Tensão Pré-menstrual: O Que Acontece e Como se Preparar?

Durante o ciclo menstrual de uma mulher, existem momentos em que nosso corpo precisa de mais recolhimento, no qual os níveis de estresse e sensibilidade podem ficar mais altos… seria Mercúrio retrógrado ou a famosa tensão pré-menstrual?

A tensão pré-menstrual, para os íntimos TPM, é uma fase que acontece dias antes da menstruação e pode gerar alguns sintomas que mexem com a nossa rotina como dor de cabeça e irritabilidade.

Conhecer melhor nosso corpo e nossas diferentes fases é muito importante. Por isso, vamos juntas mais a fundo para saber o que acontece durante esse período, os sinais que ele chegou e como você pode passar da melhor forma por ele.

O que acontece na tensão pré-menstrual? 

A tensão pré-menstrual é o nome que se dá para um conjunto de sintomas que podem aparecer marcando uma fase do ciclo em que seu corpo se prepara para menstruar. Os sintomas podem mudar de pessoa para pessoa. Confira o que pode rolar nessa fase para conseguir lidar cada vez melhor!

Sintomas físicos

  • Cólicas;
  • Dores nas costas;
  • Dor de cabeça;
  • Inchaço;
  • Dores ou sensibilidade nos seios;
  • Acne ou problemas na pele.

Sintomas psicológicos 

  • Irritabilidade ou estresse;
  • Dificuldade de se concentrar;
  • Insônia ou sonolência;
  • Diminuição da libido;
  • Variações de humor.

Sintomas fisiológicos 

  • Náusea;
  • Alteração do funcionamento intestinal;
  • Aumento da vontade de urinar;
  • Aumento ou falta de apetite.

O que causa síndrome da tensão pré-menstrual?

A tensão pré-menstrual acontece basicamente por conta de alterações hormonais. Durante o nosso ciclo menstrual, o nosso corpo se prepara todo para enfrentar dois possíveis cenários: a fecundação ou a menstruação.

Quando uma mulher não engravida e seu óvulo não é fertilizado naquele ciclo, o organismo entende que não precisa mais de todos aqueles hormônios que produziu para preparar o útero para gerar o bebê, como o estrógeno, um dos principais hormônios do sistema de reprodução.

Com isso, enquanto os níveis de estrógeno caem, os de progesterona sobem, e essa dança dos hormônios pode causar impactos e sintomas em algumas mulheres, entendeu? Assim como os sintomas podem variar, seu surgimento, a intensidade e o tempo de duração também mudam muito.

Os sinais podem começar cerca de 15 dias antes da menstruação ou até mesmo na véspera. Em geral, eles vão embora assim que a menstruação chega, mas é comum também que eles permaneçam até alguns dias depois que o sangramento começa. Aí, quanta coisa, né?

O que fazer em períodos de TPM?

A TPM não precisa ser vista como uma fase difícil, pelo contrário! Quanto mais a gente conhece nosso corpo e nossas fases, melhor entende como passar por cada uma delas com mais serenidade.

Afinal, a tensão pré-menstrual faz parte do nosso ciclo, e fazer um acompanhamento mais atento dela nos ajuda a mapear comportamentos e padrões que se repetem mês a mês. Assim, você não é pega de surpresa e entende mais como cuidar do corpo, priorizar o bem-estar e seguir a vida da melhor forma.

Aliás, já pensou em sincronizar suas atividades e hábitos de acordo com a fase do seu ciclo? Isso se chama Cycle Sync e pode mudar sua vida, viu? Fica a dica!

Por hora, vamos te contar o que você pode fazer durante os períodos de TPM — e o que evitar. Olha só:

O que fazer durante a TPM?

  • Cuide da sua alimentação: alimentos ultraprocessados e ricos em gordura e açúcar podem intensificar sintomas. Prefira comer mais produtos integrais, além de frutas e legumes;
  • Mexa o corpo: fazer atividades físicas pode ajudar a aliviar os sintomas. Mas calma: você não precisa pegar pesado no treino. Uma caminhada ou uma aula de yoga já vão dar aquela ajuda para reduzir o estresse e melhorar o humor;
  • Durma bem: as alterações hormonais podem deixar o sono bem bagunçado. Logo, dormir bem tem que ser uma prioridade. Tente se desconectar para ter uma boa noite de sono;
  • Que tal um chazinho? Além de relaxar e aquecer, os chás têm propriedades que podem ajudar a reduzir o inchaço, como o de hortelã, e melhorar o sono, como o de camomila;
  • Respeite seu corpo: se os sintomas da TPM estão intensos para você, pegue leve. Descanse, recolha-se, acolha esse momento do seu ciclo. Se curtir, medite!

Agora que você conferiu algumas dicas do que fazer, veja alguns conselhos de amiga do que não vale mesmo a pena fazer. Vem com a gente:

O que não fazer durante a TPM

  • Evite bebidas alcoólicas : além de ter altos níveis de açúcar, o álcool promove a desidratação, o que pode piorar sintomas como dor de cabeça, cansaço, alterações de humor, etc.;
  • Fuja de conflitos : evite situações de estresse e esgotamento. Quanto menos tensão, mais calmo esse período tende a ser;
  • Evite tomar decisões importantes : talvez esse não seja o momento de dar uma resposta final sobre algo que é decisivo, em uma fase em que a ansiedade e a irritabilidade podem tomar conta. Que tal adiar por alguns dias?
  • Busque uma rede de apoio: nesses dias, esteja perto de pessoas compreensivas e dispostas a te ouvir, vai fazer toda a diferença! Esse é um momento de reflexão e estar cercada de boas energias ajuda muito.
  • Não ignore os sinais do seu organismo : tudo bem não está tudo bem nessa fase, tá bom? Você não precisa dar conta de tudo e pedir desculpas pelo que está sentindo. Vá com calma e estabeleça limites. Você merece esse cuidado!

Informações valiosas em períodos de TPM 

Dúvidas mais comuns quando o assunto é tensão pré-menstrual 

Para ter certeza de que você não vai ficar com mais nenhuma dúvida sobre a tensão pré-menstrual, vem conferir a lista de perguntas que separamos para você.

Como saber se é TPM ou ansiedade?

Calma, amiga! é normal essa confusão rolar :) Para descobrir se você está passando por uma crise de ansiedade ou TPM, o caminho é observar a intensidade dos sintomas, que tendem a ser mais fortes no caso de uma crise.

Outra dica é mapear se os sintomas continuam por semanas mesmo depois do início do sangramento. No caso da tensão pré-menstrual, o comum é que eles melhorem com a descida da menstruação.

É verdade que doce ajuda na TPM?

Como não ser mais feliz comendo um docinho, não é mesmo? A parceria entre o chocolate e a TPM é de longa data, e de fato esse doce ajuda a elevar os níveis de serotonina e proporcionar uma sensação maior de prazer.

Mas para evitar o excesso de açúcar, que pode atrapalhar, prefira limitar as quantidade por dia ou comer chocolate 70% cacau, por exemplo.

Qual é a diferença entre TPM e TDPM?

O Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM) é uma síndrome conhecida como uma forma de TPM mais intensa, com sintomas acentuados. Ela atinge um número reduzido de mulheres e se manifesta de forma parecida, surgindo dias antes da menstruação e desaparecendo após o início do sangramento.

A diferença é que os sintomas, por serem mais fortes, realmente atrapalham a mulher em sua rotina e suas atividades, prejudicando os relacionamentos e podendo causar níveis mais altos de irritabilidade e tristeza. Em caso de dúvidas, é muito importante falar com seu ginecologista, tá bom?

Quantos dias depois da menstruação vem o período fértil?

O ciclo menstrual gira em torno dos 28 dias. A fase da menstruação marca o primeiro dia do ciclo, que pode durar de três a oito dias, em média.

Assim, para descobrir o período fértil, você deve contar 14 dias considerando aquele primeiro. É nesse dia que provavelmente ocorre a ovulação. Mas lembre-se de considerar uma margem de variação de três dias a mais e a menos. ;)

É possível não ter TPM?

Sim, é possível viver esse período pré-menstrual de diferentes maneiras. Algumas mulheres são menos sensíveis que as outras diante das alterações hormonais, por isso não desenvolvem sintomas durante essa fase.

Outro ponto que é preciso considerar são as questões externas. Se a pessoa estiver passando por um momento difícil no trabalho ou na vida em geral, as quedas hormonais podem intensificar essas sensações. Por isso, a melhor dica é se cuidar sempre e estar conectada ao sagrado feminino!

Agora que você sabe mais sobre a tensão pré-menstrual, suas causas, seus sintomas e o que fazer para aliviar, invista no autoconhecimento e saiba mais sobre outros assuntos aqui com a gente!


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