Nós, mulheres, passamos por inúmeras transformações ao longo da vida. Como sempre falamos aqui, somos cíclicas e essa é uma das belezas de ser mulher. Entre as nossas tantas fases, a puberdade feminina é um momento muito marcante e recheado de novidades.
O corpo muda, o humor fica diferente e até mesmo o tom de voz passa por alterações — esses são alguns sinais da puberdade feminina. Por isso, nós da Pantys resolvemos conversar um pouco sobre esse período tão importante. Vem com a gente entender melhor o porquê de todas essas mudanças!
Mudanças, transformações e mais mudanças. Provavelmente iremos usar bastante esse termo aqui. Uma característica marcante desse período são as mudanças que acontecem no nosso corpo e marcam as fases da puberdade feminina.
Primeiro, tudo começa com o tal do estirão, quando passamos a crescer mais rapidamente e a escutar comentários como: “Nossa, ela está grande!”. Esse é, provavelmente, um dos primeiros sinais que você irá perceber, mas sem saber exatamente o que está acontecendo.
Se o seu peso aumentar ou começar a tomar proporções diferentes, como um quadril mais largo e uma cintura mais fina, saiba que isso é normal e faz parte da puberdade feminina! Claro, nem sempre percebemos o que está mudando, apenas nos sentimos diferentes e até mesmo estranhas dentro da nova estrutura. Mas relaxa, tá tudo bem <3.
Os primeiros sinais de que a puberdade chegouApesar de todas essas mudanças no corpo feminino na adolescência, tem uma que é responsável por marcar oficialmente o início da puberdade feminina — e não, não é a menstruação. Na verdade, o que caracteriza o primeiro sinal de que este momento chegou é o surgimento do broto mamário.
O desenvolvimento dos seios acontece por etapas, e a primeira delas é a elevação da papila, seguida do aparecimento do broto mamário. Os passos seguintes são caracterizados pelo aumento da mama e da aréola, depois a sua projeção saliente em relação ao contorno da mama e, por fim, a saliência da mama.
Ou seja, dependendo da fase do desenvolvimento do seio, é possível saber que já é o início da puberdade feminina. Além disso, existem todas as outras mudanças corporais que falamos, como a altura do contorno do corpo.
Outra coisa que você provavelmente irá perceber como um dos sintomas da puberdade feminina é o surgimento de pelos no corpo. Claro, nas pernas e nos braços eles já eram mais comuns, mas pode ser que, até nessas regiões, eles comecem a engrossar ou mudar a quantidade.
Entretanto, a diferença notável são os pelos pubianos e nas axilas. Afinal, de onde eles saíram mesmo? O pelo funciona como uma proteção para a pele e, ao longo do tempo, sua quantidade, espessura e comprimento irá mudar.
Outro ponto que você provavelmente vai sentir diferença é no odor. Sim, seu cheirinho vai ter novas características. Isso porque as glândulas sudoríparas também cresceram e aumentaram o seu nível de produção.
Ou seja, agora, depois de praticar esportes, talvez você sinta um odor diferente que não estava lá antes. Isso faz parte de se desenvolver é totalmente normal, viu? ;)
Tudo isso que falamos acontece por uma razão: a produção de hormônios. Eles sempre estiveram em seu organismo, mas, a partir da puberdade feminina, passam a ser produzidos em maior quantidade.
A consequência disso é o aumento da altura, o aparecimento das acnes, o aumento do útero, a presença de pelos e todos os outros sinais que falamos anteriormente. E tudo isso é normal, faz parte do amadurecimento do nosso corpo e da adolescência e puberdade.
Menarca é o nome dado para a primeira menstruação. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é ela que marca o início da puberdade. Até porque, para que os óvulos e outros órgãos femininos estejam desenvolvidos o suficiente para que esse evento aconteça, é necessário já ter passado por algumas etapas da puberdade.
Ou seja, os hormônios já estavam sendo liberados há algum tempo para que o corpo fosse se preparando para esse acontecimento. Afinal, a menstruação também marca o momento em que a mulher passa a poder gerar uma vida. Para que isso aconteça, é necessário ter uma estrutura corporal capaz de viver esse momento.
A menarca também não é o fim da puberdade, ela está mais ou menos ali no meio desse processo. Os pelos ainda estão em fase de mudança, o corpo ainda está se alterando (e vai permanecer assim por um bom tempo) e o seio ainda não chegou em sua última etapa de desenvolvimento.
Mudanças corporais e de humor, tudo ao mesmo tempo, podem assustar! Por que estou me sentindo assim hoje? Por que parece que nada está no lugar? Esses são alguns questionamentos que podem aparecer nessa fase.
Mas queremos lembrar que por mais curioso que possa ser, as transformações que temos ao longo da vida são lindas. Sabendo disso, separamos algumas dicas que podem ajudar neste processo:
para bell hooks, uma das mais importantes feministas da atualidade, sim. vem entender o papel de cada uma nesse movimento tão importante?
os banhos terapêuticos melhoram a qualidade do sono, cansaço e promovem relaxamento muscular. vem cá aprender como fazer! <3
um convite para que a gente lance mão, cada vez mais, do apoio: às nossas amigas, a causas e movimentos nos quais acreditamos e, também, a nós mesmas.