Exercício para ansiedade: técnicas de respiração | Pantys

exercício para ansiedade: vamos aprender a controlar a respiração?

Responda com sinceridade total, amiga: quantas vezes você já perdeu o sono ou deixou de fazer algo por que se sentiu ansiosa? Mas, calma! Você não está sozinha, e é por isso que hoje vamos falar sobre exercício para ansiedade.

Infelizmente, a ansiedade é um problema que pode afetar mais pessoas do que você imagina. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o povo brasileiro é o mais ansioso do mundo inteiro e fica em 5º lugar quando o assunto é depressão.

Segundo o levantamento da OMS, 9,3% dos brasileiros possuem algum transtorno de ansiedade, enquanto a depressão afeta 8% da população. Por isso, nós, da pantys, separamos algumas opções de exercício para ansiedade. Vamos conferir juntas? <3

Mas antes, precisamos fazer um questionamento fundamental: você sabe quais são os sintomas da ansiedade? Para saber a hora certa de apostar nos exercícios para evitar a crise, é importante entender os sinais que o seu corpo te envia.

quais são os sintomas da ansiedade?

  • Sentir medo em excesso e enxergar perigo em tudo;
  • Tensão muscular;
  • Inquietação constante;
  • Pensamentos obsessivos;
  • Alterações de sono;
  • Alterações de apetite;
  • Sudorese;
  • Problemas digestivos,
  • Dificuldade para respirar.

Provavelmente você já sentiu alguns dos sintomas acima algumas vezes na vida. E deixa a gente te contar um segredo: às vezes é normal, tá? Principalmente quando sabemos que vamos vivenciar momentos desafiadores, como a apresentação de uma palestra ou uma entrevista de emprego, por exemplo.

Mas, se você têm apresentado esses sinais constantemente, é importante procurar a orientação de um psicólogo, combinado? Além disso, vale aprender também os principais exercícios de respiração para ansiedade e evitar crises.

4 exercícios de respiração aliviar a ansiedade

“Respira, inspira, não pira”. A frase que viralizou na internet fomenta o poder da respiração para o controle das emoções e tem fundamento. Isso porque esse movimento, que pode ser involuntário ou não, tem padrões e muda de acordo com os nossos sentimentos.

Quando estamos tranquilas e descansadas, a nossa respiração ocorre de uma determinada maneira. Mas, quando estamos tensas, com medo e nervosas, ela assume outra dinâmica. Ou seja, ela é totalmente influenciada pelas nossas emoções.

A boa notícia é que podemos fazer o caminho inverso: apostar em exercícios para diminuir a ansiedade e controlar, ao menos um pouco, os sentimentos. Vamos aprender algumas técnicas juntinhas?

respiração quadrada

A respiração quadrada, ou simplesmente “quadrado”, é um dos principais exercícios para controlar ansiedade. Nesse caso, a cada inspiração e expiração existe uma pausa.

Para começar, inspire pelo nariz lentamente, contando até quatro. Depois, mantenha o ar nos pulmões por mais quatro segundos. Agora, expire devagar pela boca por quatro segundos e, após esvaziá-los, mantenha-se assim por mais quatro segundos.

Percebeu que esse exercício para ansiedade é feito em quatro etapas e conta com a mesma duração em cada uma? Por isso, é chamado de respiração quadrada, ou mesmo “quadrado”.

expiração alongada

Esse exercício para ansiedade é semelhante ao exemplo anterior, a diferença é que enquanto você inspira pelo nariz por quatro segundos, a expiração pela boca deve durar o dobro de tempo, ou seja, oito segundos.

O principal benefício está justamente na duração e diferença de tempo entre os dois movimentos. Enquanto a inalação está relacionada ao sistema nervoso simpático, que controla o mecanismo de fuga e luta, a expiração relaciona-se com o sistema nervoso parassimpático (SNP), que tem influência sobre a nossa capacidade de relaxamento.

respiração alternada

Esse exercício é bem tranquilinho, amiga! Com a ajuda do seu dedo indicador, inspire por uma narina e expire pela outra. Em seguida, a narina que inspirou deve ser usada para expirar o ar.

Essa técnica costuma ser usada pelos praticantes de yoga ou meditação porque também ajuda a focar no presente, ou seja, no “aqui e agora”.

o melhor exercício de respiração para você

Mas e agora? Qual é o melhor exercício para ansiedade? Essa resposta é que precisa encontrar, amiga! Ah, e sem pressa, combinado? O ideal é aproveitar as técnicas para conseguir manter a calma e controlar a ansiedade. Com o tempo, você vai descobrindo aquelas que são mais eficazes para você.

Ah, por fim, vale ressaltar que esses exercícios podem ser feitos em qualquer lugar. Mas, caso você queira tomá-los como um hábito, vale até preparar um cantinho silencioso e com um vibe tranquilinha na sua casa e criar o “cantinho da meditação”, <3



últimos posts

nada sobre nós sem nós: a importância de apoiarmos umas às outras

um convite para que a gente lance mão, cada vez mais, do apoio: às nossas amigas, a causas e movimentos nos quais acreditamos e, também, a nós mesmas.

ler mais >
6 produções audiovisuais com protagonismo feminino

nada como assistir aos filmes com mulheres fortes, não é mesmo? então confira aqui 6 produções audiovisuais pra assistir! <3

ler mais >
amiga, precisamos falar sobre body checking

sabe aquela coisa de passar na frente do espelho e dar uma olhadinha? ele não é tão inofensivo assim. vem saber mais!

ler mais >

cool. absorbing. obvious.