Como saber se a menstruação vai descer: 6 sintomas | Pantys

como saber se a menstruação vai descer? confira 6 sintomas

Será que tem como saber se a menstruação vai descer? Já adiantamos a resposta, amiga: dá para saber, sim! O nosso corpo é nosso amigo e ele dá alguns sinais que indicam que o fluxo vem muito em breve!

Porém, você sabe que cada corpo é único, né? Por isso, os sintomas pré-menstruais podem variar de mulher para mulher. Ou seja, é possível que a TPM da sua amiga seja marcada pelo estresse e pelas dores de cabeça, por exemplo.

Já você pode ficar com os seios inchados ou ter enjoo pré-menstrual. Além disso, a intensidade dos sintomas também podem mudar, seja de mulher para mulher ou de mês para mês. Ah, e vale ressaltar que eles podem se manifestar até 10 dias antes do seu fluxo começar de fato e terminar no finalzinho do fluxo ;)

Para te ajudar a conhecer melhor seu organismo, explicamos os sinais pré-menstruais mais comuns. Assim, você tem como saber se a menstruação vai descer ou não, fator que pode te deixar mais segura e prevenida, para evitar surpresas não muuuuito legais... Vamos conferir juntinhas? <3

1 - dor de cabeça

A dor de cabeça pré-menstrual é uma consequência do excesso de estrogênio na fase luteínica, ou seja, na segunda etapa do ciclo, depois da ovulação.

No entanto, é muuuito válido ressaltar que a cefaleia não é somente um sintoma pré-menstrual, tá? Ela pode estar ligada a diversas outras complicações médicas. Por isso, caso essa dor apareça de forma intensa e constante, o melhor é procurar um profissional para saber se está tudo bem, combinado?

2 - mudança repentina de humor

O estresse e a tristeza são um dos sinais mais comuns da TPM. Isso acontece porque a queda do estrogênio afeta a produção de serotonina e endorfina, os hormônios ligados ao bem-estar.

Se essa repentina mudança de humor é um dos sintomas que mais te afetam, a prática esportiva regular pode te ajudar. E não precisa passar horas na academia não, tá? Uma caminhada de 20 minutinhos em alguns dias da semana já podem ser o suficiente para aumentar os níveis de serotonina e aliviar os sintomas.

3 - inchaço nos seios e retenção de líquido

Ficar de olho nas mudanças do corpo é uma das maneiras de como saber se a menstruação vai descer. Os seios, por exemplo, podem aumentar de tamanho durante os dias que antecedem o fluxo.

Essa mudança acontece porque ocorre um aumento da retenção de líquidos, causada pelo pico da progesterona, que faz com que as células do tecido da mama acumulem mais água.

Dessa maneira, eles podem ficar um pouquinho maiores, mais sensíveis e doloridos. A boa notícia é que, ao iniciar a menstruação , a progesterona cai e os inchaços tendem a desaparecer.

Em algumas mulheres, a retenção de líquido pode ser mais generalizada e alcançar outras partes do corpo, causando inchaço na barriga e nos tornozelos. Se a retenção é um dos seus sintomas, tenha em mente que é importante beber bastante água, evitar o consumo de sal, apostar nos alimentos que possuem potássio e praticar um pouquinho de exercícios físicos.

4 - aparecimento de espinhas

Observar a pele também pode ser uma das maneiras de como saber se a menstruação vai descer, já que o surgimento de espinhas é mais um dos sintomas de TPM. E tem um porquê.

Depois da ovulação, o nível de progesterona começa a subir, fator que provoca o aumento da produção de sebo, realizada pelas glândulas sebáceas. Esse acréscimo de sebo e de células mortas obstruem os poros e acaba causando cravos e espinhas.

Embora a acne seja mais comum no rosto, ela também pode aparecer no peito e nas costas, que são regiões naturalmente mais oleosas. Ah, além da pele, o couro cabeludo e os fios também podem ficar um pouco mais oleosos que o normal.

5 - cólica e seus efeitos colaterais

A dor no pé da barriga é um dos sintomas mais claros da menstruação e, geralmente, costuma aparecer com mais intensidade algumas horas antes do fluxo descer. Causada pela liberação da prostaglandina, a cólica nada mais é do que uma contração no útero para liberar o endométrio, que é a camada de sangue que forra o útero.

Quando se manifesta de forma intensa, a cólica pode gerar alguns efeitos colaterais, como a dor na lombar, o enjoo e até mesmo uma leve diarreia. Mas, se a sua cólica é daquelas insuportáveis, que te deixam de cama todo mês, aí é fundamental marcar uma consulta com seu ginecologista, tá?

6 - mudança na cor da secreção natural

Tem como saber se a menstruação vai descer pelo corrimento? Tem, sim! Mas, nesse caso, é importante explicar que, durante o mês todo, o corpo libera uma secreção vaginal clarinha e sem cheiro, sobretudo no período fértil.

No entanto, quando essa secreção vem mais escura, parecendo uma borra de café, aí pode correr e pegar sua calcinha pantys, amiga! A sua menstruação vem aí. Ah, por fim, vale dizer que esse sangue marrom também pode surgir no finalzinho do fluxo, tá?


conteúdo revisado pela ginecologista:

Dra. Mirian Marcotti, CRM: 76421

instagram: @clin_climed

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?



cool. absorbing. obvious.