Diarreia durante a mesntruação é normal? a gente explica | Pantys

diarreia durante a menstruação: isso é normal?

Já percebeu que quando o assunto é menstruação e funcionamento do nosso corpo a gente sempre questiona se certas coisas não normais ou não? Isso acontece porque, por muito tempo, as mulheres não conversavam abertamente sobre determinados assuntos, como a diarreia durante a menstruação, por exemplo.

E, bom, alguns tópicos são ainda mais delicados, afinal, ninguém gosta de falar quando está com diarreia e muito menos se isso acontece todo santo mês, né? A gente entende! Mas aqui, na pantys, também acreditamos que é importante abrir esse espaço de diálogo. Então, vamos juntinhas entender mais sobre o funcionamento do nosso corpinho? <3

então, é normal ter diarreia durante a menstruação?

Siim, é normal ter diarreia durante a menstruação e acontece com muitas de nós! Como sabemos, somos seres cíclicos, nossos hormônios mudam ao longo do mês e nosso corpo se prepara para gerar um novo ser. E, claro, diversas alterações acontecem no organismo durante esse processo.

Por isso, pode perguntar sem medo para suas amigas mais próximas porque provavelmente alguma delas também passa por isso. Agora, vamos entender o que ocasiona a diarreia durante a menstruação?

por que temos diarreia quando menstruamos?

Quando falamos sobre a diarreia no período menstrual, ainda não existe uma tese absoluta que explique porque isso acontece, mas a ciência tem uma explicação, sim! Primeiro, vamos combinar uma coisa: não é a menstruação que causa diarreia, certo?

A principal hipótese que explica o motivo da diarreia durante a menstruação está relacionada com a prostaglandina. Essa substância é responsável por provocar as contrações no útero, que ajudam a liberar o nosso endométrio descamado quando menstruamos. Ou seja, ela é bem importante pra nossa saúde <3

Entretanto, a prostaglandina também pode atuar no intestino. E, uma vez lá, ela promove o aumento do funcionamento do intestino, aumentando o número de evacuações ao longo do dia e diminuindo a consistência das fezes. Faz sentido, não faz?

é possível evitar a diarreia?

Se você tem diarreia durante a menstruação esse questionamento com certeza já passou pela sua mente, né? Até porque, sabemos que não é a situação mais agradável do mundo. No entanto, quando falamos em evitar a diarreia nesse período, as ações são um pouco limitadas.

Isso porque faz parte daquele momento do ciclo; é algo natural. Mas se for algo que te incomoda muito e afeta a sua qualidade de vida, vale a pena ter aquela conversa sincera com o seu médico.

Algumas mudanças na alimentação podem amenizar a diarreia, como evitar comidas picantes e diminuir o nível de cafeína. Porém, lembre-se de conversar com o seu gineco e, quem sabe, com um nutricionista, para encontrar uma solução personalizada para você <3

outras causas para a diarreia nesse período

Autoconhecimento é tudo, né? E, nesse momento, ele é ainda mais importante! A diarreia durante a menstruação é algo natural para muitas mulheres, mas vale ficar atenta a alguns sinais, porque podem existir outras causas de diarreia.

Por exemplo, muitas mulheres questionam se diarreia durante a menstruação pode ser endometriose e essa pergunta é muito válida. Isso porque a diarreia aliada à cólica e a dores na região pélvica, pode, sim, ser um sinal de endometriose. Portanto, fique de olho em todos os sintomas do seu período menstrual e conte para a sua médica.

Além disso, também existem pessoas que sofrem com a Síndrome do Intestino Irritável (SII). A principal característica dessa síndrome são os períodos de prisão de ventre, alternados com períodos de diarreia — sobretudo em períodos de forte estresse emocional. Ou seja, talvez a sua diarreia tenha relação com a síndrome e não com a menstruação.

Então, vamos exercitar o autoconhecimento e manter a atenção voltada para os sinais que o nosso corpo dá. Assim, se você perceber que a sua diarreia pode ter outras causas, não deixe de conversar com um profissional para investigar tudo direitinho, combinado?

autocuidado é tuudo <3

Autocuidado pode significar muitas coisas e uma delas é ter tempo para cuidar de si mesma. Por isso, invista no seu autoconhecimento sem arrependimentos! Afinal, só saem bons frutos dessa jornada. Seguimos juntinhas desvendando o funcionamento do organismo feminino, que é tãão cheio de particularidades e, por isso, é todo especial!


conteúdo revisado pela ginecologista:

Dra. Daniele Miguel. CRM: 5299115-5

instagram: @dradanimiguel

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?



cool. absorbing. obvious.