muito prazer, hormônios!

muito prazer, hormônios!

E aí, vamos ser amigos?

Você provavelmente já ouviu falar sobre os principais hormônios que regem nosso sistema de reprodução: o estrogênio, a progesterona e a testosterona. Nossa sensibilidade, humor, libido e muuuuitas outras questões estão totalmente vinculadas a essas substâncias tão importantes para o pleno funcionamento do nosso corpo - e principalmente do nosso ciclo menstrual. Então vamos a elas:

Estrogênio :

A produção de estrogênio acontece no ovário durante a primeira fase do nosso ciclo, que vai (em média) até o 14º dia. Ele tem a ilustre função de controlar a ovulação e preparar o útero para a reprodução. Nesse período, costumamos ficar ultra ativas, com bastante energia e ânimo. Um ótimo período para atividades que demandam mais da nossa disposição física e social.

Progesterona :

A progesterona é o hormônio produzido após a ovulação, que acontece na segunda fase do nosso ciclo. A palavra progesterona significa pró gestare, que é justamente a preparação do útero para receber (ou não) uma gestação. O corpo quer - e pede! - que fiquemos em repouso, e manda muito sinais para que isso aconteça; nesse período nos sentimos mais cansadas, a tendência é ficarmos com menos energia, mais introspectivas, enfim, com aqueles famosos – e muito conhecidos por nós: sinais de TPM! Acontece principalmente pela diminuição do estrogênio que desequilibra os neurotransmissores responsáveis pelo humor. A sugestão é ficar em casa, bem tranquila, escutando o que seu corpo está pedindo, e respeitando seus sinais.

Testosterona:

A testosterona também é produzida no ovário, e está presente durante todo mês, porém um pouco antes da ovulação é quando acontece o pico de produção, que faz com que nossa libido fique a todo vapor nesses dias. O que para o corpo - que está se preparando para uma fecundação - faz todo sentido! Além dessa função, a testosterona também é muito importante para o bom funcionamento do raciocínio, da memória, e da cognição. Exercícios físicos e uma alimentação equilibrada ajudam a manter bons níveis desse hormônio.

Vale sempre lembrar que é muito importante prestarmos atenção aos sinais do nosso corpo e fazermos visitas médicas e exames a cada 6 meses. Refletir sobre nosso comportamento em certos períodos e ocasiões, perceber as sensações físicas, olhar no espelho e ver mudanças, são práticas que nos aproximam do nosso sagrado feminino. <3

Vamos juntas?



últimos posts

hemorragia menstrual: o que é e quais são as principais causas? | pantys
hemorragia menstrual: o que é e quais são as principais causas?

você sabia que uma das causas mais recorrentes das consultas ginecológicas está relacionada a identificação e tratamento de hemorragia menstrual? 
ler mais >
comer intuitivo: comendo bem e saudável sem sofrer | pantys
comer intuitivo: comendo bem e saudável sem sofrer

se a palavra "dieta" já te causa um certo desconforto só de ser mencionada, já identificamos o primeiro sinal de como a nossa mente foi treinada para entender a alimentação...
ler mais >
por dentro do conceito de body neutrality | pantys
por dentro do conceito de body neutrality

o termo "body neutrality" ganhou espaço nas discussões sobre ideais de beleza entre os anos 2015 e 2016, quando a terapeuta norte-americana Anne Poirer usou este termo para intitular seu programa de palestras dedicadas à mulheres que têm problemas com imagem corporal.
ler mais >

cool. absorbing. obvious.

estamos adicionando pantys na sacola...