Cansaço Mental: 8 formas de aliviar o estresse da rotina!

cansaço mental: confira juntinho com a Pantys 8 formas de combatê-lo!

Temos certeza que você já se sentiu sobrecarregada e ficou com aquele pensamento: "como estou me sentindo cansada se não fiz nada?". É aí que entra o cansaço mental! Acontece que o cérebro reage a estímulos durante o dia todo, sem um momento de trégua sequer, o que nos torna vítimas da sociedade do cansaço.

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, o esgotamento mental não é solucionado apenas com descanso. A famosa frase "descansa que passa" é uma verdadeira falácia nesses casos, já que o foco do problema está em não conseguir ter instantes de quietude. A mente parece funcionar o tempo inteiro, sem que tenhamos controle sobre nossos próprios pensamentos.

Existe um motivo clínico para isso, sabia? Devido a enorme quantidade de informações que recebemos, nosso sistema nervoso começa ficar desregulado. Assim, a concentração de cortisol – hormônio ligado ao estresse – aumenta, fazendo com que fiquemos simplesmente exaustas.

Desânimo, cansaço, insônia, dificuldade para concentrar, irritabilidade e tristeza são alguns dos sintomas de exaustão mental. É assim que você está se sentindo no momento? Então, saiba que nosso maior desejo é te ajudar, tá bem? Afinal, queremos que você possa vivenciar experiências tranquilas e encantadoras no seu tempo.

Aceita nossa ajuda, lindeza? Estamos aqui por você e o texto de hoje foi feito com muito carinho. Continue a leitura para tirar a nebulosidade do caminho e enxergar a vida com mais leveza!

afinal de contas, como desviar do cansaço mental e ter uma vida mais saudável?

Autocuidado é a palavra certa para desviar do cansaço mental com exatidão. Precisamos internalizar a consciência da nossa importância e, para isso, não existe ninguém melhor do que nós mesmos. Isso porque, conhecemos como nenhuma outra pessoa os nossos pontos fortes e fracos.

Sabemos que não é tão fácil assim colocar em prática, mas é necessário iniciar aos pouquinhos. Pensando nisso, selecionamos 8 ações que fazem a diferença em nossas vidas. E você sabe, né? Qualquer dúvida que surgir, nossos canais de comunicação estão abertos para conversas.

Que tal dar uma olhadinha? Confira!

1 - defina suas prioridades, amiga!

Você já se perguntou quais são suas prioridades? Por vezes, realizamos atividades diárias no automático devido ao tanto de tarefas que necessitam ser cumpridas. Mas, sabe, isso não é positivo para seu corpo e mente. Esse é um dos motivos para o cansaço mental nos enlaçar, uma vez que não temos a possibilidade de parar e respirar.

Porém, isso precisa mudar. Estabelecer prioridades é uma maneira de descartar tudo aquilo que poderia ser feito depois com mais calma e cuidado. Aliás, vamos combinar que quando temos muita coisa para fazer de uma só vez, é quase impossível dar a atenção que todas as atividades, de fato, merecem.

2 - planejamento é tudo, sabia?

Após a definição das prioridades, é hora de montar um planejamento. Coloque as prioridades no topo da sua lista com um bom tempo hábil para serem realizadas e, então, insira as atividades que ficaram em segundo plano. Em geral, elas são mais rápidas de serem feitas.

Essa é uma maneira de se manter organizada, sem colidir informações desnecessárias para o momento. Foque no que você está fazendo, sem deixar a mente aberta para preocupações que terão seu tempo de atenção depois. Isso não significa que possa haver desafios no meio do caminho, mas sabemos que você vai estar preparada para lidar com eles com mais tranquilidade.

3 - invista em pequenos prazeres, lindeza!

Saia das redes sociais e deixe o trabalho um pouquinho de lado para poder curtir os prazeres que a vida tem a oferecer a você. Tire férias pelo menos uma vez por ano, saia por aí com a família ou amigos e curta o contato com locais diferentes daqueles em que está acostumada.

Essa é uma ótima forma de tirar o foco de tudo aquilo que nos sobrecarrega. A #DicaPantys aqui é escolher um lugar que tenha natureza envolvida. Acredite, ela nos traz calmaria em meio a conturbada rotina que temos na cidade, além da incrível potencialidade de manter-nos desligadas de preocupações constantes.

4 - atividades físicas são ótimas para liberar o estresse, viu?

A endorfina faz parte de uma conhecida equipe chamada "Hormônio do Prazer". Esse time especialíssimo em deixar nossa vida mais leve é estimulado por várias ações, e uma delas é o exercício físico. Conforme a prática se torna constante, é possível sentir o prazer e entusiasmos percorrer nossas veias.

Separe um tempinho, seja em casa, na academia ou ao ar-livre, e coloque o corpitcho para se movimentar. Nada de ficar pensando em complicações que terão desdobramentos somente mais tarde. Sinta e aproveite o momento!

5 - cuide dos seus sentimentos e emoções, sempre!

Cuidar dos nossos sentimentos é muito mais difícil do que parece. Afinal, nós somos como uma plantinha com emoções complicadas, que precisam ser regadas com positividade e muito amor para poder florescer. A diferença é que, na maioria das vezes, o regador está em nossas próprias mãos.

O autocuidado é extremamente importante para que possamos permanecer firmes. Portanto, tire um tempo para cuidar de si mesmo e desfocar da correria do dia a dia. Aproveite quando outra pessoa tiver um regador também, viu? Cuidados especiais são sempre bem vindos!

6 - manter uma alimentação equilibrada pode transformar sua vida!

Parece clichê, mas não é. A alimentação equilibrada traz inúmeros benefícios, não só para nosso corpo, mas para a mente também. O equilíbrio nas refeições promove ânimo e satisfação, além de nos dar energia para cumprir metas e compromissos diários. E não pense que isso tem a ver com estética, viu? A pressão estética da sociedade é algo totalmente fora de contexto, especialmente por aqui!

A aparência não precisa ser sua prioridade, ainda mais se é algo com que você se sente confortável. O foco deve estar todinho centrado em sua performance e desejos. Alguns alimentos fazem com que a sensação de esgotamento comece a diminuir, principalmente aquela relacionada à fadiga.

7 - nada de levar trabalho para casa, heim!

Pense conosco: nosso lar necessita transmitir tranquilidade para que possamos verdadeiramente descansar, não é mesmo? Então, amiga, os problemas da sua vida profissional não podem adentrar esse ambiente. Deixe todas as preocupações em seu local de trabalho.

Caso o seu ambiente de trabalho seja a sua casa, tente separar um espaço próprio para isso. Um pequeno escritório já é suficiente para dividir e entender como os cômodos devem funcionar. A Síndrome de Burnout não pode fazer parte dos seus dias, por isso esses cuidados são necessários.

8 - ter ajuda de um especialista é uma grande conquista!

A melhor maneira de entender os seus sentimentos e saber como sua mente funciona é por meio de ajuda profissional. Psicoterapeutas são as pessoas mais indicadas para isso, uma vez que eles possuem técnicas para nos ouvir e aconselhar de acordo com a situação que estamos vivenciando.

Deixe todos os tabus de lado sobre ir a um especialista e marque uma sessão. É interessante que você se sinta à vontade para falar sobre sua vida, dificuldades e conquistas. Desse modo, o ideal é encontrar alguém que passe uma energia positiva e te compreenda sem julgamentos.

Temos certeza que isso irá ajudar – e muito! – a espantar a exaustão mental. Cada um dos nossos itens foram pensados com o máximo de cuidado, para que você consiga se sentir melhor. Como dissemos anteriormente, a Pantys tem o desejo de transformar a sua vida para melhor e se isso for possível, a sua felicidade passa a ser nossa também.

Estamos de braços abertos para escutá-la, a qualquer momento. Use e abuse dos nossos canais de comunicação, tá bem? E não se esqueça de acompanhar todos os nossos posts. Inclusive, se você gostou do conteúdo de hoje, vai adorar saber mais sobre como a positividade pode mudar a sua vida por completo.

Por hoje é só, lindeza. Nos vemos no próximo post! <3


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