Desvendando a anatomia do aparelho reprodutor feminino
Amore, você sabe quais são as partes de compõem o sistema reprodutivo feminino? Hoje a gente vai te explicar de forma simples quais são elas e quais as funções de cada uma para te ajudar a entender mais sobre seu corpo e facilitar na hora dos cuidados com a sua saúde menstrual.
Neste post, vamos te explicar o que é aparelho reprodutivo, para que servem estruturas como útero, ovários, tubas uterinas e vulva, além de explicar de onde vem o sangue menstrual. Assim, você poderá entender melhor como seu corpo funciona. Se interessou? Então, continue lendo este conteúdo que nós, da pantys, preparamos para você!
O que é o aparelho reprodutor?
O aparelho reprodutor é um conjunto de órgãos e estruturas presentes no corpo que são usadas durante todos os processos de reprodução, como produção de gametas ou células reprodutoras, fecundação, gestação e parto. Ele possui partes diferentes na versão masculina e feminina, que é a que explicaremos no texto de hoje.
Como o aparelho reprodutor feminino é dividido?
O aparelho reprodutor feminino é dividido em duas partes principais: externa e interna. É possível observar o aparelho externo na região pubiana do corpo.
Ele é formado pela vulva — que contempla desde o monte púbico, lábios, clitóris e até o meato uretral — e abertura do canal vaginal. Já o interno fica na parte de dentro do corpo e, em sua maior parte, não pode ser visto sem ajuda de equipamentos de imagem ou intervenção cirúrgica, sendo formado pelo útero, ovários, tubas e vagina.
Qual é a função de cada parte do aparelho reprodutor feminino?
Você acabou de descobrir que o aparelho reprodutor é composto por diferentes partes, mas ainda não sabe como cada uma delas funciona, né, amore? Relaxa, porque é isso que vamos te explicar a seguir. Vem ver!
1. Útero: onde acontece a gestação
O útero é a parte do sistema reprodutor feminino em que ocorre a gestação. Ele é formado por algumas camadas, sendo elas: periométrio, miométrio e endométrio.
A primeira é a mais externa e reveste o órgão, a segunda é responsável por provocar as contrações durante o parto e a terceira é onde o óvulo fertilizado se implanta, no caso de gravidez. Se não há gestação, ela é eliminada, o que pode causar as desagradáveis cólicas.
2. Ovários: armazenam e liberam os óvulos
Os ovários é um par de glândulas onde são produzidos os óvulos e os hormônios estrogênio e progesterona, importantes para o desenvolvimento do nosso organismo. Ao longo do ciclo menstrual, o ovário libera um óvulo que pode ser eliminado na menstruação ou fecundado por espermatozoide, em caso de relações desprotegidas.
Esse comportamento nos ajuda a entender as diferentes fases de um ciclo, entre elas a ovulação, período fértil e a menstruação, de fato.
3. Tubas ou trompas uterinas: unem os ovários e o útero
Cada uma das tubas uterinas liga um ovário ao útero. Elas também são chamadas de trompas de Falópio, medem cerca de 10 a 12 cm. Em uma gravidez, é nessa região que o espermatozoide costuma encontrar e fecundar o óvulo.
4. Vagina: conecta o útero à vulva
A vagina é um canal que une o útero à vulva. O tamanho médio do canal vaginal é de 7 a 10 cm de comprimento e de 2,5 a 3 cm de largura. Saber dessa informação auxilia muito na hora de escolher o seu coletor menstrual, já que é nessa parte do corpo que ele é colocado.
Além disso, por ser feito de tecidos elásticos, o canal pode aumentar seu diâmetro durante alguns momentos, como na excitação vaginal ou no parto.
5. Vulva: engloba todo o aparelho reprodutor externo
A vulva é a parte considerada como aparelho reprodutivo externo, ou seja, é aquela parte que dá para ver sem precisar de um equipamento como ultrassom ou abrir a pessoa em um processo cirúrgico. Nela, estão as estruturas:
-
Monte púbico: popularmente conhecido como “testa da vagina”, é onde se concentram os pelos pubianos;
-
Lábios maiores: ficam na parte externa da vulva e serve para a proteção do órgão;
-
Lábios menores: estruturas menores, na parte mais interna da vulva, que protegem o canal vaginal contra doenças e infecções;
-
Clitóris: a sua parte visível está localizado ao “norte” da vulva, mas ele é um órgão que se estende pela parte interna no aparelho reprodutor, sendo cheio de terminações nervosas que proporcionam a sensação de prazer;
-
Abertura vaginal: é a entrada do canal vaginal.
Ainda na vulva, estão a abertura da uretra ou meato uretral — onde o xixi sai. É na vulva também que grande parte da flora vaginal se apresenta e, quando está desequilibrada, pode gerar coceiras e desconfortos causados pela candidíase.
A próxima consulta ginecológica será bem mais fácil, agora que você conhece melhor as partes do seu corpo, né?
De onde vem o sangue da menstruação?
Lembra que falamos sobre o endométrio ser eliminado do útero quando não ocorre a gestação? Então, é daí que vem o sangue menstrual. Isso porque o processo de liberação do endométrio envolve a saída de tecido, muco e sangue que seriam usados para a gravidez, mas se tornaram inúteis para o corpo. Ah, só pra constar, essas partes liberadas saem pelo canal vaginal que não é o mesmo do xixi.
O aparelho reprodutor feminino é formado por diferentes órgãos e estruturas que cumprem diferentes funções em nosso corpo. Esses componentes atuam durante todas as fases do seu ciclo menstrual, além de estarem presentes no seu processo de desenvolvimento, ao produzir os hormônios femininos.
Gostou de aprender mais sobre o aparelho reprodutivo feminino? Veja também nosso conteúdo sobre como escolher a calcinha menstrual certa para você ficar mais confortável durante a menstruação!
deixe um comentário