Tipos de Corrimento: Entenda o que as Cores Indicam!

tipos de corrimento: saiba diferenciá-los durante o seu ciclo menstrual!

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é corrimento vaginal, e não é para menos! O assunto ainda é pouco abordado em conversas comuns e, na maioria das vezes, nossas respostas sobre o assunto são discutidas somente em um consultório médico.

Esse é um fator que evidencia o motivo da preocupação de algumas mulheres no momento em que se deparam com o corrimento, que na maioria das vezes é normal. Mas nós, da Pantys, estamos aqui para desconstruir tabus e abordar temáticas importantes, não é mesmo?

Nosso desejo é conhecer e trazer conhecimento sólido para você, lindeza. Afinal, o universo íntimo é um grande espaço a ser explorado e, principalmente, desmistificado. Por isso, hoje você vai ficar por dentro dos tipos de corrimento, para saber diferenciar algo natural de quadros clínicos de risco.

Gostou, né? Então continue a leitura para entendermos juntinhas o que significa as cores que envolvem todo o ciclo menstrual. Vamos lá:

quais são os tipos de corrimento que podem aparecer?

Em grande parte dos casos, o corrimento acontece de forma natural devido as fases do ciclo menstrual. Ele é marcado pelo aparecimento de secreção vaginal, que muitas vezes deixam as mulheres em alerta. Entretanto, quando é patológico, acompanha uma série de sintomas como: ardência vulvovaginal, tonalidades alarmantes e forte odor (1).

Então, nada melhor do que se manter informada para saber diferenciar os tipos de corrimentos e saber quando há a necessidade de procurar um médico, certo? Então, chuchu, confira logo abaixo as diferenças entre as tonalidades do muco vaginal:

1. corrimento branco

O corrimento branco pode ser um aviso de que algo não vai bem, ainda mais quando sua consistência é pastosa. Esse tipo de muco é decorrente de infecções, como a candidíase. Nesse caso é necessário estar de olho em outros sintomas que podem aparecer em conjunto, tal qual coceira e vermelhidão na região da vagina.

É importante dar uma atenção especial a esse tipo de corrimento, porque é muito mais fácil tratar a condição quando está no início. Então, procure um médico, viu? Não fique esperando que o problema desapareça sozinho. Sua especialista vai conseguir te ajudar no processo de melhora ao indicar o melhor tratamento.

Em geral, ele é realizado com medicamentos antifúngicos – em comprimido ou pomada. A ginecologista analisará qual é a melhor opção para o seu quadro, que pode nem ser nada demais. Já sabe, né? Nada de ficar procrastinando sua ida ao médico.

2. corrimento marrom

Esse é um dos casos em que a preocupação deve ser colocada de lado, pelo menos durante 5 dias. O corrimento marrom surge um pouco antes ou depois da menstruação e não significa nada grave, na maioria das vezes. Ele acontece quando a mucosa uterina não consegue eliminar toda secreção no período menstrual.

Assim, o que sobrou da menstruação são expelidos em tonalidades amarronzadas. A duração do corrimento varia de organismo para organismo, mas em média duram apenas de 3 a 5 dias. Quando esse intervalo se estende por mais tempo é preciso acionar o alarme de atenção, pois pode anunciar alguma disfunção.

Analise se você está se sentindo bem, sem dores, febre e outras sensações desagradáveis. Se estiver tudo de acordo, não há com o que se preocupar. Do contrário, contatar o médico é essencial para averiguar o quadro clínico por completo.

3. corrimento amarelo

Esse tipo de corrimento pode levantar suspeitas de infecções vaginais, assim como quando a coloração do mudo é branco. Porém, as causas, características e tratamentos são totalmente diferentes das citadas um pouco acima. Inclusive, as inflamações são outras: Tricomoníase, Clamídia e Vulvovaginite.

Os sintomas que acompanham a patologia também são outros, que vão desde a sensação de dor durante o ato sexual até desconfortos no momento de urinar. Mas fique calma, tá bom? Não é algo complexo de ser tratado, ainda mais se descoberto no início.

O tratamento também é realizado à base de remédios, mas dessa vez antimicrobianos. O profissional da área ginecológica que te acompanha irá receitar a melhor e mais eficaz alternativa após realizar o exame pélvico e avaliação laboratorial do corrimento vaginal (2), por isso a consulta é fundamental nesses casos.

4. corrimento rosado

O corrimento na cor rosa não deve ser alarmante, especialmente quando não há mau odor e dores abdominais. O aspecto rosado desse tipo de secreção vaginal é decorrente do ciclo menstrual, alterações hormonais e nidação – indica o começo de uma gestação, quando o óvulo é fecundado.

Normalmente acontece depois do terceiro dia da relação sexual que promoveu a gestação. O uso de anticoncepcional, especialmente em mulheres que estão no início da ingestão, também pode ocasionar o corrimento rosado.

Viu só? Não há motivos para alarde se você mantém uma boa rotina de higiene íntima e não apresenta dores. O ideal é que o muco para de ser expelido depois de 5 dias. Portanto, espere esse tempo ou, se preferir, deixe sua médica ciente do que está acontecendo por meio de canais de comunicação.

5. corrimento com sangue

Esse é um dos tipos de corrimento que merecem atenção especial, em especial quando acompanham outros sintomas indesejáveis. Isso porque pode não ser nada, mas também é necessário descartar hipóteses mais graves, como o câncer vaginal, do endométrio ou do colo do útero.

Mas, amiga, fique atenta! Essa secreção vaginal pode ser confundida com o corrimento marrom, tá? O recomendado é analisar quando o episódio teve início. Se foi antes ou após a menstruação, com duração de no máximo 5 dias, não há motivos para preocupação.

Se passar dessas métricas estabelecidas, procure o seu ginecologista imediatamente. Devemos reforçar que, quanto mais cedo a raiz do problema for identificada, as chances de tratamentos com resultados positivos e favoráveis são muito maiores.

6. Corrimento como água

O corrimento transparente como água, ou incolor, é um sinal de que você está em meio a seu período fértil. Assim, se o desejo for engravidar, chegou a hora de colocar em prática, hein? Agora, se a vontade é exatamente o contrário, utilize métodos contraceptivos durante as relações sexuais.

O tempo médio desse tipo de secreção é de 4 a 6 dias e não requer qualquer tipo de atenção especial que envolva sentimentos negativos. Ah, essa também é uma forma do nosso corpo expulsar possíveis bactérias e agentes virais que possam nos fazer mal.

Afinal, o belo corpicho que temos é muuuuito inteligente, bebê! ;)

é normal a mulher ter secreção vaginal?

Como dissemos ao longo do texto, existem casos em que a secreção vaginal é completamente normal, enquanto alguns precisam de uma atenção especial. Alterações hormonais até mesmo uma possível gestação podem causar o surgimento de fluido cervical – nome científico do corrimento.

Quando sofremos algum trauma, por exemplo, nosso organismo reage de diferentes formas. E esse pode ser um dos motivos que levam ao aparecimento de vários tipos de muco vaginal. Dessa forma, é necessário analisar até que momento é normal ou não.

Atentar-se ao tempo de duração e sintomas que acompanham – ou não – o corrimento é uma maneira prática de entender se o seu corpo está pedindo ajuda ou apenas passando por um estágio natural. Se desejar saber mais a fundo como tratar essa condição e evitar o corrimento, é só chegar mais e ler o post que elaboramos para que você tenha um conhecimento completo sobre o assunto, lindeza <3

a produção de muco durante a gestação significa algum risco?

Como dito anteriormente, a secreção vaginal na tonalidade rosa é um indício de gravidez, portanto é normal que aconteça durante o início da gestação. Já outros tipos de corrimento devem ser analisados por um profissional da área da saúde, especialmente o ginecologista obstetra.

Estudos reforçam que o muco patológico é acompanhado de alguns sintomas. Porém, nem sempre quer dizer que realmente há algo de errado, já que o aumento da secreção vaginal nessa fase pode ser decorrente da maior transudação e produção de muco cervical, típicos da gravidez (1).

Nós somos diferentes, cada organismo do seu jeitinho. Por isso que as reações variam de mulher para mulher e devem ser analisadas de acordo com suas sensibilidades, quadro clínico e idade. Até mesmo a menopausa pode ser uma das causas do corrimento, sabia?

Buscar auxílio médico é fundamental quando há o aparecimento anormal do corrimento e, até mesmo, quando você está em dúvida do que fazer. Não queremos sua preocupação, então é melhor consultar um especialista e sacudir as dúvidas logo de uma vez, não é mesmo?

Estamos aqui para te ajudar, miguita! A qualquer hora você pode nos contatar em nossos canais de comunicação. Estamos juntas nessa, para conhecer nosso corpo, entender como ele funciona e nos manter tranquila quanto à nossa saúde.

Que tal ficar por dentro e também esclarecer suas dúvidas sobre a menstruação em uma tonalidade mais escura? Vale a pena dar uma olhada no conteúdo que preparamos, hein!

  • Referências:

1. https://www.scielo.br/j/csp/a/WZhWNVpTHL9fMv9QdjGnp7R/?format=pdf&lang=pt

2. http://www.farmaceuticos.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/18/corrimento.pdf


deixe um comentário

os comentários serão aprovados antes de serem exibidos, ok?


últimos posts

a mudança é coletiva
a mudança é coletiva

o que vem na sua mente quando você pensa em CLIMA? A crise climática tem um impacto global, mas já pode ser sentida a nível local! Precisamos nos engajar na luta socioambiental e fazer algo para mudar essa realidade.

ler mais >
você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino? | pantys
você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino?

Hoje vamos embarcar juntas no mundo dos negócios e mostrar que mesmo diante de tantas injustiças as mulheres continuaram na batalha e garantiram muitas conquistas e direitos. Ficou curiosa? Então, vem com Pantys! <3

ler mais >
como conquistar a independência financeira feminina? | pantys
como conquistar a independência financeira feminina?

Você já sonhou ou sonha em conquistar a sua independência financeira? Isso mexe com crenças e valores sobre dinheiro, trabalho, prosperidade, e por isso é muito importante discuti-lo. Vem com a gente! <3
ler mais >

cool. absorbing. obvious.

estamos adicionando
pantys na sacola...