conheça os benefícios da meditação e tipos de prática | Pantys

descubra quais são os benefícios da meditação e diferentes tipos de prática

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Autoconhecimento, produtividade, concentração, qualidade do sono, altruísmo… sabia que tudo isso pode ser melhorado com uma prática regular super acessível? Pois é, amiga, esses são apenas alguns dosdiversos benefícios da meditação!

Quer entender mais sobre o assunto? Então vem com a gente! Nós, dapantys, preparamos um conteúdo sobre os principais benefícios da meditação e algumas dicas para você praticar! Perfeito para quem ainda não tem muita experiência no assunto, mas quer fazer da meditação um hábito <3

  1. reduz o estresse

O estresse físico e mental beneficiam a produção de um hormônio que não é nada legal para o organismo: o cortisol. A longo prazo, a tensão pode gerar diversas consequências maléficas, como insônia, ansiedade, depressão, confusão mental, distúrbios alimentares, quedas de cabelo e síndrome do intestino irritável, por exemplo.

Mas a boa notícia é que existem diferentes maneiras de controlar os níveis de estresse que esse é um dos principais benefícios da meditação. Ao torná-la um hábito, é possível trabalhar o autoconhecimento e o altruísmo, fatores fundamentais para lidar com momentos de tensão de maneira racional e equilibrada.

  1. aumenta o foco e a produtividade

A disciplina mental também faz parte da lista de benefícios da meditação. Na prática, ela pode ser observada nas atividades profissionais e acadêmicas, à medida que a atenção passa a ser mais focada e direcionada para as demandas que precisam ser feitas.

Dessa maneira, é possível evitar a procrastinação e, consequentemente, aquela bola de neve de tarefas acumuladas que podem desencadear ansiedade e estresse, por exemplo.

  1. melhora a autoestima

Um dos principais benefícios da meditação é o autoconhecimento. À medida que você compreende melhor a si mesma, é possível identificar os pensamentos autodestrutivos e direcioná-los de maneira racional.

Como consequência, fica mais fácil (ou menos difícil) identificar quando a autoestima é resultado de comparações com outras pessoas e passar a focar nos seus pontos fortes. Muito além da relação com a própria aparência, também é viável trabalhar a confiança em outras frentes, como no meio profissional, por exemplo, à medida que se alcança a resiliência por meio da prática habitual.

afinal, o que é meditação?

Esses são apenas alguns dos benefícios da meditação. É importante ressaltar que eles podem variar muuuito de pessoa para pessoa e, claro, dependem de todo o contexto pessoal e também profissional.

Por isso, se você que começar a praticar ou já começou e deseja fazer disso um hábito, é importantesaber o que é meditação. Basicamente, trata-se de uma técnica voltada para o exercício do autocontrole focado na respiração, pensamento, objeto, som ou imagem.

Além de entender o que se trata, de fato, também é válido saber que existemdiferentes tipos de meditação. Veja quais são:

mindfulness

Esse é o estilo de meditação “mente aberta”. Nesse caso, a prática é, basicamente, uma viagem interior para fomentar a curiosidade e conhecer melhor a si mesma. Uma premissa importante desse tipo de exercício é que ele não deve ser acompanhado de julgamentos. O objetivo é trabalhar o autoconhecimento, mas sem cair no campo da crítica.

transcendental

A meditação transcendental parte da ideia de que não existe passado ou futuro. Nesse caso, o objetivo é focar no “aqui e agora” e alcançar o estágio de consciência pura.

A grande questão desse tipo de meditação é que não existem técnicas para fazê-la, como o exercício respiratório, por exemplo. O objetivo é mergulhar na consciência e, para isso, a única recomendação é estar em um local silencioso. Dessa maneira, é importante ter o mínimo de experiência com meditação para começar a praticar essa modalidade.

guiada

Como o próprio nome já sugere, a meditação guiada é feita sob a orientação de um professor para te ajudar a disciplinar e direcionar a sua atenção para a direção correta.

Trata-se de um tipo de meditação muito recomendado para iniciantes, já que, nessa etapa, pode ser um grande desafio trabalhar a disciplina e os pensamentos. Você pode fazê-la pessoalmente com o instrutor ou com a ajuda de aplicativos.

Hoje existem diversas opções de aplicativos voltados para a meditação guiada. Entre opções grátis e pagas, as plataformas costumam dividir a práticas de acordo com os principais objetivos específicos, que podemser meditação para dormir ou meditação para ansiedade, por exemplo!

como praticar?

Agora que você já conhece alguns benefícios e tipos, a pergunta que fica é: afinal, como fazer meditação? Não existem muuuitas regras, a principal recomendação é contar com um cantinho silencioso.

O local, especificamente, é você quem escolhe. Tem gente que medita na cama, no chão do quarto, sala ou varanda, ou em áreas externas da casa. Além disso, você também pode fazer meditação em grupo.

Por fim, só mais um ponto: é importantíssimo ter em mente que meditação é um processo, tá? É verdade que as primeiras práticas podem não ser tããão efetivas, afinal de contas, ela exige bastante disciplina e foco. Mas, ao praticar um pouquinho todos os dias, é possível aperfeiçoar a prática com o tempo <3



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