14 dicas para pular carnaval e curtir a folia sem risco

Mulher posando com as mãos na cintura, usando fantasia de carnaval de corações e vários confetes caindo sobre ela

Glitter, purpurina, bloquinhos, fantasias, música, crushs e muita diversão! Você tá preparada para pular carnaval e curtir a festa mais amada do Brasil? 

Se ainda não entrou na vibe, já pode ir providenciando os brilhos que a gente já listou um monte de dicas para você aproveitar a folia com saúde e segurança. Tem truque para não perder dinheiro, para amenizar a ressaca, conselhos de amiga e mais. Vem cá ver!

1. não deixe a hidratação de lado 

A gente sabe que você vai pro bloquinho pensando em beber cerveja, caipirinha e outros drinks, mas é sempre bom te lembrar que isso não substitui a ingestão de água, tá?!

E nem estamos levando tanto em consideração a quantidade de água ideal para cada pessoa, mas sim, cuidado com seu corpo num calorão de 30 °C ou mais. Então, se possível, leve uma garrafinha de água com você e beba isotônicos ou água de coco para repor nutrientes. 

2. copo fechado é mais seguro!

Leve um copo reutilizável com tampa, assim você consegue ter 100% de controle do que está bebendo — já protege o meio ambiente também.

Infelizmente, precisamos ficar atentas para que ninguém "batize" nossas bebidas, né? Compartilhe essa dica com sua amiga!

3. prefira lookinhos leves e confortáveis

O close com a fantasia é importante? Sim! Mas seu conforto também, amiga! Então tente unir o útil ao agradável e escolha um look levinho, preferencialmente com tecidos de algodão para você passar menos calor e foliar bastante. 

Para os pés, prefira um tênis ou outro sapato mais fechadinho para evitar cortes e machucados com cacos de vidro e outros objetos que a galera joga no chão (infelizmente, nem todo mundo tem consciência ambiental).

4. se alimente entre um gole e outro

Dizem que o segredo para evitar, ou pelo menos, aliviar os sintomas da ressaca é se alimentar bem enquanto está bebendo. Assim, você manda nutrientes para seu corpo e minimiza os efeitos do álcool. 

Antes de sair de casa, dê preferência para frutas, lanches naturais e outros alimentos levinhos para não pesar muito e, depois, fique de olho para fazer um intervalinho e comer algo na rua. 

5. não se esqueça do protetor solar

Nada de sair de casa sem passar protetor solar hein, amores! Pular carnaval ao ar livre é uma delícia, mas pode trazer riscos à saúde da sua pele e também, te presentear com queimaduras e marquinhas inusitadas — já pensou acabar com a festa antes da hora porque se queimou demais? 

Então mana, se joga no protetor solar, antes de se jogar pra folia! O ideal segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia [1] é usar um protetor solar com no mínimo FPS 30 e replicar a cada 3 horas. 

6. cuidado com o excesso álcool

A gente precisa de equilíbrio para tudo na vida, até mesmo na curtição, ou seja, nada de sair por aí pulando e bebendo todas! E você sabe que isso não tem nada a ver com questões sociais de certo ou errado, mas com o cuidado com o seu corpo mesmo e toda aquela questão de se respeitar, sabe?!

A dica, como já falamos ali em cima, é mesclar as bebidas com água e outros líquidos para hidratação. Outra solução boa é literalmente dosar a mão nos drinks, experimente diminuir a dose de gin, por exemplo, e aumentar a quantidade de água tônica ou refrigerante para um drink mais levinho. 

7. prazer e proteção precisam andar juntos 

A gente sabe que você já ouviu aqui, do seu médico, das suas amigas, enfim, mas não custa lembrar: sexo seguro é sexo com proteção. O Ministério da Saúde sempre reafirma que a camisinha é o único método contraceptivo que protege contra as DST/ISTs, como HIV, clamídia, sífilis, tricomoníase, gonorreia e outras. [2]

Além disso, os sinais nem sempre são visíveis, ou seja, nem sempre dá para saber se o parceiro ou a parceira tem alguma doença. Outra coisa válida de destacar é que a camisinha deve ser usada desde o primeiro momento, tanto no sexo vaginal, quanto oral ou anal. 

E, nem precisa ficar esperando o outro ir atrás, tá? Já passou da hora de quebrar esse tabu e qualquer pessoa pode e deve ir comprar camisinha sem ter nenhuma vergonha. Então se você planeja curtir ou está disposta caso role um clima, já compre pelo menos uma. Nada de passar sufoco (ou vontade) na hora. 

#dicapantys: o SUS disponibiliza gratuitamente em hospitais públicos e postos de saúde municipais preservativos masculinos e femininos [3]. Geralmente ficam na recepção, é só solicitar na hora. 

8. cuidado ao guardar seus pertences 

Infelizmente, rolam muitos casos de roubos, furtos e perda de documentos e objetos pessoais durante o Carnaval. Para evitar esse tipo de situação, uma boa estratégia é adotar uma doleira ou pochete, quem sabe até compondo seu look ou fantasia. 
Outra dica aqui é levar somente o essencial, como:

  • documento de identificação com foto;

  • dinheiro para o dia;

  • cartão com função NFC (aproximação) bloqueada.

  • celular;

  • chaves de casa.

9. seja consciente com o meio ambiente

Não é nenhuma novidade que aqui na pantys a gente levanta a bandeira da consciência com o meio ambiente, então, no carnaval não seria diferente, né? Olha só algumas soluções para colocar em prática e/ou incentivar os amigos na folia:

  • Incentive outras pessoas a usarem banheiros químicos;

  • Guarde seu lixinho no bolso até encontrar uma lixeira;

  • Leve uma caneca para não usar copos descartáveis;

  • Use calcinhas absorventes para facilitar a troca e não gerar lixo;

10. ande sempre em grupo

Precisa ir ao banheiro? Chame uma amiga! Vai dar um perdido com alguém? Avise alguém e compartilhe sua localização! É triste falar isso, mas ficar sozinha na folia pode ser muito perigoso, tanto na questão de assaltos, quanto na questão de assédios. Se cuide!

11. saiba dizer não

Não é não. Sem justificativas! 

Se você passar ou presenciar, alguma situação de violência ou assédio sexual, denuncie! A rua é pública, mas o seu corpo não é! Então, mesmo que seja difícil, chame um policial, ligue para a polícia ou até mesmo grite se for preciso, mas não hesite em pedir ajuda ou defender outra pessoa. 

12. cuidado com o seu copo

Sua mãe já dizia “nada de aceitar bebida de estranhos” e é justamente isso que deve fazer para curtir um carnaval seguro. Sempre desconfie ao receber bebida de algum estranho que acabou de conhecer. Além disso, opte por colocar um tirante na sua caneca, assim as chances de alguém colocar algo escondido são menores. 

Ao comprar bebidas, sempre dê preferência para embalagens lacradas ou então, num local que veja a pessoa colocando no copo, bem ali na sua frente. 

13. transporte coletivo

Se beber, não dirija! Isso é lei!

A melhor dica para se locomover nesse período com segurança e evitar acidentes é optar pelo transporte público e, de preferência, acompanhada com alguém. Pode demorar um pouquinho mais para chegar em casa, mas para quem já curtiu horrores alguns minutinhos a mais não serão tão ruins. 

Se optar por Uber ou 99, sempre confirme se o motorista não está bêbado. Tente lembrar disso, tá? É pela sua segurança.

14. e essa boquinha aí, ela só beija ou tem surpresa?

Para quem vai pegar geral: olhou, deu match, beijou. Olhou, bateu um papo, beijou. Olhou, apresentou para as amigas, pegou o @ no insta. É mais ou menos isso, né?!

Mas essa curtição toda tem um risco: a doença do beijo chamada de mononucleose [4]. Você pode não ter. Seu ou sua crush do Carnaval pode não ter, mas ele ou ela pode ter beijado alguém que tinha.

A doença do beijo é transmitida pela saliva e, geralmente, demora um mês ou mais para apresentar sintomas, que são bem comuns:

  • dor de garganta;

  • febre;

  • fadiga;

  • ínguas no pescoço;

  • cansaço excessivo;

  • manchas esbranquiçadas na boca, língua e/ou garganta;

Por se tratar de um tipo de vírus, assim como herpes e gripe, a doença é tratada com analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios. É bem difícil saber se alguém está com ela. Em relação à prevenção, é um pouco complicado, mas se notar feridinhas ou manchas na boca do parceiro é bom repensar a ideia.

Já se a pessoa for assintomática não há muito o que fazer, tem que beijar na boca na sorte mesmo, curtir e se prevenir do jeito que dá. Não é só pela doença que a gente alerta. O beijo também é uma troca de energia entre dois corpos. Então escolha bem com quem você divide o que é.

Anotou as dicas? Agora que tá prontíssima para foliar! Aproveite para ficar de olho em outras dicas de carnaval, saúde e bem-estar aqui na pantys e até ideias de fantasias. Até a próxima!


Referências bibliográficas

[1] Cuidados diários com a pele. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/>.

‌[2] MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE POLÍTICAS DE SAÚDE COORDENAÇÃO NACIONAL DE DST E AIDS POLÍTICA NACIONAL DE DST/AIDS PRINCÍPIOS, DIRETRIZES E ESTRATÉGIAS. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd03_17.pdf>.

[3] AMATO NETO, V. Informaçöes sobre AIDS: prevençäo da infecçäo pelo HIV - considerações sobre a distribuição gratuita de camisinha. J. bras. med, p. 109–10, 1994.

‌[4] OLIVERA, M. M. DE et al. MONONUCLEOSE INFECCIOSA: A DOENÇA DO BEIJO. Mostra Científica da Farmácia, v. 4, n. 2, 20 ago. 2018.


deixe um comentário

os comentários precisam ser aprovados antes de postarmos, ok?

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.


calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer - pantys 7898679471725 calcinhaabsorvente calcinhamenstrual
azul e rosa preto azul e preto
calcinha shorts absorvente fluxo noturno - dreamer
1897 avaliações
R$ 135,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
calcinha absorvente - básica - fluxo moderado - pantys 7898679473040 calcinhamenstrual
preto
calcinha absorvente pantys & sempre livre - básica
2352 avaliações
R$ 79,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
calcinha absorvente - tanga - fluxo leve - pantys 7898679471824 calcinha menstrual
rosa preto
calcinha absorvente fluxo leve - tanga
gotas
725 avaliações
R$ 105,00
best seller 🔥
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
calcinha absorvente - comfy - fluxo moderado - pantys 7898679473071 calcinha menstrual
preto e rosa rosa
calcinha absorvente fluxo moderado - comfy
269 avaliações
R$ 79,00