Alguma vez você já esteve em algum ambiente e sentiu que, de repente, havia algo errado? Como um desconforto que vem e fica ou um palpite repentino de que algo de ruim poderia acontecer caso você agisse de determinada forma? Bom, é provável que já. E não tem como desconsiderar quando um sentimento assim nos invade, não é mesmo?
Pois bem, esse é o tema da nossa conversa de hoje. E para começar, saiba que além da razão e da lógica, existe uma forma de conhecimento individual muito estudada e discutida: a intuição. Deseja conhecer de pertinho todo o poder que esse conceito apresenta para nossas vidas? Confira:
De forma geral, existem basicamente duas formas de pensar. Na psicologia, a intuição é entendida como uma parte natural de como as pessoas compreendem o mundo à sua volta. Esse entendimento de mundo ocorre por meio de duas formas principais de pensar: a primeira é mais intuitiva, e a segunda é mais reflexiva.
Muitas vezes, informações das quais não temos plena consciência podem guiar as nossas ações sem que a gente perceba, e de forma muito eficiente. E é aí que entra o ato de intuir e toda a discussão à sua volta.
A intuição permite que a gente saiba de algo de forma rápida, sem precisar de muita análise ou raciocínio lógico. É um processo que envolve menos esforço se comparado ao pensamento racional.
Também não se trata de um poder oculto e místico. A intuição é uma parte da mente que relaciona o consciente com o inconsciente, o instinto e a razão, a fim de que façamos as melhores escolhas.
Todos são intuitivos em certo nível. Mas nem todos conseguem utilizar todo seu potencial para intuir. Tampouco se sentem à vontade para se guiar nas decisões através dessas percepções. É preciso estudar, e além de entender procurar exercitar essa habilidade.
Se você acredita que é uma pessoa intuitiva, ou mesmo se nunca imaginou, embarque nessa leitura com a gente e veja se você se identifica com as características e episódios abaixo <3
Atualmente são reconhecidos quatro tipos de pensamentos intuitivos:
Uma linha muito tênue separa a intuição dos pensamentos e vontades que nós mesmos projetamos. O cérebro recebe milhões de informações por segundo. E todo o nosso corpo é controlado pelo cérebro, todos os sistemas, conexões neurais, sensações e percepções recebem e processam estímulos que vem de fora para enfim gerar uma resposta.
Nesse processo as informações passam pelo que chamamos de consciência superficial. Onde percebemos, e escolhemos a nossa reação. Mas, certas vezes, tudo isso não chega a passar por esse lugar, e então respondemos de acordo com a intuição.
Essa é a tradução do processo de receber informações e perceber qual o melhor caminho a ser seguido, ou seja, intuir. Mais ou menos como fazíamos para nos guiar pelos caminhos e chegar até os locais desejados antes dos aplicativos de rota serem desenvolvidos!
A mente lógica é o que nos leva a um estado de compreensão clara de tudo que está acontecendo ao nosso redor, para que a gente possa ultrapassá-la e chegar até o ponto onde a intuição funciona. Um espaço que trata mais de sensibilidade humana do que de lógica.
Como muitas coisas na vida, com treino podemos aprender a separar o ego da intuição. O ego é aquilo que se manifesta através daquilo que projetamos em função de nossas vontades, ou medos que são fruto de nossas ansiedades. Ou seja, sabe quando estamos tentando entender o que aconteceu e achar uma solução, mas o nosso desejo por algo é tão grande que acabamos seguindo ele? Pois é... este é o ego interferindo em seu pensamento!
Essa interferência do ego é o que atrapalha a percepção da intuição. Quando temos necessidades que precisam ser atendidas, o que vai nos dizer como atendê-las é a sabedoria, que em um nível mais avançado se comunica conosco através da intuição.
Contudo, um exercício que pode nos ajudar a silenciar a interferência do ego e dar abertura para a manifestação da intuição é a meditação.
Para identificar se você é uma pessoa com a intuição aflorada, existem algumas questões que podem ser observadas, segue com a gente:
Pessoas com consciência emocional são capazes de compreender as próprias emoções, e tem facilidade em perceber as emoções dos outros de forma sensível e empática. Tudo isso é fundamental para entender a intuição, que muitas vezes se manifesta como um sentimento que você não sabe dizer tão bem de onde vem!
Muitas vezes, mesmo no primeiro contato com alguém você é capaz de prever uma atitude, e dificilmente se engana. Esse também é um sinal de boa intuição, pois através dela você consegue notar condutas e intenções que podem passar despercebidas aos outros.
Isso ocorre com quem tem facilidade em encontrar soluções para problemas, ou respostas para dúvidas que podem surgir por meio da lembrança de algo que ocorreu no passado. Esse fato tem o potencial de trazer a resposta em um estalar de dedos!
Ter sonhos realistas e repletos de mensagens com significado enviadas pelo inconsciente como forma de orientação é um sinal de sensibilidade intuitiva. Muitas vezes nesses sonhos ainda é possível prever acontecimentos. E tudo isso se trata de uma percepção que vai além da percepção racional, graças a padrões ou sinais que indicaram ao inconsciente que algo aconteceria.
Aqui, quando falamos de voz interior, não se trata de algo claramente audível. É uma voz mais intuitiva, como se viesse de dentro e sugerisse o melhor caminho a seguir em determinada situação.
Como quando estamos diante de uma decisão importante, e depois de parar para refletir, temos uma sensação repentina que indica o que fazer, e está resolvido. Mesmo que não se saiba a origem desse sentimento.
Ou seja, diante de tudo que foi discutido compreendemos que as intuições são percepções súbitas, que muitas vezes não sabemos de onde vem, mas se baseiam em percepções sutis e reveladoras do inconsciente sobre o exterior.
Sem dúvidas a lógica e a razão são essenciais e devem ser consideradas antes de tomar uma decisão. Porém, quando a intuição se manifestar, não a descarte!
Essa foi a nossa explicação bem Pantys <3 sobre a intuição. Curtiu o conteúdo? Comece agora a exercitar a intuição através da meditação, confira o nosso Guia Completo de Como Meditar! Aproveite para compartilhar as informações com as amigas em suas redes sociais, quanto mais gente por dentro desse conceito, melhor a troca de ideias e experiências.
os comentários serão aprovados antes de serem exibidos, ok?
Trouxemos para você ótimos exemplos de autoras maravilhosas que conquistaram o mundo! Vem com a gente conhecer um pouquinho mais da participação feminina na literatura. :) Vamos juntas descobrir esses nomes de peso?
o que vem na sua mente quando você pensa em CLIMA? A crise climática tem um impacto global, mas já pode ser sentida a nível local! Precisamos nos engajar na luta socioambiental e fazer algo para mudar essa realidade.
Hoje vamos embarcar juntas no mundo dos negócios e mostrar que mesmo diante de tantas injustiças as mulheres continuaram na batalha e garantiram muitas conquistas e direitos. Ficou curiosa? Então, vem com Pantys! <3