Consumo consciente: o que é e como torná-lo possível?
O que é consumo consciente e como incluí-lo na rotina
Sabe quando você compra várias peças de roupa e acaba deixando elas por anos no armário? Ou quando as frutas mofam na geladeira, porque você comprou mais do que conseguiria comer? Então, o consumo consciente defende que você pense antes de adquirir mais produtos e só leve o que for mesmo necessário.
Quer saber mais? Continue lendo este texto e aprenda o que é consumo consciente, como incluí-lo no seu dia a dia e deixar sua lixeira mais sustentável.
O que é consumo consciente?
O consumo consciente é basicamente quando você consegue analisar e fazer compras que estejam de acordo com suas necessidades. Assim, você consegue reduzir seus gastos e a quantidade de lixo jogada diariamente em nosso planeta, o que contribui para o aumento da qualidade de vida de todos nós.
Por que o consumo consciente é importante?
Essa forma de consumir é importante para a preservação de nossos recursos naturais, que são usados durante a fabricação de diversos produtos e podem ficar seriamente comprometidos no futuro caso sejam explorados demais, como no caso da água.
Além disso, são liberados diversos poluentes em nosso ar durante processos de produção e transporte, o que prejudica a qualidade de vida de toda a sociedade. É, amore, consumir em excesso não prejudica só o nosso orçamento mensal, mas também a vida de pessoas espalhadas pelo mundo!
Quais as vantagens do consumo consciente?
Desenvolver práticas de consumo moderado traz diferentes vantagens tanto para os compradores como para o meio ambiente. Veja a seguir algumas delas:
-
Redução do desperdício de alimentos;
-
Menor produção de lixos plásticos que poluem a natureza;
-
Economia de dinheiro, já que a ideia é comprar apenas o que realmente será usado;
-
Maior espaço disponível em sua casa que não ficará abarrotada de coisas desnecessárias;
-
Maior preservação ambiental, pois serão gastos menos recursos naturais para a produção das mercadorias.
Como incluir o consumo consciente em sua rotina?
Gostou das vantagens desse tipo de consumo, mas ainda tem dúvidas de como incluí-lo no seu dia a dia? Então, vem ver esses exemplos práticos que preparamos para você!
1. Faça compras de mercado com mais frequência e em menor quantidade
Ir ao mercado uma vez por semana em vez de uma vez por mês permite que você compre apenas o necessário. Dessa forma, você evita o desperdício de produtos que podem estragar se não forem consumidos rapidamente, como frutas, verduras, legumes, iogurtes, alguns tipos de queijo e leite fresco.
2. Evite o uso de sacolas descartáveis
Evitar o uso de sacolas plásticas é outra forma de praticar o consumo consciente, já que esses itens geram altas quantidades de lixo que poluem nosso planeta e se acumulam em nossas casas. Para substituí-las, você pode usar acessórios reutilizáveis, como as ecobags ou mesmo carrinhos de feira.
3. Deixe os produtos armazenados corretamente
Armazenar corretamente seus produtos logo depois de chegar do mercado contribui muito para reduzir os riscos de perder e desperdiçar alimentos por causa de problemas como mofo. Você pode adotar estratégias de organização para consumir primeiro aqueles que foram comprados há mais tempo, deixando-os na frente dos outros, por exemplo. Outra opção é congelar carnes e algumas sobras de comida.
Vale lembrar que essa dica de guardar os produtos da maneira certa também vale para outras áreas além da alimentação, como roupas que podem ser danificadas por traças, manchas e mofo se forem deixadas em locais inapropriados.
4. Pratique a reciclagem
O descarte é outra parte importante quando falamos em adotar um consumo mais sustentável, por isso, a reciclagem é uma ferramenta valiosa. Com ela, você pode dar o destino adequado para embalagens plásticas, garrafas de vidro ou plástico, latas de metal, cadernos usados, roupas velhas, eletrônicos e muito mais. Assim, você evita a poluição e contribui com o meio ambiente.
Ah, algumas instituições fazem campanhas de arrecadação de certos materiais recicláveis para vendê-los e comprar produtos que poderão ajudar outras pessoas. Confira como pode colaborar também!
5. Escolha usar produtos reutilizáveis
Hoje em dia, existem diversos produtos reutilizáveis que evitam o descarte excessivo tanto dos itens quanto das embalagens em que eles são colocados. Além disso, seu uso geralmente é mais barato a longo prazo — só vantagens, né, amore? Aqui vão algumas ideias de substituições que você pode fazer na sua rotina:
-
garrafas de metal ou plástico resistente no lugar de garrafas e copos descartáveis;
-
filtros de café de pano em vez dos de papel;
-
canudos de aço ou vidro para substituir os de plástico;
-
calcinhas absorventes no lugar dos absorventes descartáveis.
6. Desenvolva o hábito de refletir sobre as compras
Desenvolver o hábito de refletir sobre suas compras colabora para diminuir a quantidade de produtos desnecessários. Formas de fazer isso é preparar listas de itens antes de ir para lojas ou supermercados e só comprar aquilo que for realmente necessário. Após as compras, analise se você levou algum item a mais naquele dia e se precisa tomar mais cuidado na próxima vez.
O consumo consciente é uma prática que envolve a compra apenas de produtos que serão realmente usados por você, o que promove maior preservação ambiental e economia de dinheiro. Algumas formas de incluir essa prática em sua rotina são: ir ao mercado com mais frequência e levar menos itens, evitar o uso de sacolas plásticas, armazenar os produtos corretamente, praticar a reciclagem e usar produtos reutilizáveis.
Agora que você já aprendeu a consumir de forma consciente, que tal descobrir como fazer viagens amigas da natureza com o turismo sustentável? Te esperamos lá!
deixe um comentário