diquinhas preciosas para aproveitar o verão de forma saudável

diquinhas preciosas para aproveitar o verão de forma saudável

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A estação mais quente do ano chegou e, junto com os dias ensolarados, é preciso alguns cuidados especiais, principalmente com nossa saúde ginecológica. É nessa época, por exemplo, que o Instituto de Urologia e Nefrologia (IUN) registra um aumento de 30% nos casos de pacientes com problemas urinários — a maioria com cólicas renais e cistite. Se você já teve a famosa infecção urinária, caracterizada, entre outros sintomas, pela ardência ao fazer xixi, sabe quão incômoda é a experiência. Por isso, a gente abre essa conversa com você, dividindo dicas preciosas pra você mergulhar de cabeça no verão. Vem com a gente.

clube do biquíni o dia todo

Se você faz parte desse time, cuidado: meios quentes e úmidos (como o biquíni molhado) são ideais para a proliferação de micro-organismos prejudiciais à saúde, como o fungo Candida albicans, que se aloja comumente na área genital, provocando coceira, secreção e inflamação na região e causando o que conhecemos por Candidíase. Por isso, o ideal é que depois de cair na água, você troque a parte debaixo do biquíni. E, ah!, dê preferência ao sabão neutro na hora de lavar roupas íntimas e de banho.

beba água beba água beba água

É sério. Faça do “beba água!” um mantra. “Além da possibilidade de proliferação de fungos e bactérias já mencionadas, é também no verão que nosso corpo necessita de mais água e nutrientes para manter o metabolismo funcionando idealmente, já que perdemos nutrientes e água decorrentes do calor. Com isso, a imunidade pode ser afetada e comprometer nosso organismo”, explica a ginecologista e obstetra Luisa Aguiar.

Se você não é fã de água e tem uma dificuldade tremenda de lembrar de ingerir bastante líquido no verão, separamos três boas dicas pra você, ó:

_ tá com sede?

Não há (quase) nada que um app hoje não faça por você. Se você vira e mexe se esquece de beber água, o Waterbalance (para Apple ou Android) não só vai lembrá-la como também calcula a quantidade de água que você precisa beber, durante certo período de acordo com seu peso, sua altura e idade. Sem mais desculpa, né?

_ olha a água de coco!

Fresquinha, saborosa e cheia de sais minerais: a água de coco é um ótimo isotônico natural para o pós de atividades físicas. Se você é fã, taí uma forma de ingerir líquido e ainda saborear essa delicinha da natureza.

_ de olho nos alimentos

Frutas com alta concentração de água (como melão, abacaxi, maçã, uva e pera) e sucos naturais podem ser uma boa pedida para dar aquela reforçada na hidratação. E, claro, nunca é demais lembrar: evitar, sempre que possível, sucos de caixinha e refrigerantes, já que são cheios de açúcar e conservantes prejudiciais à saúde.

já cuidou da sua pele hoje?

Você já deve saber que ela é o maior órgão do nosso corpo, mas, mesmo assim, vez que outra esquecemos de olhar pra ela com afeto e cuidado, né? Pois bem, no verão, os cuidados têm de ser redobrados. E não estamos falando só do protetor solar, não. Ficar com roupas molhadas durante muito tempo, por exemplo, podem causar micoses e infecções. Dermatites e alergias também podem surgir nesse período — por isso, se for sentar na grama ou na areia, opte por estender uma canga mais grossinha, uma toalha ou, preferencialmente, uma cadeira de praia para evitar contaminações diversas.

No fim do dia, você pode incluir a atenção com a pele no seu ritual de relaxamento. Um banho (morno ou gelado, para evitar ressecamento) e depois uma automassagem com um hidratante podem ser um momento precioso para você se desligar da correria e ainda, de quebra, cuidar do corpo.

e o sono, como fica?

Ah, que bom que você perguntou. De acordo com a Luisa Aguiar, especialista em uroginecologia, o cuidado com a saúde deve ser integral, visando sempre o equilíbrio e a compreensão holística do nosso corpo. Por isso, é importantíssimo juntar todos os cuidados que já falamos com uma alimentação saudável e com boas noites de sono. Outra dica da médica é dormir sem calcinha — quando não estiver menstruada, claro :)

e como saber a hora de procurar uma médica ou um médico?

“Quando você sentir que há um desequilíbrio em seu organismo”, explica Luisa. No caso específico de doenças ginecológicas, atenção redobrada a sinais como corrimentos com cheiro forte e que geram muito prurido: “Normalmente corrimentos com essas características são patológicos. Outro sintoma que deve ser observado é dor ao urinar e/ ou idas frequentes ao banheiro, que podem ser sinais de infecção urinária e devem ser avaliados por um profissional”.

Também não vale copiar aquele tratamento da vizinha ou até mesmo da farmácia, sabe? “É importante que a mulher procure, em caso de algum incômodo, um diagnóstico e um tratamento adequado, se for o caso, para que seja tratada definitivamente e para que evite sobrecarregar o organismo com medicamentos desnecessários. Aliás, o uso de antibióticos indiscriminadamente, por exemplo, pode ser um fator de risco importante para o aparecimento de candidíase vaginal”, explica.

Então você já sabe, né? Muita água, alimentação equilibrada, protetor solar & hidratante, roupas leves e sequinhas, banhos mornos ou gelados, boas noites de sono e um carinho com a nossa pele com certa frequência: pronto, temos aí um bom guia para passar longe de problemas com a saúde feminina nos próximos meses. #Mesintopronta Vem, verão! :)



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