Não sabe como funciona o anticoncepcional? Entenda aqui | Pantys

você sabe como funciona o anticoncepcional? explicamos quatro tipos diferentes

Provavelmente a pílula anticoncepcional já foi tema de conversa entre você e suas amigas, né? Entretanto, apesar de muuita gente falar sobre ela, é comum que existam dúvidas sobre como funciona o anticoncepcional na prática mesmo, sabe?

Aliás, você sabia que existem diversos métodos além da pílula? Esse é o tema da nossa conversa de hoje: vamos falar sobre quatro tipos de anticoncepcional e como eles funcionam no nosso corpinho. Nós, da pantys, preparamos este conteúdo com muito carinho para você não ter mais dúvidas sobre esse assunto <3

afinal, o que é anticoncepcional?

Vamos começar do começo? Antes saber diferentes métodos, é importante entender para que serve um anticoncepcional. Como o próprio nome diz, o objetivo é evitar a concepção, ou seja, prevenir a geração de uma nova vida.

Todo mês o nosso corpo envia um óvulo em direção ao útero na esperança de ele ser fecundado por um espermatozoide, gerando um novo serzinho. Portanto, quando usamos um método contraceptivo, queremos evitar que isso aconteça, e existem diveeersas formas de fazer isso! Veja algumas delas a seguir :)

pílula anticoncepcional

Você já se perguntou sobre a pílula anticoncepcional e como funciona? Bom, a pílula é dos métodos mais populares, e muitas mulheres já a experimentaram alguma vez na vida, mas nem todo mundo entende qual o papel dela no organismo.

Funciona da seguinte forma: é necessário ingerir um comprimido com hormônios diariamente e no mesmo horário. A função desses hormônios é inibir a ovulação, ou seja, se o óvulo não for liberado, não tem como uma fecundação acontecer, certo?

Existem dois tipos de pílula: a cartela com 21 comprimidos e que faz uma pausa de sete dias para que aconteça o sangramento ou, também, aquelas que não fazem pausa, impedindo o sangramento mensal.

eficácia

Se a pílula for tomada corretamente, sua eficácia chega a 99%. Entretanto, uma das grandes dificuldades é, justamente, não esquecer de tomar o comprimido, o que pode reduzir sua funcionalidade.

anticoncepcional injetável

Muitas mulheres têm dificuldade em manter a disciplina com a pílula e, por isso, buscam outros tipos de anticoncepcional. Uma solução é o método injetável, quando é aplicada uma injeção no braço ou na perna.

A injeção pode ser mensal ou a cada três meses, o que funcionar melhor para cada uma. Não sabe como funciona o anticoncepcional injetável? É simples: a injeção contém hormônios que são liberados lentamente no corpo, com o objetivo de evitar a ovulação.

Ela pode ser tomada em um posto de saúde, de forma gratuita, ou em uma farmácia, com a apresentação de receita médica. Nesse caso, também é necessário ficar atenta às datas, para não esquecer de tomar a injeção. Além disso, vale ressaltar que se a paciente não se adaptar ao método, é necessário esperar o tempo de ação do hormônio para buscar outra opção.

eficácia

Esse método é confiável e tem uma alta taxa de êxito. A eficácia do anticoncepcional injetável gira em torno de 94%, podendo ser maior quando utilizado de maneira perfeita, alcançando até 99%.

adesivo anticoncepcional

Depois de ler o título, você provavelmente está se perguntando como funciona o adesivo anticoncepcional, né? Ele não é tão comum quanto a pílula, mas o funcionamento dos dois métodos é muuito parecido.

O adesivo tem, basicamente, a função de liberar os hormônios aos poucos no organismo, e pode ser colocado no braço, nas costas, nos ombros ou no quadril. Deve-se usar um adesivo por semana durante três semanas seguidas. Depois, é necessário fazer a pausa de uma semana para ter o sangramento.

eficácia

Além de saber como funciona o anticoncepcional, é importante conhecer o seu nível de eficácia, certo? Esse é mais um método muito eficaz e, se usado corretamente, o adesivo tem um nível de proteção de até 99%.

DIU de cobre

Boa parte dos métodos contraceptivos utilizam hormônios, inclusive alguns tipos de DIUs (Dispositivo Intrauterino). Mas, se você está buscando uma opção não hormonal, o DIU de cobre pode ser a solução.

Veja como funciona o anticoncepcional DIU de cobre: ele tem o formato de um T ou Y e é colocado no útero. Depois de ser bem posicionado pela sua ginecologista, a sua atuação consiste em tornar o meio uterino hostil aos espermatozoides. Dessa forma, o objetivo é impedir a fecundação.

Ah, vale ressaltar que, nesse caso, a sua menstruação acontece normalmente, pois o óvulo continua sendo liberado. Uma das grandes vantagens do DIU é o seu tempo de permanência: ele pode ficar até 10 anos no útero. Ou seja, não é necessário se preocupar em ingerir pílulas ou tomar injeções na data correta por muuito tempo.

eficácia

Agora que você já sabe como o anticoncepcional funciona, deve estar se perguntando a eficácia do DIU. Assim como os outros métodos citados, ele é de alta proteção e sua funcionalidade é de 99%. Além disso, entre as opções que citamos neste texto, ele é o que possui menor índice de falhas. Mas, vale lembrar: não existe um método contraceptivo 100% seguro.

para fazer a melhor escolha, converse com a sua médica <3

Entender como funciona o anticoncepcional e quais são as opções disponíveis no mercado é muuito importante. Mas, antes de tomar qualquer decisão, é necessário conversar com a sua gineco. Afinal, ela irá indicar qual o melhor método para as suas necessidades.

Ao longo do tempo é super normal trocar o tipo de anticoncepcional. Afinal, nossas necessidades mudam, né? Ah, vale lembrar aqui: se você não se adaptar ao seu método, marque uma consulta para buscar uma nova solução. Não deixe de tomar o anticoncepcional sem orientação médica, essa interrupção brusca não faz bem para o seu corpinho ;)


conteúdo revisado pela ginecologista:

Dra. Daniele Miguel. CRM: 5299115-5

instagram: @dradanimiguel

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?



cool. absorbing. obvious.