Como lavar calcinha corretamente | Pantys

como lavar calcinha corretamente

Ela é a nossa amiga íntima que nos acompanha t-o-d-o-s os dias, mas se não for bem cuidada, pode acabar se tornando uma grande vilã. Por essas e outras, é super importante procurar maneiras de como lavar calcinha do jeito certo.

Embora não pareça, essa peça pode abrigar até 10 mil fungos e bactérias quando não é higienizada da maneira correta. Pois é, amiga, trata-se de um número exorbitante, que é um prato cheio para colocar a nossa saúde íntima em risco.

Para evitar possíveis problemas, nós te explicamos todas as dicas de como lavar calcinha, seja na máquina de lavar ou no tanque. E aí, vamos conferir juntas para manter a limpeza em dia dessa peça tão importante?

lavando calcinhas na máquina de lavar

Lavar a calcinha na máquina de lavar é, sem dúvidas, uma das opções mais práticas. No entanto, é importante tomar alguns cuidados básicos para não danificar o tecido da peça e, claro, para garantir uma limpeza total.

No mundo ideal, a maneira certa de como lavar calcinha é evitando misturá-las a outros tipos de peças. Sendo assim, reúna todas elas, coloque-as na máquina de lavar, adicione sabão neutro e sem perfume e, antes de dar o “play”, selecione a opção de “roupas delicadas”, uma função disponível em diversas máquinas de lavar. Além disso, vale também fazer o enxágue duplo para que não reste resquícios de sabão.

prefere lavar no tanque?

Higienizar as peças na mão pode ser uma das melhores maneiras de como lavar calcinha corretamente, sobretudo aquelas mais delicadas, que são feitas de renda ou possuem lacinhos, sabe? Para fazer tudo certinho, vale seguir o passo a passo abaixo:

    • Em primeiro lugar, pegue uma pequena bacia e a encha de água morna;
    • Em seguida, coloque as calcinhas na água e acrescente sabão neutro (importante para evitar alergias) . Mantenha as peças submersas por cerca de 30 minutos;
    • Depois, basta esfregá-las delicadamente e, por último, enxágue em água corrente para não deixar resíduo de sabão,
    • Depois, coloque para secaar, de preferência, no sol, que atua como bactericida e fungicida natural e contribui para uma calcinha mais livre desses microorganismos.

e no chuveiro?

O chuveiro N-Ã-O é uma das melhores maneiras de como higienizar calcinhas, amiga. Ainda que seja uma prática comum entre muitas mulheres, principalmente durante viagens, é importante ressaltar que o banheiro é repleeeeeto de germes e favorece a proliferação de fungos e bactérias.

O problema se agrava ainda mais se você costuma pendurá-las no box ou na torneira do chuveiro após a lavagem. O banheiro, por ser quente e úmido, é considerado o “paraíso” desses microrganismos que apresentam risco para a nossa saúde íntima. Sendo assim, o melhor é evitar o banheiro e optar pela máquina de lavar ou pelo tanque, combinado?

a secagem também merece atenção

Além de saber como lavar calcinha corretamente, também é importante dedicar um pouquinho de atenção e cuidado na hora de colocá-las para secar, tá? Em primeiro lugar, vale esclarecer que as secadoras não são indicadas para esse tipo de peça, já que elas costumam ser mais delicadas e, por isso, podem ser danificadas facilmente.

O melhor é sempre pendurá-las ao sol e sempre fixar prendedor em uma das laterais. Além disso, nada de guardá-las caso ainda estejam úmidas, já que esse fator também favorece a propagação de bactérias e fungos. Só leve as peças às gavetas quando eles estiverem completamente sequinhas.

E além disso, vale passar ferro no fundinho da calcinha, mas fique atenta ao tipo de tecido, já que alguns podem ser danificados por conta da alta temperatura.

e as calcinhas pantys?

Claro que não esqueceríamos de explicar como lavar calcinha da pantys! Na hora de higienizar as belezinhas tecnológicas, é válido optar pelo tanque ou pela máquina de lavar roupas.

Caso o tanque seja a sua opção, deixe as peças de molho por meia hora. Depois, é só lavar como de costume. E não tem problema em esfregar o forro e torcer a peça, tá? Só fique atenta à temperatura da água, que não deve passar de 30ºC.

Se você prefere a máquina de lavar, é importante enxaguar as peças para tirar o excesso de fluxo. Depois, coloque-as em um saquinho de lavagem, jogue na máquina e selecione a função de “roupas delicadas”. Nesse caso, você pode misturá-las com outras peças, tanto no momento da lavagem quanto na fase da centrifugação.

Na hora de pensar no produto para lavar calcinha pantys, escolha o sabão neutro, de coco ou líquido. Alvejantes e amaciantes devem ficar de fora da lista, já que eles danificam a camada impermeável e prejudicam a capacidade de absorção da calcinha.

A sua peça da pantys pode ser pendurada no varal, para secar no Sol ou na sombra. E nada de colocá-la na secadora ou usar ferro de passar roupas, hein! Essas opções não são indicadas porque podem danificar as camadas impermeáveis.

calcinhas limpinhas e saúde íntima em dia

Viu como não é nada complicado lavar calcinha de algodão, impermeável ou qualquer outra? Além de ser uma maneira de cuidar da saúde íntima, você também contribui com a durabilidade das suas peças. As belezinhas da pantys, por exemplo, duram 50 lavagens (cerca de dois anos) mantendo toda a tecnologia e a funcionalidade.


conteúdo revisado pela ginecologista:

Dra. Mariana Ramalho - CRM: 169714

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?



cool. absorbing. obvious.