Vulva E Vagina: Não É A Mesma Coisa!
Você sabia que vulva e vagina não são a mesma coisa? Pois é! Elas são duas estruturas diferentes que fazem parte da região íntima de muitas pessoas e contam com papéis fundamentais durante todas as fases da vida.
Como elas ficam pertinho uma da outra e participam nos mesmos sistemas do corpo, é fácil misturar os nomes e acabar com uma confusão danada na hora de ler rótulos de produtos de higiene, explicar o que está sentindo para o ginecologista ou até procurar mais informações sobre o seu corpo.
Nós, aqui na Pantys, entendemos que a informação é a amiga mais poderosa que dá para ter na hora de turbinar a saúde íntima, sabe? Por isso, criamos um conteúdo completinho para te contar com detalhes o que é vulva e o que é vagina, sem mistérios e sem enrolação! 🙏
Qual a diferença entre vulva e vagina?
Amores, a região íntima das pessoas com útero tem um monte de estruturas importantes que colaboram para a saúde, o prazer e até a chegada de novas pessoas no mundo durante o parto. A vulva e a vagina são duas delas, mas, apesar de estarem ali, bem juntinhas, têm formas e funções diferentes!
O nome vulva é usado para chamar toda aquela parte externa da área genital, tá? Ela é formada por partes incríveis como os grandes lábios, o clitóris, a uretra e os pequenos lábios. Esse conjunto também conta com uma abertura essencial que chega até o colo do útero – e essa é a vagina! 🌷
A vagina é um canal de músculos que conecta o útero com o mundo fora do corpo. É por ela que a menstruação desce e os bebês passam durante o parto, por exemplo. Também é nesse espaço que acontece a penetração e o coletor menstrual fica encaixado para deixar a calcinha sequinha durante a menstruação!
Toda essa região é bem delicada e tem trabalhos importantes no organismo. Por isso, vale a pena conhecer direitinho como tudo funciona por lá para usar o sabonete íntimo feminino do jeito certo, perceber se algo está funcionando mal e até saber como aumentar o prazer durante o sexo, certo bonita? 😉
O que é vulva e como ela é formada?
A vulva é o conjunto de estruturas que ficam na parte de fora do sistema reprodutor, ali no meio das pernas e pertinho da virilha. Ela é equipada com pecinhas fundamentais para deixar a menstruação e o xixi sairem do corpo, para ter relações sexuais ou fazer o parto de uma criança, por exemplo.
Os grandes lábios, os pequenos lábios, o clitóris, a uretra e a entrada da vagina são só algumas das partes principais que formam a vulva, mas tem muito mais de onde elas vêm, viu?
Qual é a função de cada parte da vulva?
Cada pedacinho que forma a vulva não está ali por acaso, mas tem um papel bem importante para o organismo ficar forte, saudável e com tudo funcionando. 💪
Púbis
A púbis, que também pode ser chamada de monte do púbis ou monte de Vênus, é a parte da vulva que dá para ver quando ficamos de frente, sabe? Ela faz parte da armadura de proteção da área íntima e fica por cima do osso pubiano. É lá que costumam nascer pelos a partir da adolescência (e tá tudo bem)! 😌
Lábios maiores
Os lábios maiores, ou grandes lábios, também estão com tudo quando o assunto é proteção! Eles são uma barreira bem importante em volta da vagina, da uretra e do clitóris, por exemplo. São dois – um de cada lado – e os pelos podem aparecer para reforçar ainda mais a proteção.
Lábios menores
Dentro dos lábios maiores você encontra outras duas estruturas mais fininhas feitas de mucosa que costumam estar sempre úmidas: esses são os lábios menores ou pequenos lábios. Essa é mais uma camada de segurança contra infecções, machucados e ressecamento! Incrível né?
Clítoris
Já o clitóris aparece como um pontinho arredondado bem na frente da vulva, bem ali onde os pequenos lábios se encontram. Mas o legal é que ele é um órgão bem maior por dentro do corpo e tem mais de 10 mil terminações nervosas. É por isso que a região costuma ser supersensível e sentir bastante a pressão de cada toque.
Períneo
Entre a abertura da vagina e o ânus, tem um espacinho chamado períneo. Ele serve como um apoio para as estruturas da vulva e para os órgãos internos daquela região, como a bexiga e o útero.
Bulbos vestibulares
Pertinho da entrada da vagina, nas laterais, também têm 2 estruturas que parecem esponjinhas. Elas ficam por baixo da pele e se enchem de sangue na hora do vamos ver! Ah, e te conto mais: quando ficam lubrificadas e sensíveis, ajudam bastante a aumentar o prazer sexual.
Glândula de Skene
Por falar em prazer, as glândulas de Skene também são bem importantes quando se trata desse assunto! Elas ficam perto da uretra e são responsáveis por produzir lubrificação para facilitar a penetração durante as relações sexuais.
Meato uretral
O nome técnico da abertura da uretra é meato uretral ou meato urinário. O xixi que vem dos rins passa por ali antes de sair, mas a menstruação não, hein? ❌
Vestíbulo da vulva
O espaço que fica ali no meio dos pequenos lábios é chamado de vestíbulo da vagina. Nessa região, as aberturas da vagina e da uretra ficam bem escondidas e protegidinhas.
Abertura vaginal
Ah, abertura vaginal é o buraquinho que dá acesso à vagina. Ela fica um pouco para trás, ali perto do períneo, e é por onde passam os bebês na hora do parto normal e também o sangue da menstruação.
Informações para ajudar a entender mais sobre vulva e vagina
Quanta coisa legal, né, amiga? Mas como a informação é uma ferramenta poderosíssima para a gente se cuidar melhor, vale a pena pesquisar a fundo sobre as suas dúvidas e entender com detalhes tudo o que tem a ver com a saúde íntima.
E para te ajudar nessa tarefa, nós preparamos uma lista com alguns conteúdos importantíssimos sobre esse assunto. Tem até a indicação de um livro genial. Se quiser ficar por dentro dos detalhes, dê uma olhadinha aqui e aproveite as dicas! 😜
O que você talvez já tenha se perguntado sobre partes íntimas
Deixa eu adivinhar: ainda tem várias coisas que você quer saber sobre as partes íntimas, né? 🔮 Então, para completar esse show de informações, vem ver as respostas para algumas das principais perguntas sobre esse tema de um jeito descomplicado!
Porque os grandes lábios escurecem?
É normal ter os grandes lábios em tons mais escuros, viu? Não costuma ser nada grave, mas se tiver alguma dúvida ou preocupação com esse assunto, vale a pena conversar com um médico ginecologista.
Tem vários motivos que podem fazer isso acontecer. Uma das principais causas é a mudança nos níveis de hormônios do corpo em fases como a puberdade e a gravidez.
Outra causa pode ser se as roupas ficam muito apertadas e esfregando na pele ou se você faz depilação com lâmina ou cera, o atrito também pode deixar a região sensível e inflamada e acabar escurecendo a pele depois de um tempo.
O que é uma vulvovaginite?
A vulvovaginite é uma inflamação que atinge tanto a vulva quanto a vagina ao mesmo tempo. Ela pode deixar a região íntima inchada, dolorida e até com corrimento e pode ser causada por irritações no local, assim como pelo contato com vírus, bactérias ou fungos. 😯
A boa notícia é que tem tratamento, amiga. Dependendo da causa, só usar alguns antibióticos e antiinflamatórios ou mudar alguns hábitos na rotina. Mas passe só os remédios que o médico indicar, combinado?
Como chamar a parte íntima feminina?
Se você quer falar sobre a parte externa da região íntima ou sobre a estrutura completa, pode usar as palavras vulva ou pudendo (que significa a mesma coisa).
Já para falar do tubo interno por onde passa a menstruação, é só dizer vagina!
Cada vulva é única: e isso é normal!
Olha só, tão importante como saber que a vulva e a vagina são coisas diferentes e têm trabalhos essenciais no corpo é entender que é supernormal ter cores, formatos e tamanhos diferentes nessas partes do corpo. Essa é a beleza da coisa!
Cada pessoa é única e especial e essa diversidade é um toque para a gente entender que não existe um padrão perfeito de beleza, mas sim uma mistura linda que faz cada um ser do jeitinho que é. ❤️
deixe um comentário