sangue preto na menstruação é normal? confira com a pantys

1 comentário

A menstruação é cheia de variações, né? Seja na quantidade, duração, período em que ela acontece e até mesmo a cor pode mudar de um ciclo para o outro ou dentro de um mesmo. Essas mudanças podem ou não acender um sinal de alerta na gente, principalmente quando aparece um sangue preto na menstruação.

Pera aí, ele não tinha que ser vermelinho, não? Calma, a gente veio aqui falar especificamente sobre quando surge o temido sangue preto na menstruação. Pode relaxar, provavelmente não é nada para se preocupar! Chega mais para a gente conversar direitinho sobre esse assunto e esclarecer as suas possíveis causas. Vamos lá?

o que é sangue preto na menstruação?

Olha, geralmente, nada passa de uma reação química que acontece de forma natural. O sangue vermelho passa por um processo de reação ao entrar em contato com o oxigênio, gerando colorações mais escuras como preto e até marrom ou vermelho escuro.

é normal a cor do sangue ser escuro?

Olha, pode acontecer, amores. A variação na coloração da menstruação acontece por vários motivos, mas relaxa, muitas vezes é só um processo natural do nosso corpo. Mas atenção: é preciso estar atenta à quantidade que esse sangue escuro chega, hein?

O comum é que não seja muito e em momentos como lá no início da menstruação ou até nos últimos dias, com um aspecto que lembra borra de café.

quais são os motivos de o sangue ficar preto?

Amores, os motivos para ter sangue preto na menstruação podem ser vários, para falar a verdade. O mais comum é que seja um sangue que oxidou por ter ficado mais tempo dentro do útero até ser expulso — seja nos dias iniciais ou finais do período menstrual.

Mas é importante entender que outros acontecimentos que ocorrem com o nosso corpo também podem estar ligados a um sangue mais escuro. Vamos agora entender melhor 6 possíveis causas de um sangue preto na menstruação:

1. mudanças emocionais

É, não tem jeito, o nosso emocional pode afetar tudo, né? Afinal, a mente e o corpo não funcionam separadamente. Por conta disso, qualquer problema pode acabar causando alguma desregulação em algum órgão, como no útero. Assim, meus amores, o sangue preto na menstruação pode estar atrelado a uma rotina muito estressante ou até mesmo a quadros de depressão.

Toda essa carga no corpo pode causar o afinamento da parede uterina. Sabe o que isso tem como consequência? Um atraso no momento de sua descamação para que seja liberada durante a menstruação. Por conta desse fato, ela pode ficar mais escura.

2. mudanças hormonais

Os hormônios também podem ser os culpados de um sangue preto na menstruação, podendo ocorrer por causas naturais ou até induzidas. Como causas naturais a gente tem a famosa menopausa, quando nossos hormônios têm uma queda, sabe?

Se você ainda não está na idade para que a menopausa ocorra, é importante ficar atenta se não está passando por uma menopausa prematura ou até se a sua tireoide está funcionando direitinho. No caso de uma dessas suspeitas, não deixe de dar uma passadinha no seu médico de confiança para fazer um check up nos hormônios, hein?

Outro motivo hormonal pode ser o efeito da pílula anticoncepcional. Se você começou a tomá-la ou até mesmo fez alguma troca de medicação, o resultado pode estar aparecendo no sangue preto, que não é nada mais do que o corpo se ajustando a ele. Pode ficar tranquila!

3. ISTs

As Infecções Sexualmente Transmissíveis também trazem vários sinais para o nosso corpo, sendo a alteração da coloração da nossa menstruação um deles, meus amores.

Aquelas que mais causam isso são infecções bacterianas — gonorreia e clamídia são as mais comuns. Essa bandeira vermelha pode ser levantada quando o sangue preto vem acompanhado de um cheiro desagradável, dores no abdômen e até febre.

4. endometriose

A endometriose é uma doença que causa muita dor em quem tem útero, afinal, ela é caracterizada pelo crescimento errado de um tecido chamado endométrio fora do órgão. A menstruação preta junto de cólicas muito fortes é um sinal — acontecendo durante e fora do ciclo.

Por isso, muita atenção, meus amores, principalmente se o sangramento persiste por mais de 7 dias.

5. gestação

O sangramento preto também pode aparecer nos primeiros dias de uma gestação, lá no momento em que o embrião se fixa na parede uterina. Aqui, ele se confunde com a menstruação, ainda, pode ser mais marrom, vermelho escuro ou rosinha claro.

6. pós-parto

A gravidez é uma loucura de hormônios e mudanças de tamanho do útero. Aí, na hora de tudo voltar ao normal, há um período considerável de sangramento, né? E é bem nesse momento que a colocação também pode ficar mais escurecida, afinal, há camadas uterinas que podem estar oxidadas na hora de expulsar pelo corpo.

Mas relaxe, após cerca de 45 dias, tudo começa a se normalizar. Até lá, confira nossa dica de melhores calcinhas pós-parto para deixar esse momento mais confortável!

é preciso ir ao médico por conta do sangue preto?

Amores, não é preciso criar nenhum pânico, viu, pois como vimos, há diversas causas naturais e comuns para que o sangue tenha uma coloração escura. É claro que se o sangue preto vier acompanhado de alguns destes sintomas, a nossa dica buscar entender se há alguma causa para tratar, como:

  • Sangramentos que duram mais de uma semana;

  • Muitas dores na região do abdômen e íntima;

  • Febres altas;

  • Sensações de mal-estar como tonturas.

mais tranquilas?

Amores, mais uma vez, vimos como o autoconhecimento pode ajudar a entendermos alguns comportamentos do nosso corpo. Por isso, se ouvir e se perceber deve ser algo da nossa rotina para entendermos quando algo, de verdade, não está funcionando como deveria.

Outro acontecimento que causa dúvida em muita gente é o corrimento branco. Vem cá conferir o conteúdo que fizemos especialmente sobre esse assunto para que você consiga entender melhor o que se passa no seu corpinho. Te esperamos lá! <3


1 comentário


  • Graciete Erasmo

    O corrimento do meu sangue preto dura mais de um mês
    ———
    pantys replied:
    Sua solicitação (53071) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email.

    jana (pantys)

    4 de jun. de 2024, 16:03 BRT obrigada por compartilhar com a gente 🌸 nesse caso recomendamos que procure um profissional da saúde para um melhor diagnostico e tratamento tá bem?

    Sunny

    29 de mai. de 2024, 10:03 BRT


deixe um comentário

os comentários precisam ser aprovados antes de postarmos, ok?

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.