Saúde Menstrual: Cuidando de Si a Cada Fase do Ciclo


Dra. Bárbara Boffo, especialista em Nutrigenômica e Terapias Integrativas na Saúde da Mulher, Fertilidade e Gestação.
Apaixonada pelas técnicas, Nutrição Funcional, Homeopatia, Limpeza do Terreno Biológico, Fitoterapia e Ortomolecular, busca promover o bem-estar e a saúde integral das mulheres.

FASE 1 - MENSTRUAL (Dia 1 ao Dia 5)

Durante esse período, é normal nos sentirmos mais melancólicas e com baixa disposição. O corpo pede recolhimento e repouso. Utilizar óleos essenciais como laranja doce ou camomila romana pode ajudar a trazer um pouco de conforto. Além disso, infusões com dente de leão, morango, uxi amarelo, unha de gato e anis estrelado pode ajudar a aliviar os desconfortos da menstruação. Para se exercitar, opte por atividades mais leves, como caminhadas. É importante lembrar que durante o período menstrual, nosso corpo perde ferro. Por isso, é bom comer alimentos ricos em ferro, como carne vermelha e vegetais de folhas escuras, para repor esses nutrientes e evitar sentir muito cansaço.

 

FASE 2 - PÓS MENSTRUAL (FOLICULAR) (Dia 6 ao Dia 11)

Neste momento, podemos nos sentir mais tranquilas e com uma disposição moderada. É um bom período para criar e reconectar consigo mesma. Usar óleos essenciais como gerânio ou rosa damascena pode ajudar a manter essa sensação de equilíbrio e bem-estar. Além disso, se você está planejando engravidar, este é um período importante, chamado de recrutamento folicular. Incluir infusões de amora, sálvia, romã e framboesa pode ser benéfico para este propósito. Para se exercitar, opte por atividades anaeróbicas, como yoga ou pilates, que são suaves e fortalecem o corpo. E não se esqueça da alimentação! Alimentos nutritivos como gergelim preto e frutas frescas podem te dar a energia necessária. Uma dieta rica em nutrientes, especialmente em vitaminas do complexo B, é importante para apoiar o sistema nervoso e hormonal. Alimentos como ovos, abacate e sementes de girassol são excelentes fontes dessas vitaminas.

 

FASE 3 - OVULATÓRIA (Dia 12 ao Dia 17)

Esta é a fase em que nos sentimos excelentes e cheias de energia. É o momento ideal para produzir e aproveitar o melhor da vida. Durante esses dias, o sono costuma ser reparador e, é o melhor momento para namorar, pois a lubrificação costuma ser maior. Você pode experimentar óleos essenciais como Neroli ou Ylang ylang para se sentir ainda mais bem. Para favorecer o período ovulatório, você pode acrescentar na rotina chás com inhame, erva doce e feno grego. Quanto aos exercícios, dê preferência à musculação e a exercícios de força para

se sentir forte e poderosa! E na alimentação, inclua alimentos como inhame, cenoura e erva doce para se sentir bem nutrida e cheia de energia. Aproveite este período para se sentir ainda mais poderosa e confiante!

 

FASE 4 - PÓS OVULATÓRIA (FASE LUTEA) (Dia 18 até Menstruar Sangue Vivo)

Na fase pós-ovulatória, também conhecida como TPM, podemos nos sentir novamente melancólicas e com pouca disposição. Esse é um momento legal para tirar um tempinho para si mesma e descansar mais. Para se sentir melhor, você pode experimentar usar óleos essenciais como laranja doce e jasmim. Também pode ser reconfortante tomar chás de camomila, anis estrelado, jasmim e folha de pitanga. Manter uma rotina de sono regular e reduzir o estresse também são aspectos essenciais para a saúde menstrual durante esta fase. A prática de técnicas de relaxamento, como meditação ou respiração profunda, pode ajudar a aliviar os sintomas pré-menstruais e promover uma transição suave para o próximo ciclo. Quanto aos exercícios, dê prioridade aos aeróbicos, como corrida, caminhada ou lutas. Na alimentação, inclua alimentos como folhas verde escuras, alcachofra e limão, que são nutritivos e podem te ajudar a se sentir melhor durante esse período. Lembre-se sempre de se cuidar e ouvir o que o seu corpo precisa!

 


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