como não engravidar nunca: dicas para quem não quer ser mãe
Sabemos, amiga, que muitas de nós simplesmente não tem o desejo de ser mãe — e tá tudo bem! Para quem vive um relacionamento heterossexual, porém, tem sempre aquela preocupação na cabeça: será que tem como não engravidar nunca?
Olha, nunca, nunca é mais garantido se o ato da penetração não acontecer, amiga, já que todos os métodos anticonceptivos possuem alguma chance de falhar. Mas se usados de forma bem consciente e até combinando mais de um, as chances são praticamente nulas.
Acompanhe as dicas da pantys de como não engravidar nunca entendendo como cada método funciona e outras formas que você pode aplicar na sua rotina também. Vamos lá?
métodos para não engravidar
Há diferentes métodos criados para você escolher se o seu desejo é não engravidar. Dentre eles, temos aquelas opções hormonais e não hormonais. Vamos entender um pouquinho mais de cada para que você encontre aquele que se sentir mais segura — essa é uma das chaves para entender o método ideal para você!
métodos hormonais
Os métodos hormonais são aqueles que se utilizam de hormônios para diminuir ou praticamente erradicar as chances de uma gravidez indesejada. E tem váaarios deles para cada uma escolher, todos com seus prós e contras.
Por isso, o ideal é a conversa com um ginecologista para selecionar com sabedoria o melhor para o seu organismo.
pílula anticoncepcional
A pílula anticoncepcional é um dos métodos mais difundidos e um dos mais usados pelas mulheres — por muito tempo, visto como a solução ideal. Quando usada de forma correta, ela pode ter uma eficácia de até 99,7% [1], um número que acalma quem não quer engravidar nunca.
Seu funcionamento bloqueia a ovulação, dessa forma, não há como a fecundação ocorrer. As principais queixas de efeitos colaterais são dores de cabeça, diminuição da libido, irritabilidade e náuseas. [1]
adesivo anticoncepcional
O método do adesivo funciona assim: um adesivo é colado no corpo, liberando uma combinação de estrogênio e progesterona. E o resultado disso? Ovulação é inibida, além de o muco cervical ficar mais espesso, ou seja, não é criado um ambiente para o espermatozoide fecundar.
A taxa de eficácia chega a 90%, tendo como principais efeitos colaterais queda de cabelo, reação onde o adesivo foi colado e náuseas. [2]
anel vaginal
Outro método que trabalha com a inibição da ovulação é o anel vaginal, com 91% de eficácia. Ele é inserido na vagina e tem absorção diretamente no local, mas pode causar desconfortos, quedas de cabelo e vulvovaginite em alguns casos. [2]
injeção anticoncepcional
A injeção anticoncepcional pode ser feita tanto mensalmente como a cada três meses, dependendo da escolhida. Dá muita praticidade a quem a usa e ainda tem uma taxa de funcionamento bem alta: 90%. Mas há um alerta: quando usada por muitos anos, o risco para osteoporose é aumentado.
DIU Mirena
O DIU — ou dispositivo intrauterino —, no caso do Mirena, é um método que não interfere na ovulação, mas torna todo o ambiente uterino desfavorável para um embrião: o muco cervical aumenta, assim como a movimentação da trompas é reduzida, dificultando o encontro do óvulo e espermatozoide.
A grande vantagem é a baixíssima taxa de falha: apenas 0,1%! Mas é possível que a chance de infecções aumentem, assim como dores pélvicas. [2]
Implanon
O Implanon nada mais é do que um implante colocado embaixo da pele. Ele tem fácil manutenção, pois é necessário trocá-lo a cada 3 anos. Além disso, sua taxa de falha se destaca, em 0,05% dos casos. Como ocorrências do seu uso, é possível observar mudanças de humor, dores nas mamas e aumento de peso.
métodos não hormonais
Se você não quer investir em métodos hormonais, talvez seja melhor investir nessas opções aqui. Tratam-se de dispositivos feitos de outros materiais que agem de uma forma no corpo para evitar a gravidez de forma física. Confira!
DIU de cobre
Se você não quer se incomodar, o DIU de cobre é a solução, já que o modelo pode ser usado por até 12 anos! [2] Ele funciona com eficácia de 99,2%. Como efeito colateral, muitas mulheres relatam o aumento de cólicas e do fluxo menstrual.
camisinha
Todos os métodos citados aqui não previnem uma coisa que a camisinha é capaz: ISTs — ou Infecções Sexualmente Transmissíveis. Assunto sério, meus amores: de nada adianta estar protegida da gravidez, se ficamos expostas a doenças que podem prejudicar muito o nosso organismo!
Além de prevenir ISTs, a camisinha, quando usada corretamente, a masculina tem eficácia de 85% e a feminina de 80%.
diafragma
Esse método também é uma barreira física, assim como a camisinha. Nele, um disco flexível é inserido no fundo do canal vaginal, protegendo também contra o HPV. O uso combinado com uma pomada espermicida aumenta ainda mais a eficácia do diafragma.
acompanhe seu ciclo menstrual
Pronto, amores! Agora que conhecem todos os métodos de como não engravidar nunca, acham que acabamos? Negativo! Ainda há um passo muito importante para diminuir suas chances de engravidar: conhecer o seu ciclo menstrual, com todas as fases e nunces!
Mas por que isso é importante, vocês podem estar pensando? Bom, a gente tem que lembrar que a gravidez só acontece no nosso período fértil, ou seja, quando estamos ovulando, já que a fecundação do espermatozoide necessita de um óvulo para acontecer.
Por isso, quanto maior autoconhecimento você tiver, mais fácil é entender a janela de fertilidade do seu mês — que é bem curtinha, diga-se de passagem. Claro que isso é mais fácil para quem tem uma menstruação regular, mas com atenção ao nosso corpo conseguimos perceber os sinais.
Atualmente, até testes de ovulação existem no mercado, te ajudando a monitorar os momentos prováveis de uma gravidez acontecer. Nesses dias com chance de engravidar, o sexo sem penetração é uma opção, afinal, ele não se resume a isso, né?
Confira: 6 melhores aplicativos de menstruação para conhecer!
informadas?
Nada melhor do que a informação para desligar aquele alerta vermelha na cabeça de quem morre de medo de engravidar. É preciso sermos racionais nessa hora e tomarmos as melhores atitudes, já que só elas nos trazem os resultados desejados, né, amores?
Assim, as neuras da falta de conhecimento vão ficando cada vez menores, e podemos investir esse tempo para focar em coisas que de fato agreguem na nossa vida. Outro fato que preocupa muito quem não quer engravidar, é ver que a menstruação atrasou.
Mas, calma, lindezas! Há muitos outros motivos para a menstruação atrasar e há formas de fazer a menstruação descer urgente. Confira os posts que fizemos informando tudinho sobre o assunto e fique ainda mais por dentro do que pode estar acontecendo no seu corpo. Até lá!
Referências:
[1] ALMEIDA, A. P. F. de; ASSIS, M. M. de. Efeitos colaterais e alterações fisiológicas relacionadas ao uso contínuo de anticoncepcionais hormonais orais. Atualiza Saúde, Salvador, v. 5, n. 5, p. 85-93, jan./jun. 2017.
[2] SOUSA, A. K. A. de. et al. Contexto histórico dos anticoncepcionais hormonais e seus efeitos colaterais no organismo feminino: uma revisão bibliográfica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)— Centro Universitário UNA Bom Despacho. Bom Despacho, 2021.
Tenho 18 anos e não quero engravidar agora pelo menos até aos meus 26 anos
Depois penso no assunto
———
pantys replied:
Sua solicitação (177253) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email.
jana (pantys)
19 de jul. de 2024, 15:01 BRT
oi, Laura 🌸! super importante planejar e pensar no seu futuro. pra evitar uma gravidez agora, vale conversar com um ginecologista sobre as melhores opções de contracepção pra você. cuide-se e faça o que é melhor pro seu momento! 🌸
Sunny
18 de jul. de 2024, 10:02 BRT
deixe um comentário