Higiene íntima feminina: como fazer | pantys

afinal, como fazer higiene íntima feminina? vamos descobrir juntas

A higiene íntima é uma questão que merece muuuuita atenção e precisa ser feita de maneira mega equilibrada. Na prática, isso quer dizer que se a não fizermos uma higiene bem certinha e adequada, (nem de menos e nem em excesso), poderemos apresentar alterações no PH vaginal e, consequentemente, pode ocorrer o surgimento de corrimentos.

Por isso, é super importante estar por dentro de todos os detalhes sobre a higiene íntima para manter uma rotina de limpeza adequada e equilibrada. Pensando nisso, selecionamos cinco dicas essenciais de cuidados com a higiene íntima feminina. Vamos conferir? Vem com a gente ;)

1 - lave a região íntima com água e sabão

Durante o banho, a higiene íntima deve ser feita com água em abundância e sabonete íntimo líquido com pH entre 4,2 e 5,9. Nesse momento, o melhor é evitar o uso de sabonetes comuns, já que eles são alcalinos, fator que pode causar irritação na pele da vagina e optar pelos sabonetes neutros, de glicerina.

Ah, também é importante dispensar as buchas, tá? A forma correta de fazer higiene íntima é usando as mãos para passar o sabão e jogar água, sempre com calma e de maneira delicada para evitar atritos na pele da vagina, já que é um pouco mais fina e sensível.

2 - não use duchas vaginais

Tenha em mente que para manter uma rotina de higiene íntima equilibrada não é preciso fazer duchas, combinado? A higienização do canal vaginal pode comprometer o crescimento dos Bacilos de Doderlein, que são responsáveis pela manutenção do pH ácido, que ajuda a evitar a proliferação de microorganismos causadores de doenças e infecções.

3 - use lenços umedecidos somente quando necessário

Quando o assunto é higiene íntima feminina, é importante falar sobre os lencinhos. Deixe para usá-los somente em banheiros públicos ou químicos como uma alternativa. Se utilizados frequentemente, eles podem causar irritação ou provocar a hipersensibilidade na pele da vigina devidos aos componentes.

4 - fique de olho na higiene após o contato íntimo

A higiene íntima após a relação sexual é imprescindível para evitar a formação de quadros de infecção, como a candidíase, por exemplo. Sendo assim, depois do contato íntimo, procure fazer xixi para “limpar” o canal da uretra. Além disso, também é válido fazer uma rápida higienização com água e um pouquinho de sabonete íntimo ;)

5 - evite o uso do protetor diário

Sabe aquela mancha clarinha que aparece na calcinha? Às vezes ela surge de maneira bem tímida, quase imperceptível, mas também pode se manifestar em maior quantidade. E sem problemas, tá? Ela nada mais é do que uma secreção natural do nosso corpo.

Para driblar essa situação, muitas meninas recorrem ao protetor íntimo diário, mas ele não deve ser usado frequentemente porque aumenta a umidade e impede a circulação de ar na região da vulva, colaborando com a proliferação de bactérias causadoras do mau cheiro e de doenças.

Caso as secreções estejam te deixando muito desconfortável, o melhor é procurar um médico, certo? E além de evitar o uso desses pequenos absorventes, evite também os tradicionais. Como alternativa, aposte nas calcinhas pantys.

você já conhece a tecnologia presente nas calcinhas da pantys?

As nossas calcinhas absorventes são super high-tech, laváveis, reutilizáveis, confortáveis, sustentáveis e, claro, super higiênicas! Ou seja, tudo de bom! Elas são feitas com um tecido impermeável, respirável e antibacteriano, que evita a proliferação de bactérias e, consequentemente, o mau odor.

Super funcionais, as calcinhas absorvem todo tipo de líquido, como a menstruação, o suor, os possíveis escapes, o corrimento e outros fluidos naturais do corpo da mulher.

Além disso, as peças também contam com um design super moderninho e lindo, e são o resultado da soma da beleza, do conforto, da funcionalidade e da sustentabilidade! Assim, fica mais fácil se tornar amiga do seu fluxo e do meio ambiente ;)


conteúdo revisado pela ginecologista:

Dra. Carla Nunes. CRM: 101113-2

Instagram: @dra.carlanunes

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?



cool. absorbing. obvious.