Corrimento Líquido como Água? Desvende com a Pantys!

corrimento líquido como água? desvende com a pantys!

Entender sobre corrimento vaginal é um constante aprendizado sobre o corpo feminino! Basta tirarmos a calcinha e analisar a mancha que pode estar ali para sabermos como anda nosso organismo e o que devemos fazer para cuidá-lo melhor! Hoje, nós vamos nos aprofundar no universo de informações que o corrimento aquoso - aquele que é líquido como água - traz para nossas vidas.

Logo de cara, já temos uma notícia boa: dentre os diferentes tipos de corrimento, o corrimento de aparência similar à água é o mais comum e geralmente não indica nenhum problema grave! Mas, atenção: é importante saber como é exatamente esse fluido vaginal e se ele apareceu acompanhado de outros sintomas.

Quer saber mais? Vem com o blog da Pantys! Preparamos um guia completo sobre o assunto para acabar de vez com as dúvidas que te distanciam de uma relação próxima com o seu corpinho! ;)

quais as causas do corrimento aquoso?

Essa é uma pergunta difícil de ser respondida de maneira curta e direta! Afinal, o corrimento vaginal é uma maneira do seu organismo de se comunicar, mostrando quando seu ritmo de vida está saudável ou não.

Para entender melhor, pensemos da seguinte forma: o corrimento é um fluido que leva embora as bactérias e as células mortas quando expelido pelo canal vaginal. Produzido pelas glândulas que estão na parte interna da vagina e do colo do útero, ele também ajuda a lubrificar a vagina.

No caso do corrimento líquido como água, também chamado pelos ginecologistas de leucorreia, esse fluido é transparente, tem cheiro suave e consistência parecida com a textura de uma clara de ovo. As causas mais prováveis que levam o corpo da mulher a produzi-lo são:

1. você está no período de ovulação

Considerando um ciclo menstrual de 28 dias, a fase de ovulação acontece a partir do 11º dia e termina aproximadamente no 16º dia do ciclo. Durante esse período, é normal que o seu corpo produza mais corrimento com aparência parecida com água.

Conforme os dias vão passando, a consistência elástica do corrimento pode ir se tornando mais esbranquiçada e turva. Isso é sinal de problemas, Pantys? Não é não! Relaxa, pois isso faz parte das alterações hormonais que o corpo feminino tem durante a vida reprodutiva!

2. fim da menstruação

Quem menstrua, com certeza já passou pela pegadinha que o nosso corpo apronta quando a menstruação termina e queremos nos livrar do absorvente ou coletor menstrual. Basta usar uma calcinha sem proteção pela primeira vez e pronto! Lá vem aquele corrimento líquido como água, mas de cor marrom, para sujar nossa peça íntima.

O motivo disso é simples: o corrimento vaginal produzido pelas suas glândulas volta a ser produzido normalmente e acaba carregando consigo o restante das paredes descamadas do útero que deveria ser expelido durante a menstruação, mas acabou ficando por ali. Ou seja, uma última limpeza dos vestígios da sua menstruação!

3. sua dieta alimentar está desequilibrada

O corrimento aquoso também pode ser um indício da sua alimentação nada saudável. Pegou pesado no consumo de comidas processadas, açucaradas e/ou gordurosas? Seu corpo irá trabalhar mais ainda para conseguir lidar com as toxinas e eliminá-las o quanto antes, logo, a frequência desse tipo de corrimento na sua calcinha aumenta!

4. seu corpo está se preparando para o sexo

A excitação que sentimos um pouco antes de uma relação sexual tem ligação direta com a presença do corrimento aquoso, também chamado de aguado.

Não é apenas a sensação de euforia que nosso corpo produz nesse momentos, mas também há uma ativação dos fluidos que podem lubrificar o canal vaginal para reduzir o atrito durante a penetração.

Portanto, não se preocupe! O surgimento do corrimento tipo água é normal nessas horas!

5. estresse excessivo

Já deu para entender que as partes do corpo humano não funcionam de maneira isolada, não é mesmo? Nossos sentimentos e preocupações podem afetar o funcionamento do nosso ritmo biológico, assim como o inverso.

Se analisarmos os dias em que trabalhamos demais, por exemplo, as consequências vão além de um pescoço tensionado ou dores nas pernas. O corrimento vaginal aquoso em abundância também pode ser visto como um resultado dos seus dias estressantes e com alta sobrecarga física e emocional!

6. efeito colateral de certos medicamentos

O descontrole da umidade vaginal pode ser uma das consequências provocadas pelos remédios que você ingere, você sabia? Pois é! Comprimidos como os anticoncepcionais afetam o desempenho das glândulas no seu sistema, dando a falsa impressão ao seu organismo de que ele precisa aumentar o volume de fluidos produzido.

Por isso, é importante comunicar ao seu médico de confiança os medicamentos que você costuma ingerir e a quantidade de vezes que o corrimento líquido está aparecendo, assim como suas principais características - cheiro, cor e textura. Dessa maneira, o profissional terá condições de confirmar se há ligação entre ambos e o que deve ser feito a seguir.

corrimento parecendo água pode ser gravidez?

A relação entre o corrimento aquoso e a gravidez tem fundamento sim, mas é preciso considerar alguns detalhes, lindeza! Ao engravidar, ocorrem diversas mudanças no corpo da mulher, certo?

O nível do hormônio estrogênio aumenta, o fluxo sanguíneo também se eleva - principalmente na área da vagina - e, já que estamos falando do corrimento líquido como água... bem, ele também aparece nesse cenário.

Porém, não é porque você está com corrimento transparente e aquoso que isso é um atestado de gravidez. A observação de outros sintomas como atraso na menstruação e relação sexual em dias férteis também são fatores que podem te indicar o início de uma gestação. A melhor maneira de não sofrer com a dúvida é marcar uma consulta médica e pedir a avaliação da sua ginecologista!

quando o corrimento aquoso é sinal de que está na hora de buscar ajuda médica?

O corrimento líquido como água pode ser um alerta para sua saúde quando vem acompanhado de outros sintomas. Na verdade, qualquer tipo de corrimento que apresentar odor forte e ruim, cor amarelada, acinzentada ou esverdeada, é hora de falar com seu médico!

Outros indícios de que a saúde vaginal não está bem são cólicas, coceira, dor, inchaço e vermelhidão na área da vagina. Todos esses sinais desconfortáveis apontam para o possível aparecimento de infecções na região do corpo feminino (1). Dentre as principais diagnósticos, temos:

  • Candidíase, provocada pelo crescimento excessivo de fungo;
  • Clamídia, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis;
  • Herpes genital, gerada a partir de uma infecção sexualmente transmitida (IST);
  • Vaginose bacteriana, ocasionada principalmente pela bactéria Gardnerella Vaginalis;
  • Tricomoníase, causada pelo protozoário Trichomonas Vaginalis;
  • Gonorreia, doença comumente gerada a partir da proliferação da bactéria Neisseria gonorrhoeae.

como evitar o corrimento aguado?

Lembrando que o corrimento aquoso é que faz parte do cotidiano de um corpo feminino saudável, há cuidados relevantes que devemos tomar para que ele não se torne um problema, amiga!

Para acabar de vez com a presença do corrimento na calcinha, saiba que há 3 atitudes importantes e que contribuem para a sua saúde vaginal. Confira a seguir:

pratique uma higiene íntima feminina eficiente

A boa higienização não está na alta frequência, lindeza, mas inclusive no modo de fazer! Escolha com cuidado o tipo de sabonete íntimo a ser usado na região (2), não esfregue com os dedos e lembre-se de lavar com água em abundância para retirar todo o produto de limpeza utilizado!

Com essas dicas, a sua higiene íntima irá te auxiliar para manter o bom equilíbrio da flora vaginal, assim como o pH da região. E esse é o nosso principal objetivo por aqui, uma vagina limpa, com cheiro suave e livre de corrimento excessivo!

prefira vestir roupas íntimas leves e de algodão

Tecidos sintéticos e modelagens de calcinhas justas demais são vilões das nossas vulvas e vaginas, isso é certo! O melhor ambiente que podemos criar é com peças íntimas folgadas, feitas com tecidos naturais que permitem uma boa ventilação no local, como é o caso do algodão.

evite usar absorventes internos com frequência

Muitas mulheres sentem que os absorventes internos retém grande parte da umidade que é tão necessária no canal vaginal. Por isso, é válido alternar entre as possibilidades de acessórios que nos ajudam a lidar com a descida da menstruação.

Você pode experimentar a calcinha absorvente, o coletor menstrual, o absorvente de pano e diversos outros produtos menstruais. Dessa forma, é possível evitar a sensação de secura na vagina e, com isso, reduzir as chances de desenvolver uma infecção.

Como podemos ver, o corrimento líquido como água não é um grande alerta vermelho, mas um medidor do nosso organismo para nos dizer quando está tudo bem ou se precisa de uma ajuda extra para funcionar melhor. A auto-observação é o grande truque para ter uma saúde vaginal mais feliz - além de idas periódicas ao ginecologistas, hein chuchu!

Ah, e não se esqueça que aqui na Pantys estamos sempre reunindo informações importantes para quem vive a beleza diária proporcionada pelo corpo feminino! Fique por dentro dos nossos últimos conteúdos e se aprofunde na temática dos corrimentos lendo o post sobre corrimento rosado.

Nos vemos por lá, lindeza! ;)


deixe um comentário

os comentários serão aprovados antes de serem exibidos, ok?


últimos posts

mulheres na Literatura: vem conhecer com a Pantys! | pantys
mulheres na Literatura: vem conhecer com a Pantys!

Trouxemos para você ótimos exemplos de autoras maravilhosas que conquistaram o mundo! Vem com a gente conhecer um pouquinho mais da participação feminina na literatura. :) Vamos juntas descobrir esses nomes de peso?

ler mais >
a mudança é coletiva | pantys
a mudança é coletiva

o que vem na sua mente quando você pensa em CLIMA? A crise climática tem um impacto global, mas já pode ser sentida a nível local! Precisamos nos engajar na luta socioambiental e fazer algo para mudar essa realidade.

ler mais >
você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino? | pantys
você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino?

Hoje vamos embarcar juntas no mundo dos negócios e mostrar que mesmo diante de tantas injustiças as mulheres continuaram na batalha e garantiram muitas conquistas e direitos. Ficou curiosa? Então, vem com Pantys! <3

ler mais >

cool. absorbing. obvious.

estamos adicionando
pantys na sacola...