Pílula anticoncepcional tem que tomar no mesmo horário?

pílula anticoncepcional tem que tomar no mesmo horário? vem cá entender

A farmacêutica Bayer realizou uma pesquisa global chamada Millennials e Contracepção — Por que nos esquecemos?, que contou com a contribuição de 4,5 mil mulheres de nove países. O estudo revelou que as brasileiras são as que mais se esquecem de tomar a pílula, então, amiga, questionar se a pílula anticoncepcional tem que tomar no mesmo horário é realmente comum.

Segundo a pesquisa, a média mundial de mulheres que se esquecem de tomar esse contraceptivo é de 39%. Entretanto, os números brasileiros são ainda mais altos: 58% das entrevistadas afirmaram ter esquecido do remédio, ao menos, uma vez no mês anterior. Além disso, 6 em cada 10 brasileiras disseram que não tomam a pílula no mesmo horário e 40% não considera o hábito importante.

Ufa! Quantos dados, né? Mas eles são suuper importantes para entendermos que, quando o assunto é contraceptivo, ainda existem diversas dúvidas: como tomar anticoncepcional? Qual o método mais eficaz? Pílula anticoncepcional tem que tomar no mesmo horário?

Bom, apesar das entrevistadas acharem que não, a gente já adianta que precisa tomar o anticoncepcional no mesmo horário. Vamos juntinhas entender mais as razões para isso? <3

conhecendo nosso ciclo

Antes de tudo, amiga, vamos entender de forma simplificada como funciona o nosso ciclo e a pílula anticoncepcional. Bom, nosso ciclo é determinado por hormônios que são produzidos nos ovários e na glândula hipófise.

A hipófise libera o hormônio FSH durante a menstruação, estimulando o crescimento e o amadurecimento dos folículos ovarianos. O FSH informa os ovários para prepararem um óvulo para a ovulação (liberação do óvulo do ovário).

Ao longo do ciclo menstrual existem diversos folículos em cada ovário e em diferentes fases de desenvolvimento. Um deles crescerá mais que os outros, se tornará o folículo dominante e produzirá o estrogênio, que faz o endométrio (camada interna do útero) proliferar.

Quando a quantidade de estrogênio estiver alta, uma mensagem é mandada para a hipófise para secretar o LH, que será responsável pela ovulação (liberação do óvulo), isso lá pelo 14º dia do ciclo.

O objetivo da pílula é, justamente, inibir a ovulação. Para isso, é importante tomar anticoncepcional no mesmo horário. Afinal, a quantidade de hormônios presente nas pílulas atuais é pequena e, ao mudar o horário, pode-se alterar a quantidade de hormônio no corpo, o que vai interferir no processo de inibição do folículo e na eficácia do método.

tem que ser exatamente no mesmo horário?

Essa é a dúvida que não quer calar, né? E estamos aqui para ajudar com essa resposta. Bom, as pílulas que contêm apenas progesterona devem ser tomadas sempre no mesmo horário. Então, lembre-se de colocar um despertador no celular para não esquecer ;)

Entretanto, nem toda pílula anticoncepcional tem que tomar no mesmo horário. Aquelas que contêm estrogênio e progesterona possuem uma flexibilidade maior, sendo possível tomá-las até três horas depois do horário sem comprometer a eficácia.

A melhor maneira de descobrir as informações específicas da sua pílula é por meio da bula. Algumas marcas, por exemplo, dizem que a tolerância pode chegar a 12h. Contudo, queremos ressaltar aqui: isso não deve se tornar um hábito, amiga. Faça o possível para tomar o anticoncepcional no mesmo horário <3

esqueci de tomar a pílula. e agora?

Se você se esquecer de tomar a pílula e perceber que já passou um período considerável do dia, leia a bula do seu medicamento. Ela costuma ser bastante explicativa e fácil de entender.

E, afinal, pode engravidar tomando anticoncepcional em horários diferentes? Vamos lá, em geral, as chances de gravidez aumentam se o esquecimento for na primeira semana do seu ciclo, porque compromete o processo de inibição do folículo.

Então, se você esqueceu de tomar a pílula na primeira semana da cartela e teve relações sexuais, marque uma consulta com sua ginecologista. No entanto, se você não teve relações sexuais, basta tomar o comprimido esquecido e usar o método de barreira (preservativo) pelos próximos sete dias.

Agora, se você se esqueceu de tomar a drágea (comprimido) na segunda semana, basta ingeri-la no momento que lembrar. Por fim, se o esquecimento for na última fase do ciclo, existem duas opções: tomar o comprimido esquecido e iniciar uma nova cartela sem fazer a pausa, ou fazer a pausa e, depois, iniciar a próxima cartela. Mas, use preservativo se for ter relações sexuais independente de quando foi o esquecimento, melhor prevenir do que remediar, não é?

dicas para tomar a pílula no mesmo horário

Como vimos, a pílula anticoncepcional deve ser tomada no mesmo horário para que sua eficácia seja garantida. Pequenas alterações, como 20 ou 30 minutos, não afetam o desempenho dos comprimidos, mas longas períodos, sim.

Por isso, é importante programar um despertador, deixar a cartela em local visível e criar o hábito de tomá-la diariamente. Você pode tomar a pílula logo após o café da manhã ou no almoço, por exemplo. Assim, as chances de esquecer são menores ;)

Afinal, quando esquecemos o comprimido, bate aquele desesperozinho e logo pesquisamos “se não tomar o anticoncepcional na hora certa pode engravidar?”. Então, para ficar mais tranquila, crie o hábito de ingerir o comprimido sempre no mesmo horário.

outras opções de contraceptivos

Se você já percebeu que não consegue manter essa constância, que tal considerar outros tipos de contraceptivos? Opções como DIU (Dispositivo Intrauterino) e as injeções são algumas alternativas interessantes.

Ah, caso esteja considerando trocar seu método, lembre-se de conversar com sua gineco, para ter a melhor orientação possível e saber os prós e os contras de cada um ;)

conhecimento é saúde e liberdade <3

Agora, não restam dúvidas: pílula anticoncepcional tem que tomar no mesmo horário. Assim, você fica mais tranquila para seguir sua rotina e mantém as doses hormonais reguladinhas o/

Vale lembrar, amiga, que, para cuidar do nosso corpinho e do nosso ciclo, precisamos estar bem informadas e buscar conteúdos de qualidade. Nós adoramos fazer parte desse processo e colaborar para sanar a dúvida de tantas mulheres. Afinal, conhecimento é saúde e liberdade <3 Seguimos juntinhas nessa jornada!

conteúdo revisado pela ginecologista:

Dra. Julia O. Moreira Carneiro,CRM: 104870 - SP

Instagram: @drajumoreiracarneiro

o nosso portal menstrual é totalmente focado em fins educacionais e não se destina à tomada de decisões médicas. qualquer dúvida específica sobre sua saúde, entre em contato com seu ginecologista ou médico para maiores esclarecimentos, ok?


cool. absorbing. obvious.