Conheça as principais vertentes do feminismo com a Pantys

vertentes do feminismo: fique por dentro das principais com a Pantys!

vertentes do feminismo

A grosso modo, podemos definir o feminismo como a luta de mulheres engajadas contra o preconceito de gênero. A explicação é básica, mas a luta não! Com o machismo estruturado socialmente, desmistificar o famoso "não é coisa de menina" ganha proporções muito maiores!

Por exemplo, pautas sobre a libertação do corpo feminino e melhores condições de trabalho são apenas alguns dos temas sensíveis que o feminismo – quando ninguém estava disposto a fazer! – faz questão de tocar e propor debate! A luta aqui vai além do que está superficialmente visto na sociedade, mas sim no âmago das estruturas patriarcais às quais estamos submetidas!

Por meio das vertentes feministas, os direitos das mulheres – negras, cis, trans e brancas – são diariamente alcançados. Cada uma dessas vertentes possui sua linha de pensamento, demonstrando ideias, ações e conceitos de maneira distintas para um mesmo fim.

É exatamente sobre isso que o nosso post vai abordar. Separamos inúmeras informações para que você se sinta abraçada pela potencialidade do feminismo. Vamos explicar tim-timpor tim-tim do assunto para que você compreenda todas as nuances intrínsecas a essa luta que também é sua.

Então vamos lá, Pantys! Sabemos que podemos contar com a sua força, pois #JuntasSomosMaisFortes.

vertentes do feminismo: "na maior parte da história, 'anônimo' foi uma mulher"

Essa frase marcante da escritora britânica Virginia Woolf, emerge a discussão sobre a invisibilidade da mulher no ramo literário. Contudo, amiga, não foi – e não é! – só nesse cenário que as mulheres realizaram e continuam realizando grandes feitos sem serem reconhecidas como deveriam.

E vamos combinar que uma única linha de pensamento não seria o bastante para abarcar tamanhos desafios encontrados por nós mulheres. É por isso que existem várias vertentes, já que cada uma delas abrange reflexões e noções diferenciadas sobre um mesmo propósito.

Aliás, se pensarmos direitinho, os pensamentos se complementam. A consequência disso é a mais positiva possível, já que as ações se tornam completas ao abranger mulheres com contextos sociais e históricos diferentes. Temos nossas singularidades e é isso que nos faz mais fortes, porque quando uma cai a outra a levanta.

feminismo liberal: desejamos ter liberdade nas escolhas!

O feminismo Liberal tem seu surgimento datado em meio a Revolução Francesa, que aconteceu no século XIX. É tido como uma das vertentes mais antigas a partir da concepção de Mary Wollstonecraft – autora de um dos primeiros textos feministas – em "Reinvindicação dos Direitos das Mulheres".

O ponto de partida dessa linha de pensamento é a importância de ter mulheres em posições de destaque social, econômico e político. Em resumo, é uma maneira de ascender a representatividade feminina por meio da igualdade entre mulheres e homens, especialmente em cargos de evidência na sociedade.

O foco aqui é a liberdade de escolha das personalidades femininas, que devem poder alcançar tudo aquilo que é sonhado. Se o desejo é construir uma empresa de sucesso, nós podemos! Desejamos ser uma super mão, também podemos! Quer ser a maior representante política de um país? Isso é possível!

Porém, é uma linhagem que recebe críticas por não considerar as desigualdades enfrentadas por diferentes mulheres no sistema atual. O feminismo liberal atua diretamente na igualdade, isto é, a estrutura em que vivemos não deve ser modificada, a mulher deve somente ser inserida lado a lado aos homens de forma igualitária.

feminismo marxista ou social: desejamos demandas justas!

É uma das vertentes que surgiu como crítica ao feminismo liberal citado acima. A luta nessa linha de pensamento está pautada na baixa participação da mulher no mercado de trabalho devido às opressões do sistema capitalista. Ou seja, o machismo não é o único fator de violência contra a mulher, já que toda a construção do capitalismo coopera para um cenário desigual.

O ponto central refere-se ao direito da mulher ter boas oportunidades na área profissional. Desse modo, um cargo não pode ser relacionado somente ao sexo masculino, bem como tarefas domésticas não devem ser responsabilidade só da mulher.

Para as feministas marxistas, existem desafios que nós precisamos driblar para alcançar um posto de renome. E por isso, a valorização do "sucesso" feminino vai muito além de status ou situação financeira, uma vez que diz respeito às pequenas conquistas no contexto capitalista.

feminismo interseccional: desejamos respeito por quem somos!

O feminismo interseccional leva em consideração as diferenças existentes entre cada uma das mulheres, tanto em gênero, classe e raça. O feminismo não deve priorizar mulheres brancas cis, por exemplo, pois há uma intensa multiplicidade de vidas femininas no mundo.

A ideia de "mulher universal", delicada, e que utiliza determinadas roupas, se comporta como a cultura impõe, deve ser extinguida. Existem mulheres com características diferentes e são exatamente esses aspectos que devem ser levados em consideração no momento de lutar por um mundo melhor.

Essa linhagem defende direitos de grupos de feminismo lésbico e transfeminismo, que ultrapassam a barreira de gênero criada por uma sociedade patriarcal. É um pensamento que deseja conquistar respeito e oportunidades independente das nuances que nos diferenciam.

feminismo radical: desejamos poder viver sem estereótipos!

Teve seu surgimento na década de 60, mais precisamente na América do Norte por meio de mulheres como Judith Brown – criadora do manifesto feminista radical “Toward a Female Liberation Movement” –e Shulamith Firestone – quem despertou o grupo "New York Radical Women".

Sabe aquele pensamento ultrapassado de: menina veste rosa e menino veste azul? Então, é exatamente esse o ponto central do feminismo radical, que não tem nada a ver com concepções extremistas e violentas. Aqui a grande questão fica por conta das opressões sofridas pela atribuição dos gêneros.

O desejo é poder viver sem estereótipos, pois a multiplicidade de características é tanta que não há uma única personalidade feminina reconhecida como boa ou ruim. Nessa vertente, o empoderamento feminino precisa ser feito em conjunto, não individualmente. 

Porque, ao pensar na estrutura geral, a mulher continuará sendo reprimida por questões raciais, culturais, sociais e financeiras mesmo sendo destaque.

feminismo negro: desejamos ser reconhecidas por quem somos, sem preconceitos!

A mulher negra precisa, não só estar preparada para lidar com todos os desafios que atingem o universo feminino, mas também aos pré-julgamentos sobre suas características raciais. A luta aqui não é apenas destinada a sua existência enquanto mulher, mas também aos preceitos que envolvem a luta contra o racismo em todas as áreas da sociedade.

As opressões enfrentadas pelas mulheres negras dizem respeito a classe, gênero e raça – o que faz com que elas sejam triplamente marginalizadas. Todas elas estão interligadas e fazem referência ao combate por questões como o preconceito por religiões de origem africanas e o genocídio da juventude negra.

O espaço feminino negro é diferente daquele encontrado por mulheres brancas. Por isso tem-se a necessidade de adequar os pensamentos e ações para uma vertente específica do feminismo, que visa não só a representatividade da mulher, mas também busca derrotar preconceitos raciais.

afinal, qual é a vertente feminista que você se identifica?

Se você se sente perdida em meio a tanta informação, fique calma, meu bem. É normal surgir dúvidas ao ter contato com diferentes matrizes de pensamentose está tudo bem! O importante é que você está à procura de conhecimento, pronta para desbravar ideias revolucionárias.

Inclusive, pequenas ações que são feitas por nós mulheres no dia a dia auxiliam a transformar o mundo, sabia? Então, tenha em mente que mesmo começando agora a estudar e se aprofundar nesse universo de força, empatia, resiliência e união, você já está somando para que mudanças incríveis ocorram ao nosso redor. Ah, em nosso blog você encontra boas indicações de leituras feministaspara ficar por dentro do assunto, tá bom?

E mais! É possível se identificar com mais de uma vertente, principalmente porque são as nossas diferenças que nos fazem únicas. Se todas as mulheres citadas tivessem tido pensamentos iguais, a transformação seria bem mais lenta, já que não teríamos esse amplo conhecimento, concorda?

Acima de todas as reflexões e matrizes existentes, o que deve prevalecer é o respeito. Concorde com uma linhagem sem excluir a outra. Se em nossa própria luta não houver compreensão, como iremos tornar o mundo inteirinho um lugar melhor?

Sabe qual é o segredo? Nos colocarmos no lugar uma das outras. O que me fere não é necessariamente aquilo que te atinge. Suas dores não são as enfrentadas por minha realidade. As angústias não são as mesmas de mulher para mulher. Contudo, o desejo de um mundo em que não precisamos sobreviver, mas sim viver, é o que nos une.

A Pantys está de mãos dadas com vocês e não iremos soltar em hipótese alguma. Confie! <3



últimos posts

mão segurando uma concha em forma de vulva
nidação: o que é e quais são os sintomas? fique por dentro do assunto com a pantys!

Você já se deparou com um corrimento marrom? Mas o que é isso? Se você quer saber um pouco mais sobre o assunto, hoje é o seu dia de sorte, viu? 
ler mais >
tipos de corrimento: saiba diferenciá-los durante o seu ciclo menstrual! | pantys
tipos de corrimento: saiba diferenciá-los durante o seu ciclo menstrual!

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é corrimento vaginal, e não é para menos! Mas nós, da Pantys, estamos aqui para desconstruir tabus e abordar temáticas importantes, não é mesmo?
ler mais >
resolução de ano novo: comece o ano com metas alcançáveis! | pantys
resolução de ano novo: comece o ano com metas alcançáveis!

Você já deve ter reparado como a contagem regressiva para a chegada do próximo ano muda completamente os nossos dias de dezembro, não é mesmo? Para algumas de nós, a sensação de que o tempo está voando vem acompanhada de alívio pelo encerramento de um ciclo.
ler mais >

cool. absorbing. obvious.

estamos adicionando pantys na sacola...