ginástica de conscientização corporal? entenda com a Pantys

1 comentário
Desenho de mulher deitada fazendo ginastica

Uma coisa é certa: nosso corpo fala mais vezes do que o número de oportunidades que criamos para escutá-lo! Isso significa que o nosso condicionamento físico e mental pode ser percebido pelos sintomas que o nosso corpinho demonstra durante o dia, seja um por meio de um músculo tensionado, uma dor de cabeça que dura o dia inteiro ou uma inquietude que atrapalha o nosso foco até nas atividades mais simples como ler um livro!

O ato de criar uma boa conscientização corporal é o melhor caminho para entender o motivo das dores físicas e dos nossos conflitos emocionais sem recorrer de imediato ao remédios.

Com o nosso guia sobre ginástica de conscientização corporal em mãos, você aprenderá juntinho conosco como a comunicação entre corpo e mente pode ser direta e sem mistérios. Ficou interessada? Então, continue a leitura, lindeza, pois o papo de hoje será perfeito para sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

o que é ginástica de conscientização corporal?

Em poucas palavras, a ginástica de conscientização corporal pode ser definida como atividades físicas que combinam movimentos lentos e suaves com exercícios de respiração para fortalecer a conexão entre corpo e mente. Indo além de um treino formado por série de repetições, esse tipo de ginástica nos ensina a respeitar os limites dos nossos músculos e, também, a reconhecer nossa própria força!

Lembrando que toda prática de conscientização corporal tem como intuito final o autoconhecimento, as sensações que os movimentos nos causam são as verdadeiras diretrizes do exercício no caso da ginástica alternativa - outro título que podemos usar para se referir a esse tipo de atividade.

Como resultado, é possível ter uma vida mais ativa e proteger a sua autoestima contra os sintomas da depressão e da ansiedade. Uma vez que a ginástica de conscientização corporal marque presença frequente na sua agenda de compromissos, o processo de dar atenção ao seu corpo se tornará cada vez mais fácil.

Você se surpreenderá com tamanha beleza do aprendizado que vem junto com a prática - além de ser super gostosinho ficar mais em sintonia consigo mesma, né amores? ;)

quais são os tipos de ginástica de conscientização corporal?

O pilates e a yoga são as atividades físicas mais citadas quando o assunto é sobre ginástica que desenvolve consciência corporal. Contudo, o nosso papel de hoje é nos aprofundarmos no tema, certo chuchu? Então vamos te mostrar que há muitas outras opções de ginástica alternativa que te ajudam a alcançar o mesmo efeito e que você pode tentar!

Veja a seguir outros 6 tipos de ginástica corporal que são mega eficientes no trabalho de construir uma ponte que interligue suas habilidades corporais com o campo das suas emoções:

ginástica holística

Devemos agradecer a médica e fisioterapeuta Ludia Ehrenfried por criar uma abordagem científica de como harmonizar o nosso potencial perceptivo e sensorial com atividades corporais que também testam a nossa capacidade motora.

Ao corrigir a postura e aliviar a tensão acumulada em nossos músculos durante os afazeres diários, a ginástica holística traz a proposta de fortalecer nosso equilíbrio de modo global. Ou seja, os movimentos focam na respiração e no tônus muscular que te ajudam a relaxar a noite para dormir melhor, ter mais disposição de dia e focar naquilo que mais deveria importar na sua vida: o seu bem estar!

ginástica laboral

Provando que a ginástica de conscientização corporal pode ser algo fácil de ser feito e incluído no seu dia a dia, a modalidade de ginástica laboral é um ótimo exemplo para entendermos juntas! As atividades são de curta duração, não levando mais de 15 minutos para serem feitas corretamente.

As séries de alongamento da região da cabeça e dos membros superiores e inferiores são capazes de melhorar a sua qualidade de vida profissional, já que trabalham a percepção corporal e corrigem os vícios que criamos no ambiente de trabalho.

Sabe aquelas posições ruins para nosso corpo que temos a mania de fazer por várias horas seguidas? Pois é, estamos falando daquela postura encurvada enquanto digita no computador ou ficar em pé apoiada em apenas uma perna.

Praticando ginástica laboral de 2 a 3 vezes na semana, você dá um help para seu corpo não sofrer com os movimentos repetitivos e ainda é um momento de descanso para sua mente relaxar e se concentrar nas sensações do seu corpo por um instante!

eutonia

Imaginação, consciência e movimento são a base do método criado na década de 1930 pela professora alemã Gerda Alexander. Ao induzir a aluna a focar sua atenção nos pontos de tensão do corpo, a professora ensina como identificar e cuidar das nossas próprias dores.

Na Eutonia, os movimentos podem contar com acessórios como vara de bambu ou podem ser feitos apenas com o próprio corpo. O objetivo será sempre o mesmo: melhorar o tônus muscular, criando condições para que nosso corpo esteja forte o suficiente para dar conta dos nossos afazeres cotidianos!

tai chi chuan

Sabe aquela clássica cena de parques e praças em que há um grupo de pessoas fazendo os mesmos gestos lentos com as mãos e os pés, como se estivessem desconectados do mundo ao redor? Há grandes chances deles serem praticantes da tradicional arte marcial chinesa chamada Tai chi chuan.

Essa modalidade de ginástica alternativa reforça a nossa habilidade de controlar a mente, ser flexível e combater a depressão e o estresse. Uma de suas premissas é encarar os movimentos suaves como exercícios que estimulam sua energia interna (chi) a fluir por todo o corpo, gerando bem estar físico e psíquico.

Só de assistir aos outros fazendo os movimentos de Tai chi chuan já dá uma sensação de paz, imagina a tranquilidade que deve sentir quando a praticante é você! Busque um mestre em arte marcial e viva a experiência. Quem sabe essa ginástica alternativa pode ser o melhor jeito para dar uma pausa no seu cotidiano agitado.

automassagem

Amassar, deslizar e apertar levemente os músculos do nosso corpo usando as próprias mãos despertam tantas emoções boas que podem ser a resposta mais simples quando nos perguntamos qual é a melhor ginástica corporal!

O prazer de fazer uma automassagem no começo ou final do dia auxilia não apenas no controle da ansiedade ou das dores musculares, mas também é um método delicioso para entrar em contato com você mesma (literalmente!). Usando um hidratante ou óleo corporal bem cheiroso, você ativa sua percepção sensorial de diversas maneiras, deixando ainda mais especial esse momento sozinha, não é mesmo?

exercícios de relaxamento

Quando mencionamos exercícios para relaxar, a meditação é uma das primeiras técnicas que especialistas indicam para reduzir o ritmo de pensamentos frenético e te incentivar a viver o presente. Mas nem todo mundo consegue se adaptar a quietude que a meditação exige - e não há nada de errado nisso, lindeza!

Se somos únicas e vivemos cada experiência a partir de perspectivas diferentes, encontrar a ginástica que estimula a conscientização corporal não deve ser uma missão frustrante e que não combina com os nossos próprios gostos.

Saiba que há diversidade de exercícios de relaxamento, como a dança, por exemplo! Além de unir as sensações do corpo e da mente, dançar livremente traz diversos benefícios como melhorar a coordenação motora, alongar diversos grupos musculares e aflorar o seu lado mais sensível e artístico!

Quais são os benefícios da ginástica de conscientização corporal?

Até aqui, deu para perceber como nossos exemplos de ginástica alternativa são excelentes práticas para cuidar da sua saúde certo? Para te deixar por dentro de todas as vantagens que ela oportuniza na sua vida, vamos ressaltar as demais qualidades que os movimentos suaves e lentos são capazes de oferecer! Confira:

  • Promove o sentimento de dona do seu próprio corpo;
  • Ajuda a encontrar o seu ponto de equilíbrio físico;
  • Melhora o controle dos seus movimentos;
  • Amplia a sua noção espacial;
  • Auxilia na prevenção contra lesões musculares;
  • Aumenta a qualidade de vida;
  • Afasta o estresse e a ansiedade do seu cotidiano;
  • Proporciona um melhor desempenho nas atividades cotidianas, seja no trabalho ou em casa.

Para quem convive com crianças pequenas, fica a dica de incentivar a integração social dos pequenos por meio de atividades de consciência corporal na educação infantil!

Se é por meio do corpo que os menores aprendem seus primeiros conhecimentos sobre o ambiente em que vivem, nada melhor do que trabalhar suas percepções por meio de brincadeiras!

Como exemplo, temos "O mestre mandou", em que a criança deve imitar seus movimentos como girar e pular. Ou então, crie desafios simples, mas estimulantes, como não deixar que um balão de gás toque no chão. A diversão será garantida, tanto para você como para os pequeninos!

Quando mais cedo nos atentarmos à conscientização corporal por meio da ginástica alternativa, mais cedo conseguimos construir hábitos saudáveis em nossa vida! Afinal, a responsabilidade do seu bem estar é sua e há muita gente por aí que pode contribuir para que ela se fortaleça cada vez mais. Por isso, convide suas amigas para experimentar nossas dicas de ginástica corporal, faça desse momento uma oportunidade para descobrir novos gostos e dar voz ao seu corpo! <3

Aqui no blog da Pantys, estamos sempre em busca de conteúdos que te ajudem a promover conexão, seja de uma mulher para outra ou com você mesma! Um exemplo disso é o nosso post sobre slow living, uma prática que super combina com a proposta de ser mais consciente e tomar posse do lugar que te pertence: protagonista da sua própria vida.

Aproveite e confira lá, amiga!


1 comentário


  • Amanda

    Amei, ajudou muito nas dúvidas e a criar hábitos que antes não tinha e não sabia como era importante.


deixe um comentário

os comentários precisam ser aprovados antes de postarmos, ok?

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.


calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer - pantys 7898679471725 calcinhaabsorvente calcinhamenstrual
azul e rosa preto azul e preto
calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer
1895 avaliações
R$ 135,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
preto
calcinha absorvente pantys & sempre livre - básica
2351 avaliações
R$ 79,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
rosa preto
calcinha absorvente fluxo leve - tanga
gotas
724 avaliações
R$ 105,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
preto e rosa rosa
calcinha absorvente fluxo moderado - comfy
266 avaliações
R$ 79,00