Coletor Menstrual: Dicas para Escolher o Ideal Para Você


Vem cá, você sabe como escolher o melhor coletor menstrual? Esse produtinho pode estar ganhando cada vez mais fãs que buscam uma menstruação mais sustentável, contudo, a melhor experiência com ele depende de alguns fatores.  

O modelo perfeito depende de quanto costuma descer, de como é o seu corpo e de vários outros fatores que podem fazer a diferença.

Dá para achar um monte de modelos legais que se adaptam em organismos e rotinas diferentes e, por isso, vale a pena ficar de olho em cada detalhe na hora de investir!

Principalmente se for a sua primeira vez, pode parecer um baita desafio achar a melhor opção. Mas fica tranquila, bonita! 😌 Vamos te explicar direitinho o que levar em conta nessa hora tão especial.

Como saber o tamanho ideal do coletor menstrual?

O corpo de cada pessoa que menstrua tem formatos e tamanhos únicos. Daí, é importante entender como o coletor vai se encaixar ali no canal vaginal e o que o modelo precisa para ficar na medida.

Altura do colo do útero

O primeiro detalhe a se considerar é a altura do colo do seu útero, ou seja, até onde a pontinha do útero chega na vagina. Algumas pessoas têm essa parte do corpo comprida e outras, mais curtinha, e isso é supernormal!

Funciona assim, quando o colo do útero é baixo, a vagina tem menos espaço livre e precisa de um copinho pequeno para segurar a menstruação. Já se o canal é alto, dá para colocar modelos maiores sem ficar apertado ou incomodando!

E te conto mais, medir a altura do colo do útero é bem fácil, olha só:

  • Lave as mãos com água e sabão;

  • Fique em pé, agachada ou com uma perna apoiada na cama;

  • Coloque o indicador no canal vaginal com cuidado;

  • Se o dedo entrar só um pouquinho e travar na primeira dobra, o colo é baixo;

  • Se chegar na segunda marquinha, ele é médio;

  • Já se for até a terceira ou passar dela, aí o colo é alto!

Intensidade do fluxo menstrual

Outro fator importante é a quantidade de menstruação que desce. Isso varia de pessoa para pessoa, viu?

Um absorvente externo tradicional costuma ficar cheio com mais ou menos 5ml de líquido, enquanto um noturno pode conter até 15 ml, dependendo do modelo.

Já os coletores têm capacidades que podem ir de 5 a 15ml, por exemplo. Daí a importância de saber o seu fluxo na hora de escolher o copinho menstrual.

Olha só algumas informações importantes:

  • Os coletores maiores têm uma capacidade grande, o que é ótimo para deixar até as pessoas com fluxo intenso tranquilas por várias horas;

  • Quanto mais espaço para guardar o fluxo, menos necessidade de trocas (às vezes, dá para ficar até 12 horas sem esvaziar!);

  • Combinar a quantidade de sangue com o tamanho certo do coletor evita vazamentos tanto de dia como de noite.

Idade

O coletor menstrual é uma opção para todas as idades, desde a primeira menstruação. Mas como o tamanho e a forma do corpo podem mudar com o passar dos anos, pode ser que você precise trocar o modelo em fases diferentes da vida.

Musculatura pélvica e outros fatores

Uma das coisas que mudam com a idade é a força da musculatura de suporte ali na região da pélvis. Olha só:  

  • Com o passar dos anos, os músculos perdem uma parte da firmeza, o que aumenta a dificuldade para segurar os copinhos;

  • Músculos mais fracos são um desafio para controlar a vedação de copinhos largos ou duros, já que a habilidade de contrair e relaxar a região influencia a capacidade de manter o coletor no lugar;

  • O contrário também pode acontecer: pessoas que praticam esportes costumam ter musculaturas fortes e precisam de coletores mais firmes.

Quais são os tipos de coletor?

Antes de decidir qual o melhor coletor menstrual, a dica é entender quais são os tipos disponíveis e quando eles são indicados.

Esses acessórios costumam ser divididos em 3 categorias:

  • Pequenos: costumam ter de 20-25 ml e são ótimos para iniciantes, discretos e confortáveis. Além disso, se adaptam a diferentes colos de útero e fluxos.

  • Médios: variam entre 25-30 ml, são versáteis e adequados para fluxo equilibrado ou variável.

  • Grandes: variam a partir de 40 ml ou mais, e são perfeitos para fluxo intenso e um uso noturno sem vazamentos.

Como achar o copinho de menstruação perfeito?

Encontrar o coletor menstrual perfeito é uma jornada pessoal e cheia de descobertas. Depois de pensar em cada detalhe, chegou a hora de decidir qual modelo vai te acompanhar daqui para frente!

  • Para começar, escolha o tamanho que mais combina com você. Considere a altura do colo do útero e a quantidade de fluxo;

  • Leve em conta o seu estilo de vida: se passa várias horas fora de casa, tipos com capacidade maior podem ser melhores;

  • Decida se prefere opções firmes, indicadas para musculaturas fortes, ou flexíveis, que são bem versáteis.

Uma dica legal para acertar na decisão é optar por modelos versáteis e que se adaptam em diferentes tipos de corpos.

Nosso copinho de menstruação, por exemplo, conta com um só tamanho que se ajusta em todos os tipos de canais vaginais.

Informações para aprender mais sobre o copinho

Buscando mais informações sobre o copinho? Preparamos uma seleção perfeita sobre como cuidar dele e de você no período menstrual 💪

 

Outras dúvidas para escolher seu coletor menstrual

É supernormal bater aquela dúvida sobre os copinhos mesmo depois de já ter bastante experiência no assunto. Aí, para não deixar escapar nadinha, vem conferir as indicações que nós preparamos especialmente para você!

Qual é a melhor marca de coletor menstrual?

A Pantys é uma das referências quando o assunto é menstruação e nosso compromisso com um coletor menstrual que fosse confortável, acessível e sustentável não poderia ser diferente!

Nosso copinho menstrual Cupy, é dermatologicamente testado, macio, confortável e compatível com todos os canais vaginais. Pode experimentar sem medo!

Qual o melhor coletor para fluxo intenso?

O coletor menstrual Cupy Pantys é indicado para todos os tipos de fluxo e se sai muito bem com fluxos intensos. Ele mede 7cm, ou centímetros, sendo 5cm do copinho e 2cm da haste e está disponível sozinho ou em kits menstruais completos!

É melhor coletor ou absorvente interno?

O coletor menstrual Cupy Pantys é indicado para todos os tipos de fluxo e se sai muito bem com fluxos intensos. Ele mede 7cm, ou centímetros, sendo 5cm do copinho e 2cm da haste e está disponível sozinho ou em kits menstruais completos!

Qual o coletor menstrual mais macio?

O coletor menstrual Cupy Pantys ganhou de várias outras marcas em um teste de mercado feito para saber qual é o coletor menstrual mais macio. Ele tem uma textura suave e molinha, perfeita para se adaptar em vários tipos de corpos!

Se joga no coletor, mana!

Olha, no fundo, escolher o coletor menstrual perfeito é tudo sobre entender o seu corpo e o que faz você se sentir confortável.

Pensar na altura do colo do útero, no quanto você menstrua, na sua idade e na força dos músculos da região é o caminho para entender os melhores modelos e aumentar o conforto durante o ciclo.

E aí, tudo pronto para escolher o seu copinho?


deixe um comentário

os comentários precisam ser aprovados antes de postarmos, ok?

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.