a menstruação como você nunca viu


A menstruação está com a gente desde a adolescência até a meia-idade, não é mesmo? E, é claro, muitas são as dúvidas que surgem durante esse período, especialmente quando há cólicas e outras ocorrências decorrentes desse fenômeno biológico.

Sendo assim, nada melhor do que tentar compreender como funciona o nosso próprio corpo, de onde vem a menstruação e como melhor lidar com ela ao longo da vida. 

Pensando nisso, a gente preparou para você um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Não deixe de conferir o conteúdo e descobrir dicas valiosas para aumentar o seu conforto e melhorar a qualidade de vida. Vamos lá, amores?

1. o que é menstruação?

Menstruação é um processo natural que ocorre no órgão reprodutivo feminino — ou seja, no nosso útero — de forma cíclica. E sabe o que acontece nesse processo? Um sangramento por conta da descamação da parede interna do útero. Em ciclo regulares, isso ocorre mensalmente da adolescência à meia-idade.

A primeira menstruação é conhecida como menarca e costuma aparecer aos 12 ou 13 anos. Já a menopausa marca o fim da vida reprodutiva da mulher, por volta dos 50 anos. 

2. por que menstruamos?

Mas, afinal, por que menstruamos? Isso acontece porque, todo mês, o corpo se prepara para uma possível gravidez, liberando um óvulo que está apto a ser fecundado pelo ovário. Quando ele não é fecundado, todo o preparo do útero para receber o óvulo fecundado é eliminado durante a menstruação.

3. de onde vem o sangue da menstruação?

O sangue da menstruação aparece quando a parede interna do útero, conhecida como endométrio, se solta para ser eliminada quando não há fecundação do óvulo durante um clico. [1]

A perda de sangue durante o período menstrual ocorre devido a estímulos hormonais, especialmente estrogênio e progesterona. [2]

4. o que pode atrasar a menstruação?

Sabendo de onde vem o sangue da menstruação, pode-se dizer que ela indica a não fecundação do óvulo, ou seja, uma não gravidez. Mas, não se preocupe, a menstruação atrasada não aponta somente a gravidez, ok?

Muitas vezes, o atraso decorre de pequenas mudanças na sua rotina, como na alimentação, na carga de estresse ou no excesso de esforço físico, o que pode interferir na ovulação, demorando mais tempo para a sua ocorrência e, consequentemente, "atrasando" a menstruação, que acontece 14 dias depois da ovulação.

5. por quanto tempo menstruamos?

O tempo de sangramento varia entre 3 e 8 dias, conforme apontam especialistas [3]. Para muitas pessoas, especialmente aquelas que percebem uma menstruação que vai e volta, essa informação pode preocupar. 

Mas, calma, amores! Como visto, os hábitos podem mudar as condições de cada corpo. Por isso, é sempre recomendado procurar um ginecologista em caso de sangramento prolongado.

6. como aliviar a cólica na menstruação?

Para entender o que é cólica, precisamos explicar primeiro o que acontece com o seu útero na menstruação, não é verdade? A cólica é um sintoma que indica que o corpo, por meio de contrações involuntárias, está expelindo o endométrio e fazendo a menstruação descer. Para aliviar o desconforto, algumas dicas podem ser úteis:

  • Fazer compressa quente;

  • Fazer exercícios físicos moderados;

  • Evitar alimentos com açúcar e cafeína;

  • Tomar chás com efeito anti-inflamatório e relaxante.

7. pode ter cólica sem menstruação?

Sim! Há vezes que também sentimos cólica durante o período de ovulação, ou seja, quando um óvulo é liberado pelo o seu corpo para ser fecundado por um espermatozoide. Mas atenção: ela dura menos tempo do que uma cólica menstrual. Portanto, caso a sensação seja persistente durante todo o seu ciclo, procura ajuda médica.

8. quais as cores de menstruação?

Uma das alterações na menstruação que costumam gerar dúvidas em algumas pessoas é a cor da menstruação. Assim como a cor pode ser apenas um indicador de estresse, também pode indicar infecções sexualmente transmissíveis ou outras, como endometriose. 

Um tom vermelho vivo pode indicar um fluxo intenso de sangue, já o escuro ou marrom, anuncia o início ou fim da menstruação. A cor laranja pode indicar alguma infecção, assim como o cinza. Por isso, observe a sua menstruação para se cuidar, combinado?

9. o que fazer para a menstruação descer?

A menstruação pode ser adiada por diversos motivos, não é mesmo, amores? Por essa razão, uma das dúvidas comuns, especialmente entre aqueles que se queixam de cólica sem menstruação, é como provocar o fluxo de sangue.

Uma das possibilidades é utilizar chá para menstruação descer, que promove contrações uterinas e estimula a menstruação. Mas, cuidado! É importante respeitar o seu ciclo e tomar precauções com o efeito medicinal. Evite o seu uso diante da suspeita de gravidez, já que pode colocar a saúde e a vida em risco.

10. a alimentação influencia na menstruação?

E, como você já deve saber, a resposta é: SIM! É por meio da alimentação que o nosso corpo obtém todos os nutrientes necessários para desempenhar funções vitais, dentre elas, a reprodução. Sendo assim, os seus hábitos alimentares dizem muito da sua menstruação.

Por exemplo, dietas muito restritivas podem indicar para o corpo que há dificuldade em conseguir nutrientes e energia. Isso faz com que a menstruação e outras funções consideradas menos vitais sejam paralisadas.

Da mesma forma, o consumo de alimentos industrializados, frituras e açúcares em excesso podem acentuar as cólicas e o desconforto durante a menstruação. Procure manter consumo de alimentos saudáveis e de água em boa quantidade para redução de TPM, inchaço por retenção de líquido. 

11. o que fazer quando menstrua pela primeira vez?

Quando a gente menstrua pela primeira vez, aquele mar de incertezas pode surgir. Mas, relaxa, amiga, isso é um processo natural do seu corpo! O legal é contar para alguém responsável que vai te auxiliar a escolher o tipo de absorvente que quer começar a usar e te dar aquelas dicas para lidar com isso.

Ah, e não esqueça de marcar uma consulta com um ginecologista para ficar ainda mais por dentro do assunto!

Acesse: ideias de presente para celebrar a primeira menstruação

12. posso tomar banho de banheira quando estiver menstruada?

Claro! Você pode fazer o que quiser quando estiver menstruada, desde entrar na banheira a ir à praia! Quando entramos na água, a pressão faz com que o fluxo não desça como ocorre normalmente quando não estamos nesse ambiente. Ainda, a água quente ajuda nas dores causadas pela cólica, já que ela relaxa a musculatura.

13. quantos mls de sangue o corpo libera em um ciclo menstrual?

Isso vai depender, mas a média é de 5 a 80 mls de sangue por ciclo. Os fluxos mais intensos podem expelir uma quantidade até maior do que 80 mls.

Caso observe que a sua menstruação passa muito dos números indicados aqui, não exite em abordar isso com o seu ginecologista, para ter certeza que tudo está ocorrendo bem no seu organismo.

14. quando a menstruação acaba para sempre?

A menstruação acaba na menopausa da mulher por volta dos 50 anos, variando de organismo para organismo. Alguns sintomas permanecem após essa fase, como ondas de calor, suores, diminuição de libido, que é chamada de climatério, durando dos 40 aos 65 anos.

15. posso escolher parar de menstruar?

Sim, meus amores! Ninguém é obrigada a menstruar se esse for o desejo. Por isso, há alguns métodos para quem deseja parar de menstruar, como com o uso de contraceptivo oral contínuo ou injetável, DIU de levonorgestrel e implantes.

Cada um deles possuem prós e contras, já que podem alterar bastante o funcionamento do seu corpo e até ter efeitos colaterais em alguns casos. Converse com um ginecologista de confiança para saber qual é a melhor opção para você evá testando até encontrar a opção que mais se sentir confortável e segura!

autoconhecimento é a chave para melhores escolhas

Apesar das dúvidas que cercam a menstruação, vale destacar a importância de entender o que acontece com o próprio corpo. Desse modo, é possível olhar com cuidado para alterações, desconfortos e irregularidades que podem interferir na sua qualidade de vida.

Afinal, é um ciclo que dura boa parte da vida. Para conviver melhor com ele, o ideal é entendê-lo o máximo que conseguir para lidar com todas as particularidades de forma mais serena e em equilíbrio — o que pode ser desafiador em alguns momentos da vida.

Nossas dicas com certeza vão te ajudar muito a entender as necessidades do seu sistema reprodutivo e a cuidar dele como ele merece. Fora que que cada corpo tem as suas particularidades, por isso, cuidar da saúde íntima feminina cabe a nós todas. Que tal se informar mais sobre o assunto? Confira nosso post, até lá!

Referências:

[1] RAMOS, S. dos P. O que é? Gineco. com, [2023]. Disponível em: https://www.gineco.com.br/saude-feminina/menstruacao/o-que-e. Acesso em 7 fev. 2023.

[2] NÍVEIS hormonais e ciclo menstrual. UFRGS, [2023]. Disponível em: https://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/midias_digitais_II/modulo_II/fisiologia2.htm. Acesso em: 7 fev. 2023.

[3] CONTE, J. Fluxo menstrual: qual a quantidade normal? Uol, [2023] Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/mulher-2/fluxo-menstrual-qual-a-quantidade-normal/. Acesse em: 7 fev. 2023.


deixe um comentário

os comentários precisam ser aprovados antes de postarmos, ok?

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.


calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer - pantys 7898679471725 calcinhaabsorvente calcinhamenstrual
azul e rosa preto azul e preto
calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer
1897 avaliações
R$ 135,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
preto
calcinha absorvente pantys & sempre livre - básica
2352 avaliações
R$ 79,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
rosa preto
calcinha absorvente fluxo leve - tanga
gotas
725 avaliações
R$ 105,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
preto e rosa rosa
calcinha absorvente fluxo moderado - comfy
269 avaliações
R$ 79,00