empreendedorismo feminino: 10 ideias de bons negócios para abrir


Amores, anotem aí na sua agenda: no dia 19 do mês de novembro, é comemorado o Dia do Empreendedorismo Feminino, data celebrada desde o ano de 2014. Sabemos que nós, mulheres, enfrentamos sempre uma luta a mais em diversas áreas, por isso, esse dia surge como um marco pra relembrarmos a importância do empreendedorismo feminino no mercado de trabalho.

Muitas vezes, temos uma maior dificuldade em sermos levadas a sério quando desejamos empreender — já que o mundo corporativo conta com uma visão ainda muito limitada e machista da "divisão de profissões" a serem executadas por homens ou mulheres — ou mesmo de fazermos construções sólidas de networking.

Assim, esses empecilhos podem desanimar no início. Mas não podemos esquecer que cada uma de nós tem uma visão diferente do mundo, portanto, temos muito a contribuir em todas as profissões — seja em cargos de liderança ou não — e devemos mostrar isso, já que somos únicas, não é mesmo?

Se você ficou inspirada, mas não tem ideia em qual área investir, a gente trouxe uma lista com 10 ideias de melhores negócios para abrir que estão bombando no momento.

Pode ser que você queira até mesmo seguir alguma dessas ou elas podem te ajudar a ter algum insight que transborde essa primeira dica. Quem sabe você não descobre algo único guardado dentro de você e que precisa urgentemente ser compartilhado com o mundo! Bora conferir?

1. produtora de conteúdo para internet

Sem dúvidas, essa profissão aumentou consideravelmente nos últimos anos devido à expansão da internet e das redes sociais. Ela tem a facilidade de poder ser feita de onde você estiver, tratando de assuntos que você tenha afinidade e queira expressar para o mundo!

O importante é trazer conteúdos relevantes para um nicho que você tenha afinidade e percebeu que há muito público-alvo. Este vai consumi-lo, gerando uma interação de confiança e interesse pelo que você mostra. Se animou? Vamos ver alguns desafios que essa profissão pode exigir.

Muitas pessoas podem pensar que basta gravar coisas aleatórias e postar sem nenhum critério é o que as pessoas com essa profissão — também chamadas de influencers — fazem o dia inteiro. Mas é claro que tem muito mais trabalho por trás, como:

  • Dedicação intensa e diária para construir seu público;

  • Planejamento dos conteúdos a serem feitos, tanto os assuntos tratados como a forma que serão abordados;

  • Calendário de gravações, produções, edições e postagens com regularidade;

  • Criação de toques diferenciais para gerar identificação com seu público;

  • Entendimento de qual rede social vale mais a pena para você investir;

  • Busca de patrocínios e agências que ajudem a gerir a profissão.

E esses são apenas alguns pontos! Como em todas as profissões, temos os dois lados. Mas com muita paciência, autenticidade e dedicação é possível se destacar nesse meio.

2. marketing digital: gestora de tráfego

Outra carreira em alta com certeza é do marketing digital, também altamente influenciada pelo momento em que vivemos. Dentro delas, vocês podem explorar vários nichos, amores. Sabe qual é um deles? O de gestora de tráfego! Vem cá entender melhor o que esse cargo faz no seu dia a dia.

Basicamente, essa posição tem como responsabilidade gerenciar várias partes de uma campanha publicitária que é vendida ao cliente, como a parte organizacional e analítica das demandas, estratégias e ações que serão tomadas. Isso pode ser administrado em redes sociais (Instagram, Facebook e Tik Tok), tráfegos pagos e orgânicos no Google e mais.

Portanto, exige que você tenha um perfil bem organizado, que saiba liderar e distribuir responsabilidades. Os desafios são lidar com bastante pressão de prazos, entregas e expectativas dos clientes. Também ser maleável e conseguir se adaptar a mudanças sem se desestabilizar. E aí, é pra você essa?

3. consultora de carreira profissional

Pra quem ter um olhar mais sensível, analítico e crítico, uma possibilidade é você ser uma consultora de carreira. Nessa profissão, você pode lidar tanto com pessoas que estão no começo da vida profissional, querem mudar o ramo que estão ou mesmo precisam de auxílio para se aprimorar na área que estão.

Um grande desafio é ter um conhecimento amplo do mercado e suas possibilidades, o que vai necessitar uma grande dedicação e, claro, constantes estudos. Ainda ter em mente que é o futuro das pessoas que está sendo tratado, ou seja, pode auxiliar no crescimento ou mesmo um caminho que não seja o ideal para o cliente.

Sabe quem se dá muito bem nessa carreira? Profissionais das áreas de humanas como administração e psicologia, a primeira consegue levar a visão processual e a segunda agrega com a visão comportamental. Tem experiência na área? Então, ajude quem precisa de um norte!

Veja também: 4 empreendedoras femininas famosas

4. assessora de eventos

Se você é bem organizada e gosta de estar na ação, fazendo as coisas acontecerem, uma boa aposta é a carreira de assessora de eventos. Essa profissão vai te dar o poder de ajudar a tornar festas e eventos possíveis, facilitando os processos para que tudo flua de forma tranquila. Aqui, o objetivo é ajudar quem não tem tempo para organizar um evento.

O desafio é lidar com os problemas que surgem durante o processo, assim como ter ideias criativas para lidar com acontecimentos inesperados e ter estabilidade emocional para conseguir lidar com imprevisibilidades.

5. vendedora online

Você se vê no ramo de vendas? É boa comunicadora? Então, uma aposta é investir em uma profissão de vendedora online! Há muitos nichos a serem explorados de serviços e produtos! Um fato é que a concorrência é alta. Por isso, você precisa de uma boa divulgação e estratégias eficazes para atingir o nicho escolhido!

A grande vantagem é não ter gastos de um espaço físico e nem precisar se limitar a vender produtos em um único local e cidade. Ou seja, a vantagem do online é trabalhar na sua casa e conseguir atingir consumidores todo país — e até pelo mundo, por que não? Aventure-se com o empreendedorismo feminino.

6. desenvolvedora de sistemas, sites, apps e jogos

Para quem ama a área de tecnologia, investir no ramo de desenvolvimento é uma boa opção. Mas quais são as possibilidades? Bem, são muitas MESMO! Com um mundo cada vez mais online e conectado, os desenvolvedores estão por trás de tudo para que as coisas funcionem de maneira perfeita e fluida.

Um exemplo é você explorar o desenvolvimento de sistemas e de jogos. Um desafio é sempre precisar atualizar o seu conhecimento de HTML, JAVA, PHP e outras linguagens de desenvolvimento, já que é um ambiente bem volátil e em constante construção também. Um perfil analítico, com atenção a detalhes e criativo se destacam nessa área.

7. escritora

Tem gente que, para conseguir colocar tudo para fora, aposta na tradução dos pensamentos e sentimentos em palavras. Se esse é o seu caso, essa é uma bela ideia para trabalhar por conta própria, podendo ser uma ideia de negócio em casa. Você precisa encontrar um gênero e nicho que se identifique, há muitas opções!

Os desafios são conseguir o aceite de editoras e começar a alavancar nessa carreira, que, infelizmente, não é muito valorizada no país. Uma opção é tentar começar pelo mundo online, como uma página que divulgue seus textos, escrever conteúdos para grandes portais ou criar o seu próprio blog.

Dessa forma, você consegue disseminar seu talento de uma forma mais ampla, criando uma base de leitores, para depois investir no mundo offline, se esse for o seu desejo!

Confira ainda: mulheres na Literatura: vem conhecer com a pantys!

8. corretora de imóveis

Pra quem curte construir sonhos, corretora de imóveis é uma carreira bem promissora para iniciar. Ainda, não precisa ser em uma imobiliária, ao contrário do que muita gente pensa, podendo exercer a profissão de forma autônoma, basta ser regulamentado pelo órgão Creci.

Basicamente, auxilia pessoas a encontrar lugares para compra e locação, facilitando a procura e a parte burocrática. Os desafios que você pode enfrentar é a dificuldade de encontrar cursos específicos na sua região para se atualizar no mercado local, mas nada que insights de cursos onlines não resolvam, ok? O outro ponto é ter que trabalhar muito o marketing pessoal, já que você é a cara do negócio.

9. confeiteira

Você tem a mão para o doce? Então, vamos falar mais sobre a profissão de confeiteira. Um fato é: independente da crise, o setor alimentício não costuma sofrer tanto, já que é algo essencial do ser. Assim, você pode investir em cursos de gastronomia ou diretamente no setor da confeitaria.

Sabe o que mais? Você pode aproveitar o online para ser a vitrine da sua loja e apostar no mercado de vendas por delivery. Mais uma vez, os custos físicos de um espaço são economizados — pelo menos em um momento inicial, onde você já vai precisar desprender de dinheiro para investimentos.

Então, um dos desafios é de fato o começo, assim como conseguir construir um bom marketing online para que as pessoas experimentem os seus produtos e se tornem clientes fiéis.

Se inspire: mulheres no cinema: histórias por trás das cortinas

10. chef de cozinha de alimentação funcional e fitness

Outra área para quem curte a cozinha é se tornar uma boa chef! E sabe qual área está em alta? A área de alimentação mais saudável, como funcional e fitness, assim como uma cozinha que pense em pessoas com restrições — como vegetarianos e veganos ou mesmo pessoas com alergias alimentares.

Se escolher essa profissão saiba que você não está simplesmente montando o seu próprio negócio, mas proporcionando uma nova experiência para quem tem limitação.

O desafio é surpreender no sabor, levando um bom custo-benefício ao consumidor, já que isso — muitas vezes — deixa a desejar. Ao lidar com uma alimentação mais sensível para alérgicos, a responsabilidade como chef também aumenta, pois é preciso garantir, de fato, que não haja nenhum tipo de contaminação cruzada, já que isso afetaria diretamente a saúde dos clientes.

Além da independência financeira que ser uma empreendedora pode te trazer, é importante que a profissão escolhida ainda te preencha no longo prazo — claro, se for preciso ajustes ao longo do caminho, tudo bem, a vida é assim!

Bom, são muitas opções, né, mulheres? Tem para áreas para pessoas mais planejadas e analíticas, até aquelas executoras e comunicativas. Portanto, um ponto legal é também se observar, ver o que, de fato, se encaixa no seu perfil e onde você teria um propósito em fazer.

Pra te inspirar ainda mais a buscar o seu propósito, venha conhecer a história de 11 mulheres empreendedoras e entender como elas começaram. Até lá!


deixe um comentário

os comentários precisam ser aprovados antes de postarmos, ok?

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.


calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer - pantys 7898679471725 calcinhaabsorvente calcinhamenstrual
azul e rosa preto azul e preto
calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer
1897 avaliações
R$ 135,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
preto
calcinha absorvente pantys & sempre livre - básica
2352 avaliações
R$ 79,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
rosa preto
calcinha absorvente fluxo leve - tanga
gotas
725 avaliações
R$ 105,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
preto e rosa rosa
calcinha absorvente fluxo moderado - comfy
269 avaliações
R$ 79,00