Poliamor? Muito além do "relacionamento aberto" | Pantys

você sabe o que é poliamor e como ele funciona? descubra hoje com a Pantys!

Três mulheres observando uma estrela e as montanhas com fundo rosa

Estamos mais do que cientes que amar é para todos, não é mesmo? A possibilidade de encontrar uma ou, no caso, algumas pessoas para dividir a vida pode deixar o nosso coração quentinho. O tradicional relacionamento monogâmico não funciona para aqueles que desejam manifestar e cultivar afeto amoroso e sexual para mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Ao contrário do que muitos pensam, é possível se relacionar com mais de um indivíduo ao mesmo tempo, desde que todos estejam cientes e concordam com o vínculo. Esse é um tipo de relacionamento que podemos chamar de poliamor, já ouviu falar? Se você não lida bem com os moldes tradicionais do amor romântico, talvez essa seja sua forma de amar.

Quer ficar por dentro deste assunto? Então, continue a leitura juntinho com a gente e fique por dentro dos detalhes desta maneira de se relacionar com o outro. Confira!

afinal, o que é uma relação poliamorosa e como funciona?

Podemos definir o poliamor como sendo a possibilidade de se relacionar afetivamente e sexualmente com mais de uma pessoa ao mesmo tempo.Por exemplo, uma mulher pode estar apaixonada por um homem, mas também ter sentimentos amorosos por sua amiga. Assim, se essa conexão for singular para os três, eles podem vir a ficar juntos como um trisal.

Há décadas existem pessoas que se sentem atraídas por mais de apenas um indivíduo. Segundo a ciência, esse é um comportamento natural, especialmente para aqueles que possuem dificuldade em manter um relacionamento tradicional com alguém em específico.

E está tudo bem, viu? Essa é somente mais uma – entre tantas – formas de demonstrar o carinho e amor que temos dentro de nós. Afinal de contas, o mundo precisa de mais afeto, então por que ainda existem tantos julgamentos quanto a essa expansão de relacionamento? É necessário desconstruir pensamentos que seguem essa linha, amiga!

Como conseguimos fazer isso? Com conhecimento, autoconhecimento e muito respeito. É exatamente por isso que precisamos tratar esse assunto e compartilhar as informações com todos à nossa volta. Na sequência preparamos um grande conteúdo, para te explicar "tim-tim por tim-tim" sobre o poliamor.

qual a diferença entre poligamia e poliamor?

A diferença entre poligamia e poliamor está, principalmente, no consentimento e relações em conjunto. Em um relacionamento do tipo poligâmico existe uma pessoa no centro da união que se relaciona com outras pessoas. Ou seja, uma mulher é casada com outra mas, ao mesmo tempo, mantêm vínculos amorosos com outra pessoa.

Isso não significa que são um trisal. Uma das mulheres mantêm relacionamento com as outras duas – que não apresentam contato amoroso entre si. Já no poliamor, todos os integrantes dispõem de compromissos, isto é, o vínculo vale para todos.

existem diferentes tipos de poliamor?

A resposta para essa pergunta é sim, existem diferentes tipos de relacionamentos poliamorosos. Isso porque devemos entender a multiplicidade de pessoas espalhadas ao redor do mundo inteirinho. E o poliamor traz a possibilidade de cada relação ter suas regras de acordo com os desejos e expectativas de todos os envolvidos.

Então, qual o motivo de ficarmos sempre dentro da caixa e achar que não podemos nos permitir a amar de maneiras diferentes? Vamos entender as diferenças em cada um dos casos de poliamor, e ficar por dentro de quais são as especificidades de cada um. Segue com a gente <3

polifidelidade

A polifidelidade faz referência a grupos fechados que mantêm relações amorosas entre si. Ou seja, se quatro pessoas participam desse vínculo, a paixão envolve apenas essa quantidade de membros. A infidelidade acontece quando algum integrante acaba por manter relacionamento com indivíduos fora do quarteto.

Devemos ressaltar que o grupo pode ser formado por várias pessoas, não apenas 3 ou 4. Se seis personalidades são apaixonadas entre si, ótimo! A polifidelidade irá funcionar entre todas elas.

trisal

Como já mencionamos anteriormente, o trisal é uma das possibilidades dentro do poliamor. Essa formação apresenta três pessoas que mantêm relações apaixonantes. Vale lembrar que o elo entre os três vai além do gênero, ok? Isto é, a convivência vai muito além de 3 homens ou 3 mulheres.

Se você tem um compromisso como esse, que tal compartilhar um pouco da experiência conosco? O campo de comentários está aberto para que possamos ter essa troca que tanto amamos, lindeza!

relação mono-poli

Neste caso, uma das pessoas é adepta ao poliamor enquanto a outra prefere manter relacionamento monogâmico. Assim, não é considerado traição quando o indivíduo que embarca em relacionamento poliamoroso se relaciona com outras pessoas, mesmo que mantenha vínculo com alguém monogâmico.

Essa questão deve ser muito bem conversada entre os parceiros, viu? Por isso, funciona somente quando existe consenso entre os participantes da relação.

relação com sub-relacionamentos

Os sub-relacionamentos são aqueles que possuem algum tipo de abertura. Isto é, dois indivíduos possuem um vínculo amoroso, entretanto existem momentos em que os parceiros estão com outros. Claro que, ambos sabem disso e sentem-se bem seguindo essa relação.

Caso não haja consenso, essa relação, como qualquer outra, pode acabar não sendo saudável. É preciso muita atenção aos seus limites e limites do(s) seu(s) parceiro(s), ok? A quebra de confiança e de expectativa pode machucar muito e gerar grandes traumas em nós.

acordos geométricos

Assim como explicamos logo no início do conteúdo, ter um relacionamento poliamoroso significa amar várias pessoas. Como vimos ao longo deste post, a construção do elo pode ser feita de várias maneiras. Isso porque, nem todas as pessoas dentro de um mesmo grupo sentem-se atraídas por todos.

É aí que temos os acordos geométricos. Alguma das possibilidades são:

  • Triângulo: trisal que possuem relações entre si;
  • Formato em T: três pessoas que possuem um relacionamento, enquanto a terceira pessoal possui um vínculo não tão estreito com o casal;
  • Quadrado: grupo de quatro pessoas que possuem relacionamentos amorosos entre si;
  • Formato V: um do trisal namora duas pessoas que não possuem vínculos entre si;
  • Formato N: duas mulheres e dois homens, mas só as personalidades femininas possuem relacionamento entre si.

como conversar abertamente com os parceiros sobre o poliamor?

Sinceridade e cuidado é o caminho, sempre!. Se você tem o desejo de fazer parte de um relacionamento amoroso com mais de uma pessoa, é necessário conversar abertamente com os indivíduos por quem você está apaixonado. Abra seu coração e demonstre os seus sentimentos.

Se quem está contigo concordar, a relação poliamorosa tem grandes chances de funcionar. Agora, não force uma pessoa que não pensa como você ou não apresenta os mesmos sentimentos a se ver dentro do status de poliamor, viu? Isso é completamente errado e podem vir a surgir alguns conflitos, como o ciúmes e sentimentos de rejeição.

Vale lembrar que o ciúmes, nessas situações, são conversados e levados como algo natural. Os integrantes que fazem parte do relacionamento entendem que a atenção vai ser dividida e concordam com isso. Então, está tudo certo, sem ressentimentos, mágoas ou dependência emocional.

O que você achou da nossa explicação? Esperamos que tenhamos conseguido tratar sobre esse assunto de modo a esclarecer dúvidas ou questionamentos específicos. Vale lembrar que o campo de comentário está aberto para demais perguntas ou relatos. Este tema gera conversas e vamos amar escutar o que você pensa sobre! Conta para gente <3

Por hoje ficamos por aqui. Até o próximo post!


deixe um comentário

os comentários serão aprovados antes de serem exibidos, ok?


últimos posts

a mudança é coletiva
a mudança é coletiva

o que vem na sua mente quando você pensa em CLIMA? A crise climática tem um impacto global, mas já pode ser sentida a nível local! Precisamos nos engajar na luta socioambiental e fazer algo para mudar essa realidade.

ler mais >
você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino? | pantys
você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino?

Hoje vamos embarcar juntas no mundo dos negócios e mostrar que mesmo diante de tantas injustiças as mulheres continuaram na batalha e garantiram muitas conquistas e direitos. Ficou curiosa? Então, vem com Pantys! <3

ler mais >
como conquistar a independência financeira feminina? | pantys
como conquistar a independência financeira feminina?

Você já sonhou ou sonha em conquistar a sua independência financeira? Isso mexe com crenças e valores sobre dinheiro, trabalho, prosperidade, e por isso é muito importante discuti-lo. Vem com a gente! <3
ler mais >

cool. absorbing. obvious.

estamos adicionando
pantys na sacola...