O que é Cycle Sync e como aderir a esse estilo de vida?

sincronizar a rotina com o ciclo menstrual? conheça o Cycle Sync!

Aqui na Pantys, nós já estamos "carecas" de saber que o período menstrual não tem a ver somente com aquela semaninha de cólicas. Afinal de contas, nas situações mais comuns, todo esse período dura em torno de 28 dias, e é dividido em quatro fases do ciclo menstrual: a menstruação, pós-menstrual, período fértil e lútea – momento da famosinha TPM.

E você já parou para pensar que 28 dias é quase o mês todinho? Pois é, muitas mulheres têm debatido isso e chegado à conclusão que adequar nossa rotina diária com o ciclo menstrual não é somente possível, como também faz todo sentido! E foi a partir dessa necessidade que surgiu o Cycle Syncing, em tradução livre "ciclo sincronizado", que nada mais é do que produzir, trabalhar, estudar, estar introspectiva, e muitas outras atividades de acordo com o nosso próprio ciclo menstrual!

Hoje, no blog da Pantys, nós vamos falar sobre essa nova forma de olhar a nossa rotina no dia a dia, como tem conquistado muitas mulheres por aí e quais são os passos para dar o ponta pé inicial! Quer entender mais sobre o alinhamento da dieta alimentar, rotina de exercícios e até estilo de trabalho de acordo com cada fase do seu ciclo? Vem com a gente na sequência:

cycle sync: valorização e respeito das fases do ciclo menstrual na rotina diária

Você já tinha ouvido falar em Cycle Syncing? Esse assunto super novo tem conquistado as hashtags mais populares, e é possível consumir muito conteúdo bacana sobre o assunto em redes de relacionamento como Tik Tok e Instagram. O fato é: muitas mulheres têm trazido relatos de como sincronizar o ciclo menstrual, além de demonstrar que os benefícios ultrapassam a barreira do emocional, agregando disposição e produção durante o trabalho e estudos.

E faz todo sentido, não é mesmo, Pantys? Afinal, durante o período menstrual nós passamos por inúmeras oscilações de humor e energia, que acabam influenciando diretamente na forma como lidamos com nossos afazeres diários. É muito comum, e a gente já sabe, que a semana lútea nos deixa menos produtiva.

Em compensação, quando estamos na fase pós menstrual e fértil tendemos a ser muito mais ativas e criativas. Essa oscilação cíclica, que muita gente não entende e acaba tornando a luta contra a marginalização da menstruação mais difícil, é que os sintomas não são algo que controlamos!

Todas as mudanças ocorrem também internamente. E biologicamente falando, as baixas e picos hormonais tendem a ser os maiores responsáveis por isso! Ora, se nosso próprio corpo se comporta de acordo com ciclos, pedir a uma mulher que ela esteja a todo vapor na tensão pré-menstrual não só é ilógico, como também demonstra falta de conhecimento sobre o próprio organismo feminino.

O Cycle Syncing surge, então, com a proposta de humanizar a rotina diária e respeitar o nosso próprio ciclo menstrual. Com certas mudanças no dia a dia e práticas de autocuidado, é possível aprender a lidar melhor com as mudanças hormonais que nosso corpo passa todo mês.

benefícios da rotina Cycle Syncing e como fazer as pazes com nosso próprio ciclo

Dores nas costas, seios inchados, irritação... esse sintomas, assim como outros, são comuns na rotina de qualquer mulher. E quando eles começam a aparecer é comum pensarmos "vou menstruar" ou que alguém nos pergunte "tá na TPM?".

A questão é que, a menstruação como algo natural na rotina, não gera grandes preocupações no nosso dia a dia – a não ser que exista algo diferente na coloração do sangue, por exemplo. Acontece que precisamos nos aguçar o olhar sim! Nesse momento, devemos dar atenção para o que nosso corpo quer nos dizer e respeitar os nossos próprios limites.

Mas como fazer isso na correria do dia a dia? A proposta do Cycle Syncing é fazer as pazes com o nosso ciclo menstrual e saber acolher esse momento como algo natural, que necessita de cuidados especiais. Então, para além de manter sua Pantys limpinha ou verificar se tem os itens necessários em casa, adotar uma rotina mais alinhada com o ciclo pode trazer muitos benefícios à saúde e ao bem-estar diário.

Fase 1 – Menstruação

Sabe aquilo que desejamos desconstruir em nós e deixar ir? Então, esse é o momento certo para colocar essa parte do autoconhecimento em prática. É normal ficarmos introspectivas, sabe? Afinal de contas, estamos sangrando e, por vezes, sentindo algumas dores e sensações desagradáveis.

Não fique preocupada se desejar ficar reclusa e mais quietinha durante um tempo, está bem? Você merece esse tempinho, inclusive para pensar e refletir sobre pontos importantes da sua vida. Estamos aqui se precisar de algo, viu? Nosso blog está recheadíssimo de conteúdos que podem te auxiliar nesse período mais sensível! <3

Fase 2 - Pós-Menstrual

Agora é só comemorar! Nossa estrutura começa a entrar nos eixos novamente e nos sentimos revitalizadas. É um ótimo momento para explorar a criatividade em projetos que estão parados algum tempo. A força total de execução já, já chega quando um novo ciclo começa, então é importante se preparar para gastar toda a energia dos hormônios em alta.

Que tal? Preencha seu corpo de vitalidade de espalhe toda a alegria que está dentro de você. Aproveite para compartilhar conquista e celebrar com todos a sua volta, amiga!

Fase 3 – Período Fértil

É uma fase que dura entre três a cinco dias, ao depender do ciclo de cada mulher. É um momento em que a fertilidade se faz presente em nossas vidas – a sensação é deliciosa, viu? Portanto, é durante esse período em que há um aumento considerável nos níveis de estrogênio e noradrenalina.

Consequentemente, é nesse momento que nos sentimos mais dispostas, bonitas, com libido alta e sensação de que é possível 1000 coisas ao mesmo tempo. O que isso significa? Bem, é nessa hora que o corpo está pedindo "gaste energia!". Então, é o período propício para fazer exercícios físicos, dar um gás nas atividades da faculdade e propor uma nova ideia no trabalho, por exemplo.

Fase 4 – Pré-Menstrual

Este período é marcado por sentimentos extremos devido a alteração hormonal. E não é para menos, né? São tantas sensações ao mesmo tempo que acabamos por ficar um pouco mais irritadas, sensíveis, tensas e desanimadas. Assim, recomendamos que decisões importantes não sejam tomadas durante essa fase. Podemos acabar nos arrependendo após algum tempo.

O melhor é deixar para depois, já que é possível pensar certinho sem a amplitude de sentimentos que nos cercam. Afinal de contas, o cansaço mental é muito comum durante essa fase de tensão, e até mesmo o físico.

mas e no trabalho, também é possível adotar o Cycle Syncing?

Muitas empresas têm adotado e compreendido o Cycle Syncing como algo integrante da performance da mulher. Um ótimo exemplo disso é a equipe estadunidense de futebol, que adotou o estilo de vida como norteador não só dos treinos, mas também da cultura das jogadoras.

Contudo, ainda há muitos empregadores que não possuem uma postura tão humanizada. Nesse caso, o que vale é o diálogo aberto com as pessoas ao seu redor. Explicar que a semana não está fácil, que você está passando por períodos de cansaço, e que isso logo volta ao normal é uma opção.

Sem contar que, com a adoção de uma alimentação saudável, noites de sono melhores dormidas e atividades físicas prazerosas – pilares do Cycle Syncing – é possível que a melhora na irritabilidade e na baixa produtividade também apareçam no trabalho. Os benefícios dessa prática são fantásticas, e valem a pena ser ainda mais exploradas. Confira alguns deles:

  • Aumento da produtividade;
  • Aumento da motivação;
  • Regula o ciclo menstrual
  • Melhora o autoconhecimento;
  • Melhora a qualidade de vida feminina.

o Cycle Syncing também é possível para ciclos irregulares?

Quando o assunto é ciclo menstrual irregular, a melhor coisa a fazer é procurar ajuda especializada. Quem poderá tirar todas as nossas dúvidas, nesse caso, é o ginecologista. Muito mais do que nos preocupar com uma rotina que esteja adequada ao nosso ciclo menstrual, é entender quais razões estão afetando a regularidade do ciclo.

Contudo, dispor de uma rotina de autocuidado, de amor próprio e de respeito aos nossos limites, é uma opção segura e que pode – inclusive! – ajudar na regularização do ciclo. É comum que muitas mulheres, por exemplo, se queixem que o ciclo ficou irregular após um período muito estressante.

Outro ponto importante no momento de considerar a regularidade do fluxo, é que ele muda de pessoa para pessoa, podendo mudar também de mês para mês. Geralmente, um ciclo é considerado "normal" quando varia de 21 a 35 dias, abaixo disso pode ser um sinal de alerta. Novamente, vale a pena consultar seu médico, beleza? :)

Como qualquer mudança na nossa rotina, adotar o Cycle Syncing requer disposição, organização, adequação às nossas limitações e muita informação relevante – e nós estamos aqui para te ajudar com isso, tá?

Que tal conhecer mais sobre si mesma aqui no nosso portal da menstruação? Toda semana trazemos debates interessantíssimos sobre o ciclo menstrual, empoderamento feminino e estilo de vida. Continue navegando com a gente e confira mais!

Nos vemos no próximo post ;)


deixe um comentário

os comentários serão aprovados antes de serem exibidos, ok?


últimos posts

a mudança é coletiva
a mudança é coletiva

o que vem na sua mente quando você pensa em CLIMA? A crise climática tem um impacto global, mas já pode ser sentida a nível local! Precisamos nos engajar na luta socioambiental e fazer algo para mudar essa realidade.

ler mais >
você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino? | pantys
você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino?

Hoje vamos embarcar juntas no mundo dos negócios e mostrar que mesmo diante de tantas injustiças as mulheres continuaram na batalha e garantiram muitas conquistas e direitos. Ficou curiosa? Então, vem com Pantys! <3

ler mais >
como conquistar a independência financeira feminina? | pantys
como conquistar a independência financeira feminina?

Você já sonhou ou sonha em conquistar a sua independência financeira? Isso mexe com crenças e valores sobre dinheiro, trabalho, prosperidade, e por isso é muito importante discuti-lo. Vem com a gente! <3
ler mais >

cool. absorbing. obvious.

estamos adicionando
pantys na sacola...