menstruação atrasada é normal? entenda mais com a pantys

Pessoa do sexo feminino pensativa em frente ao espelho pensando sobre a menstruação atrasada

Quem nunca passou pelo susto de ter uma menstruação atrasada, né? Talvez a maioria das pessoas que menstruam já passaram por essa situação, especialmente, quem tem o ciclo bem regulado.

Quem possui ciclos com tempos diferentes ou não acompanha na folhinha já sabe que esses acontecimentos são normais entre as pessoas com útero. Para quem está acostumado a sincronizar o dia a dia com o ciclo menstrual é mais complicadinho porque muda a rotina mesmo.

Mas, amores, o nosso corpo tem total liberdade, não tem? Às vezes, ele só passou por muito estresse, uma mudança brusca na alimentação ou foi só um excesso de esforço físico. Nada demais.

Claro que existe a possibilidade de ser um sinal de alerta do corpo, porém, analise o contexto antes de tirar conclusões precipitadas. Deixe para um médico especialista diagnosticar e prover o que é necessário para seu bem-estar.

Pensando em esclarecer esse tema, preparamos este post completinho te explicando o motivo de ser comum o atraso na menstruação, as razões que podem levar isso a acontecer e até quantos dias é considerado normal. Venha entender juntinho com a gente❤️

é normal a menstruação atrasar?

Siiim, é super normal, segundo o Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto (Ceferp), os ciclos menstruais podem ter intervalos entre 21 e 35 dias. Então, se passar os 28 dias tradicionais + outros 7 dias, então, está tudo bem.

é normal a menstruação atrasar quantos dias?

A menstruação pode atrasar 1, 2 ou 3 dias, sendo o limite normal entre 7 e 9 dias de atraso, para quem tem ciclos menstruais longos.

Aqui cabe um comentário: ciclos menstruais longos não são – necessariamente – uma preocupação. O próprio metabolismo regula o que é melhor para ele. Então, se o corpo aumentar o ciclo de 28 para 35 dias ainda é normal.

A contagem dos dias não é uma regra válida para todos os corpos que menstruam, pois ele sofre influência dos próprios hábitos, alimentação, saúde mental e uma infinidade de fatores externos. Pode investigar as causas com um médico especialistas, só para tirar as dúvidas, mas é normal a priori.

quanto tempo de atraso na menstruação pode ser gravidez?

Se o ciclo for bem regulado, não usou preservativo e fez sexo durante o período fértil, desconfie se a menstruação não descer após 5 ou 6 dias do dia costumeiro.

como saber se estou grávida ou vou menstruar?

O primeiro sintoma é a mudança nas cólicas. No caso da gravidez, as dores persistem por algumas semanas, podem ocorrer na lombar ou próximas ao estômago.

como saber se está a menstruação está para vir?

O corpo avisa quando a menstruação vai descer, olha só o que acontece com o corpo:

  • dores de cabeça e enxaqueca frequentes;
  • mudança repentina de humor;
  • aumenta a retenção de líquido;
  • irritabilidade e sensibilidade;
  • seios doloridos e inchados;
  • aparecimento de espinhas;
  • cansaço e indisposição;
  • aumento do apetite;
  • abdômen inchado;
  • ansiedade forte.

Se você está sentindo tudo isso, pode se tranquilizar pois uma hora a menstruação vai descer.

o que faz a menstruação atrasar?

Lindezas, biologicamente falando, a menstruação pode atrasar quando os fatores internos ou externosinfluenciam na produção dos dois hormônios responsáveis pelo processo: FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante).

Tá, mas o que influencia a produção desses hormônios? O que é esse tal de fator interno e externo? Bom, é simples.

O primeiro motivo que vem à mente da maioria das pessoas é a gravidez, já adiantamos que ele é apenas um entre um leque de possibilidades.

Sem conclusões precipitadas, confira abaixo 7 motivos que podem interferir no ciclo menstrual sem ser a gravidez:

1. ansiedade ou muito estresse

Olha, existe toda uma ciência endócrina por trás da ansiedade e estresse – que nós explicamos neste post – e nós tentaremos explicar da melhor maneira possível.

A ansiedade e o estresse desencadeiam a produção de cortisol que, por sua vez, interfere na regulação hormonal lá no hipotálamo, uma região cerebral.

Essa alteração no hipotálamo causa uma diminuição da produção dos hormônios necessários para regular a menstruação, são eles: FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante).

O FSH estimula a secreção do estrogênio e o LH a ovulação e produção de progesterona, os quais atuam na descamação do útero — perceba que é uma reação cadenciada, um acontece porque outra coisa influenciou?

Esse fenômeno é o mais comum e o mais provável de influenciar a menstruação, justamente porque estamos suscetíveis aos estresses e ansiedades. Então é sempre bom buscar a calmaria e encontrar formas de reduzir o cansaço mental, combinado?

2. uso de anticoncepcional

O anticoncepcional tem a função de regular o ciclo menstrual e garantir que ele aconteça regularmente, caso o próprio corpo ainda não consiga equilibrar as produções hormonais.

“Caso a mulher faça uso de pílulas anticoncepcionais, corticóides, antidepressivos, imunomoduladores, dentre outros, é possível que ela apresente atraso no ciclo menstrual. Nesse caso, o melhor é procurar um médico”, afirma Priscila Hime, ginecologista.

O sucesso do anticoncepcional depende da frequência que ele é ingerido, a fórmula do comprimido e a gramatura de hormônios sintetizados.

Se você deixar de tomar por um dia, tomar duas doses em períodos curtos ou sofrer outra alteração na frequência, saiba que isso pode desregular sim a menstruação no final do ciclo.

Lindezas, sejamos realistas, quem nunca esqueceu de tomar o remedinho do dia? É totalmente normal esquecer. Mesmo assim tome cuidado para que esse desequilíbrio não vire um hábito.

Coloque um despertador no celular, baixe um app para acompanhamento, anote em post it, faça alguma coisinha aí para lembrar de tomar certinho e não atrasar a menstruação constantemente.

3. excesso de atividade física

O overtraining, treinar demais, demais, demais pode ser uma das causas do atraso da menstruação como prova os estudos do Hospital Santa Casa de São Paulo[1].

O caso é muito comum em atletas de alto desempenho, porque sofrem algumas alterações hormonais, ajustes alimentares muito restritivos, estresses competitivos e tudo isso impacta no esforço físico.

A Revista Brasileira de Ciências do Esporte já publicou artigos acadêmicos[2] a respeito do desequilíbrio hormonal e disfunção menstrual envolvendo atletas de ginástica rítmica.

Também, segundo o Hospital São Lucas de Governador Valadares, pode acontecer a amenorréia (a falta da menstruação).

Isso não é motivo para faltar na academia hoje, ok, lindezas?! Praticar uma atividade física ajuda na regularização do período menstrual, controle hormonal e até alivia aquele nervosismo que sentimos na TPM.

4. disfunção de tireoide ou medicamentos fortes

A tireoide é uma glândula que regula o nosso humor, temperatura e os gastos energéticos, além da distribuição hormonal que nosso corpo precisa para regular o ciclo menstrual.

Por isso, tanto o hipotireoidismo e o hipertireoidismo podem causar alterações na menstruação porque são condições que alteram a produção para mais ou para menos. É sempre bom estar de olho na saúde da sua tireoide, viu?

Os medicamentos também podem refletir na menstruação, são eles:

  • antipsicóticos;
  • anti-hipertensivos;
  • imunossupressores;
  • e antidepressivos.

Leva um tempo até o corpo se acostumar com a fórmula e seus efeitos. Então, se atrasar alguns dias entre mudança de dosagem, marca ou formulações está tudo bem. Avise seu médico responsável, fique atenta aos sintomas, mas não fique pilhada por causa disso.

5. síndrome dos ovários policísticos

Um fator muito conhecido que atinge 21% das mulheres é a síndrome do ovário policístico. Ela é responsável por formar pequenos cistos no útero, desencadear hipertensão arterial, queda de cabelos, obesidade, irregularidade menstrual, acne e em casos mais graves a infertilidade.

Percebe que essa condição provoca inúmeros motivos para a menstruação atrasar? Se você já tem o diagnóstico saiba que ela é capaz de atrasar o ciclo menstrual em dias ou meses.

Por conta do alto número de pessoas com a condição e seu impacto no organismo, setembro é o mês da conscientização da síndrome do ovário policístico. Aproveite esse tempo para ir ao médico e fazer aquele checkup.

6. amamentação

Sabia que a amamentação pode desregular a menstruação? Quem é mamãe recente sabe a quantidade de alterações que existem no pós-parto e uma delas é a menstruação.

Pode acontecer de descer um corrimento líquido como água, escorrer muito sangue ou nenhum. Essa última condição é conhecida como amenorréia transitória[3], um processo em que interfere na ovulação porque desregula a produção da prolactina.

A hiperprolactinemia causa desníveis na tireoide e exige bastante paciência da mamãe nesse momento, ok?! Entenda que o corpo está numa fase de readaptação após semanas de gestação.

Se você quer entender um pouco mais dessa influência, veja estes dois posts: amamentação pós-parto e o que é o puerpério de verdade.

7. menarca, pré-menopausa e menopausa

Sabia que é normal a menstruação atrasar 1 mês na menarca, menopausa ou pré-menopausa?

A menarca é o processo de iniciação do ciclo que pode demorar meses e até anos para se regular. Já a pré-menopausa e a própria menopausa é o processo corporal que acontece com as pessoas que menstruam ao final da vida fértil – geralmente, após os 40 anos.

Os atrasos menstruais começam na perimenopausa, permanecem na menopausa e findam no pós-menopausa. As três fases são caracterizadas pela mudança na produção do estrogênio, suores noturnos, mau humor, perda da libido e muitas ondas de calor que, juntos, diminuem a ovulação gradativamente até parar totalmente.

Pense bem: no início e final dos ciclos menstruais é normal a menstruação atrasar porque o corpo está em readaptação.

Esperamos que você tenha entendido mais sobre o assunto da menstruação atrasada, possa se cuidar cada vez melhor e não foque apenas em um motivo – nem sempre é gravidez e pode ser um motivo normalzinho.

Nós temos mais um conteúdo que pode te interessar: menstruação vai e volta, o que pode ser? Bem interessante, né?! Leia para entender o que os frequentes atrasos podem significar.

Até a próxima.

Referências

[1] DE REVISÃO, A. et al. Amenorreia em atletas: revisão da literatura Amenorrhea in athletes: literature review. Arq Med Hosp Fac Cienc Med, v. 62, n. 1, p. 27–34, 2017. Disponível em:<https://arquivosmedicos.fcmsantacasasp.edu.br/index.php/AMSCSP/article/download/89/85/143>. Acesso em: 18 jul. 2022.

[2] COELHO, S. M. H.; SIMÕES, R. D.; LUNZ, W. Desequilíbrio hormonal e disfunção menstrual em atletas de ginástica rítmica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 37, n. 3, p. 222–229, jul. 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbce/a/p3Zjz4mBcnnrGxYqHr6tsXR/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 18 jul. 2022

‌[3] I -ATRASO MENSTRUAL. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.saude.df.gov.br/documents/37101/52011/9.1.+Fluxograma+Atraso+Menstrual.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2022.


conteúdo revisado pela ginecologista:

Dra. Priscila Hime - CRM: SP 164 084

Instagram: @dra.priscilahime

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?


deixe um comentário

os comentários precisam ser aprovados antes de postarmos, ok?

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.


calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer - pantys 7898679471725 calcinhaabsorvente calcinhamenstrual
azul e rosa preto azul e preto
calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer
1895 avaliações
R$ 135,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
preto
calcinha absorvente pantys & sempre livre - básica
2351 avaliações
R$ 79,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
rosa preto
calcinha absorvente fluxo leve - tanga
gotas
724 avaliações
R$ 105,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
preto e rosa rosa
calcinha absorvente fluxo moderado - comfy
266 avaliações
R$ 79,00