sangramento na gravidez é aborto? veja os sintomas
Quem tem útero tende a passar por diferentes tipos de sangramento durante toda a vida. Por isso, fica muito difícil de entender se o que está acontecendo é a menstruação, um aborto espontâneo ou mesmo um sangramento que pode acontecer durante a gestação.
Sabemos que é um momento bem delicado — tanto pra quem deseja engravidar como para quem não deseja —, então é importante ter em mente que a consulta a um médico especializado é de extrema importância, hein? Saúde e autocuidado em primeiro lugar!
Reunimos as principais dúvidas que podem estar passando nessa cabecinha aflita pra te dar um alívio imediato e ajudar a entender mais sobre o que está acontecendo. Respira fundo e vem com a gente!
como saber se é aborto ou menstruação?
É importante frisar que não existe menstruação durante a gravidez, o que pode ocorrer são sangramentos.
As possíveis causas do sangramento são:
-
a implantação do óvulo fecundado no endométrio;
-
uma gravidez fora do útero, conhecida como ectópica — que pode, em casos isolados, evoluir pra uma hemorragia;
-
alguma lesão ou infecção no próprio útero.
Caso você esteja grávida, um aborto se caracteriza por falta generalizada dos sintomas de gravidez, e também sinais desconfortáveis como náusea, vômito, cólicas incessantes e febre — que não são iguais ao enjoo gestacional. É importante estar atenta a esses detalhes e procurar ajuda médica para ter certeza.
Veja também: menstruação na gravidez: será que é mesmo possível?
quais os sintomas do aborto?
O principal sintoma do aborto é o sangramento vaginal. Por isso ele pode ser difícil de ser identificado, já que a menstruação sai pelo mesmo lugar que o sangramento. Na maioria das vezes, esse acontecimento ocorre até o terceiro mês de gestação, ou seja, até a 12ª semana.
Esse sangramento costuma ser acompanhado de cólicas intensas que não melhoram, mesmo após tomar medicamentos ou chás para o alívio. Combinado a isso, se estiver sentindo algum sinal de gravidez, eles desaparecem. É possível que você também tenha diferentes secreções: com muco nas cores branco e rosa e até de tecido com coágulo.
como é o sangramento de um aborto?
Você pode se perguntar: "qual a cor do sangue?". Pois bem, o sangramento do aborto costuma ter uma cor em tom de marrom ou mesmo um vermelho vivo. Ele pode ser menos intenso no início ou já começar de forma abundante também. Nele, há a mistura da descamação da parte interna do útero, onde o saco gestacional que estava implantado; ele também é expelido pelo corpo nesse momento.
Acesse: entenda o significado da cor da menstruação e os sinais do seu corpo
menstruação na gravidez existe?
Vamos desmistificar de uma vez por todas? Não existe menstruação durante a gravidez, vamos explicar o porquê. A menstruação nada mais é do que a descamação do endométrio, parte interna do útero, que causa sangramentos que observamos todo mês.
Quando você está grávida, o endométrio não sofre esse processo, pois é nele que o óvulo fecundado fica implantado. Caso haja uma descamação nesse momento, ela vai ser classificada como um aborto espontâneo.
Uma dica interessante pra você conseguir acompanhar o seu ciclo de forma bem fácil são os aplicativos de menstruação. Dá para observar os momentos do ciclo, como ovulação, período fértil, possível data de menstruação, além de outros acompanhamentos ligados à saúde.
Confira: 6 melhores aplicativos de menstruação para conhecer!
como saber se é menstruação ou aborto?
Em alguns casos, é difícil de diferenciar se você está menstruando ou abortando, pois os sintomas são similares. Esses sintomas ficam mais confusos se a menstruação for desregulada, e quando sangra a quantidade de sangue e até a duração é a mesma do ciclo.
Além disso, o aborto espontâneo é algo que acontece com uma a cada seis mulheres — experienciando esse acontecimento nas primeiras semanas de gestação.
Caso esse sangramento ocorra depois de duas semanas do que estava previsto pra você ficar menstruada, a quantidade de sangue também costuma ser a mesma, mas o tempo menstruando pode aumentar de meio período a um dia a mais.
dúvidas esclarecidas?
Amores, é importante estarmos atentas sempre ao comportamento do nosso corpo, pois ninguém melhor do que quem vivência as mudanças diárias para perceber sinais discretos que ele dá para a gente.
É importante frisar que esse post é apenas informativo e não substitui a consulta a um médico especializado, principalmente em caso de sangramentos e dores intensas.
Outro sintoma muito comum de acontecer são cólicas depois da menstruação, você já passou ou passa por isso? Confira também nosso post sobre a temática, para entender as principais causas e o que fazer. Até lá!
deixe um comentário