é hora de usar o primeiro sutiã. O principal indicativo de que o momento chegou é a sua necessidade de conforto!

O sutiã pode te ajudar a proteger os seios em desenvolvimento do contato de tecidos de blusas e vestidos que deixam a pele do busto mais sensível. Ou ainda, se for algo que te incomoda, o sutiã ajuda a evitar que a peça de roupa marque o bico dos seios. Caso você queira testar o uso, nossa dica é: invista em sutiãs feitos de algodão ou qualquer outro tecido que seja macio e leve para não atrapalhar a transpiração da pele!

corrimento

O corrimento também faz parte da menarca, você sabia? Ele pode começar alguns meses antes da primeira menstruação e sua cor é branca ou amarelada. Na verdade, ele não é um "corrimento", mas sim uma secreção normal da vagina que se encontra mais lubrificada. Já nos dias que antecedem o sangramento, pode ser que você apresente uma secreção mais notável, sabe?

Além disso, pode surgir também uma dorzinha no pé da barriga: a famosa cólica! Ela é uma das principais dores na primeira menstruação e, no início, é possível confundi-la com dor de barriga. Caso você sinta o incômodo, vale conversar com a sua mãe ou quem cuide de você. E não precisa ter vergonha, tá? Todas as mulheres mais velhas já passaram por isso. Aproveite para tirar as dúvidas com quem já viveu a experiência. ;)

desenvolvimento dos pelos

O crescimento dos pelos também é um dos sintomas antes de "virar mocinha". Eles começam a se desenvolver na região íntima e nas axilas e, a princípio, é fino e macio. Porém, com o passar do tempo, eles tendem a ficar mais grossos e a crescerem em maiores quantidades.

Além dos sintomas que acabamos de citar, a menarca também é antecedida pelo estirão de crescimento! Devido ao reajuste dos níveis hormonais do seu corpo que te preparam para a primeira menstruação, seu corpo ganhará estatura mais rapidamente. Esse crescimento deve diminuir com a menarca. Geralmente, a mulher cresce apenas 2 cm após a sua primeira menstruação. Mas, lembre-se: cada corpo é diferente e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento!

o que esperar nos primeiros ciclos?

Uma das grandes lições de quando o organismo está mudando é entender que regularidade vem com o tempo! O seu corpo estará passando por um momento de transição, portanto, você irá aprender novas coisas sobre si mesma o tempo todo.

Na menarca, os primeiros ciclos menstruais costumam ser mais irregulares. Ou seja, no começo, pode ser que o volume do seu sangramento varie bastante entre as menstruações ou que elas venham mais espaçadas do que o ciclo menstrual normal, por exemplo.

Quando se fala em período normal de menstruação, a referência é a duração de 1 mês com 3 a 8 dias de sangramento. Mas saiba que o tempo, a sua percepção e o acompanhamento ginecológico dirão exatamente qual é a normalidade do seu próprio ciclo. Tenha paciência e esteja sempre preparada com o seu tipo de absorvente favorito na mochila para casos de emergência!

O recomendado é que elas não usem pílula nos dois primeiros anos de menstruação (quando ainda não há ovulação). Cada caso deve ser avaliado por um ginecologista e cada dia mais cresce o número de garotas que dizem não às pílulas.

menstruei cedo. há motivo para culpa ou vergonha?

É claro que não, amiga! A menarca é um momento de grandes transformações e, principalmente, de diálogo com o seu próprio corpo e com pessoas de confiança que possam te ajudar a viver essa fase da vida com tranquilidade.

Se a menarca da menina acontecer antes dos 8 anos, é importante consultar o pediatra para que se investigue a vinda da primeira menstruação mais cedo do que o esperado. Esse quadro clínico é chamado de puberdade precoce e cada situação exige um tipo de cuidado.

A maioria dos casos não tem uma causa definida, por isso o tratamento pode variar desde o simples acompanhamento do desenvolvimento do corpo da menina até o uso de medicamentos que adiam a menarca precoce. A decisão é feita com base nos sintomas que seu organismo apresenta e no estudo dos possíveis efeitos que eles podem gerar no aspecto social e psicológico da menina.

Afinal, a menarca é vista em diversas culturas como o fim da infância e, a partir disso, a menina deve ser vista como mulher responsável por lidar com situações pertencentes ao mundo dos adultos. Contudo, os tabus que rodeiam essa questão podem impactar negativamente a vida da menina que está apenas iniciando um novo momento em sua vida. A menarca se trata mais de um período de transição do que ruptura!

Aos papais e mamães, vale o alerta! Quanto mais cedo vocês criarem um canal de comunicação que seja aberto e franco com suas filhas, mais fácil será para elas compartilharem suas dúvidas e medos em relação à primeira menstruação e toda a pressão social que elas podem sentir com a chegada dela. Orientações sobre virgindade, masturbação feminina, relacionamentos afetivos, depilação e higiene íntima, por exemplo, são essenciais para que as meninas se tornem mulheres mais confiantes e saudáveis!

Ah, é normal que os pais não tenham todas as respostas, ok? O ponto crucial é que juntos vocês possam buscar informações em fontes seguras e verdadeiras. Assim como mostrar às meninas que a infância e a adolescência são períodos tão importantes quanto a fase adulta, logo não precisam ser vividos às pressas!

como lidar com a primeira menstruação

Ao ter os primeiros sinais da menarca, principalmente o corrimento mais notável e a cólica, vale a pena apostar no kit de Primeira Menstruação da Pantys para sentir-se mais segura e preparada.

Dessa maneira, além de iniciar a nova etapa sem descartáveis e zelando pelo meio ambiente, também é possível sentir-se mais tranquila e confortável logo nos primeiros ciclos. Assim, é possível amenizar os efeitos da menstruação que causam dor e mal-estar e ter mais qualidade de vida.

Entre outros itens, o kit conta com uma bolsa térmica, ideal para aliviar as cólicas menstruais. Além disso, as calcinhas absorventes da linha girls — também voltadas para os primeiros fluxos — são variadas e capazes de agradar a diferentes gostos.

Elas são super absorventes, impermeáveis, possuem secagem rápida e ajudam a eliminar as bactérias e os fungos causadores das infecções e do mau cheiro. A numeração vai do 10 ao 16 e dura uma média de 50 lavagens. Ah! O melhor é ter de três a quatro calcinhas absorventes para iniciar a vida menstrual sem problemas e livre dos descartáveis, certo?



Viu? Passar pelos sintomas da primeira menstruação não precisa ser complicado. Converse com mulheres mais experientes. Durante esse período (recheado de descobertas), é importante procurar por informações e referências. E claro que você também pode contar com a Pantys! 

O nosso post "Afinal, você sabe por onde sai a menstruação?" é um ótimo conteúdo para você ficar por dentro do assunto! Clique aqui e fique à vontade para ler!

Nos vemos por lá, amore <3


deixe um comentário

os comentários precisam ser aprovados antes de postarmos, ok?

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.


calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer - pantys 7898679471725 calcinhaabsorvente calcinhamenstrual
azul e rosa preto azul e preto
calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer
1896 avaliações
R$ 135,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
preto
calcinha absorvente pantys & sempre livre - básica
2351 avaliações
R$ 79,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
rosa preto
calcinha absorvente fluxo leve - tanga
gotas
725 avaliações
R$ 105,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
preto e rosa rosa
calcinha absorvente fluxo moderado - comfy
267 avaliações
R$ 79,00