moda sustent√°vel e a pantys no brasil eco fashion week

1 coment√°rio

Moda e sustentabilidade podem, sim, andar juntas! A 6¬™ edi√ß√£o do Brasil Eco Fashion Week (BEFW) chegou para mostrar isso! O evento reuniu milhares de empreendedoras, fashionistas e marcas, de 1 a 6 de dezembro, para apresentar e discutir pr√°ticas sustent√°veis na ind√ļstria da moda brasileira.

Al√©m disso, o evento tamb√©m tem como objetivo valorizar marcas que j√° fazem diferente (tipo a pantys) para unir for√ßas e valorizar cada vez mais o conceito de moda sustent√°vel. Tudo que a gente ama, n√©? Unir prop√≥sitos, criar solu√ß√Ķes sustent√°veis e empoderar outras pessoas.

Ent√£o, topamos o desafio e tivemos a honra de abrir o desfile da Eco Fashion neste ano! Orgulhosamente apresentamos nossos principais produtos e levantamos discuss√Ķes pertinentes sobre o tabu da menstrua√ß√£o, maternidade, igualdade racial e, claro moda ecol√≥gica.

Continue lendo e d√™ uma espiadinha nos modelos que apresentamos! ūüĎÄ

1. o tabu da menstruação

Nossa marca nasceu em 2017 com o objetivo de revolucionar a forma que as pessoas lidam com a menstruação. Ao longo dos anos, já conseguimos quebrar parte desse tabu, mas sabemos que ainda é preciso falar, mostrar e manifestar a realidade como ela é: um ciclo natural do corpo humano!

E, nosso compromisso com isso √© t√£o grande que hoje temos a √ļnica tecnologia de moda absorvente clinicamente aprovada do mundo, com comprova√ß√£o de funcionalidade, seguran√ßa e melhor qualidade de vida.

2. reuse is the new recycle

Menstrua√ß√£o n√£o √© lixo! Somente no Brasil, 15 bilh√Ķes de absorventes s√£o descartados todo ano e demoram at√© 500 anos para se decompor.

Para simplificar o cálculo, imagine que em quatro anos uma pessoa que menstrua gasta 780 absorventes descartáveis por ano, equivalendo a mais de 27kg de lixo, agora pensa só se juntássemos o lixo de todas as pessoas que menstruam!

√Č muita coisa. Vamos acabar com isso?! Uma das solu√ß√Ķes √© optar por calcinhas absorventes da pantys. Lembre-se: reusar √© o novo reciclar.

3. o primeiro suti√£ absorvente do mundo

Em 2018, co-criamos com a nossa comunidade o primeiro suti√£ absorvente do mundo para quem est√° amamentando.

O lançamento deste produto foi um grande marco de inovação no mercado, pois é um produto 100% focado na qualidade de vida das mães, isso demonstra cuidado e respeito nessa fase tão importante e desafiadora na vida da mulher. A rede de apoio é essencial na maternidade.

Para complementar, também apresentamos nossos modelos de calcinhas pós parto, ideais para conter o sangramento deste período, além de possível incontinência urinária e proporcionar mais conforto para as mamães.

4. sonhos do futuro

Mulheres do futuro sonham e fazem acontecer! Mas, para conquistar o mundo é necessário, primeiro, uma boa noite de sono.

Então, pensando em melhorar a qualidade do sono durante o período menstrual, criamos a dreamer, uma calcinha absorvente com maior área de absorção desenvolvida exclusivamente para o fluxo noturno.

Ah, amore, n√£o se preocupe com vazamentos, viu? Nossos estudos cl√≠nicos comprovaram que 100% das pessoas tiveram redu√ß√£o de inc√īmodo durante o sono.

5. água + menstruação combinam, sim!

Quem disse que n√£o pode curtir o ver√£o menstruada?

Nossa linha de moda praia absorvente chegou para mostrar que é possível sim aproveitar a água com mais conforto durante a sua menstruação.

Sabia que 80% do lixo nos oceanos é composto por plástico? Dentro desse dado, absorventes descartáveis estão entre os dez itens que mais poluem as águas. Vamos dizer chega aos descartáveis?

6. a menarca 

Chega de tabus! Elas precisam aprender desde cedo não só sobre menstruação, mas também que menstruar não precisa ser algo chato.

Pensando nisso, desenvolvemos a coleção pantys.grls para que crianças e adolescentes passem pela menarca de uma forma mais positiva e conectada com seu corpo.

Para deixar mais divertido, os modelos foram desenvolvidos com a artista plástica Hanna Lucatelli levando a mensagem de amor para toda a vida menstrual. 

7. etiqueta de carbono pantys

Voc√™ tem refletido sobre a pegada de carbono do que consome? Por aqui, n√≥s somos pioneiras e criamos a primeira etiqueta de carbono neutro da ind√ļstria de moda brasileira. Aqui na pantys, por exemplo, conseguimos compensar 100% da emiss√£o dos produtos - das mat√©rias-primas at√© uso e descarte.

8. colaborar é evoluir!

O futuro √© coletivo! Acreditamos que a uni√£o pode alavancar resultados e gerar um impacto ainda maior na sociedade. Dessa forma, se temos valores e inten√ß√Ķes em comum, gostamos de juntar o melhor de cada uma para chegar mais longe.

Foi exatamente isso que mostramos no desfile da Fashion Week da Eco Fashion ao apresentar nossa parceria com a FARM, que criou estampas exclusivas para retratar algo que temos muito orgulho: a origem brasileira.

Bora florescer seu ciclo? Conheça mais sobre a collab!

9. #pantysprotest

Precisamos falar sobre a pobreza menstrual: 1 a cada 4 jovens no Brasil não tem acesso a produtos menstruais! Então, se você não se encaixa nesse grupo, sinta-se privilegiada, amiga!

Ah e tem mais: dentro deste n√ļmero, 65% se identificam como mulheres negras, o que nos leva a outros problemas: desigualdade de g√™nero, racial e social ‚Äď a interseccionalidade. Pense com a gente, √© muito mais do que pensar numa roupa √≠ntima.

Por isso, acreditamos ser um papel conjunto de marcas, pessoas e o governo dar visibilidade ao tema e combater a pobreza menstrual. A nossa manifestação #pantysprotest se estendeu no meio digital e nas ruas, onde a cada post no feed uma pantys é doada. Em 2021, por exemplo, doamos 8612 calcinhas a comunidades em situação de pobreza menstrual.

Quer entender mais sobre? Confira o post: pobreza menstrual: o que é e como combater?

10. Sangue não define gênero

Nem toda mulher menstrua e nem toda pessoa que menstrua é uma mulher. Por isso, escutamos a nossa comunidade e co-criamos a boxer: uma cueca absorvente para todas as pessoas que menstruam. Afinal, muitas vezes, inovação é também sobre inclusão.

Dessa forma, co-criar faz parte do modelo de inovação da pantys e escutar as dores e necessidades da comunidade é essencial para criar valor e evoluir como marca.

Dê uma olhadinha no modelo aqui.

11. diga sim a igualdade racial

Um assunto que precisamos falar e refor√ßar diariamente: nos comprometemos em ser uma empresa antirracista, dar voz e visibilidade a pessoas de todos os tons de pele em nossas a√ß√Ķes.

Com o apoio do Instituto Identidades Brasil, visamos reduzir a desigualdade racial no mercado de trabalho, como indica o objeto 10 da agenda de 2030 da Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas (ONU).

12. reflorestamento

Esse √© um dos principais projetos que utilizamos para compensar a pegada de carbono de nossos produtos. A √°rea de principal foco de investimento fica na floresta amaz√īnica, localizada no munic√≠pio de Paragominas, um dos lugares com maior √≠ndice de desmatamento da regi√£o.

Para voc√™ ter uma ideia, s√≥ em 2021, foram 353 toneladas de carbono compensadas. D√° para voc√™ ajudar a proteger a Amaz√īnia com a gente.¬†Abrace a moda sustent√°vel!

13. n√£o escape dos seus melhores momentos

Como sempre falamos aqui, nosso objetivo √© criar solu√ß√Ķes sustent√°veis para melhorar a qualidade de vida de outras pessoas e, claro, quebrar tabus sociais. A incontin√™ncia urin√°ria √© um problema que impacta 72% das mulheres! Ent√£o, para desconstruir mais esse tabu, desenvolvemos uma nova tecnologia de forro absorvente capaz de absorver at√© 100ml de urina.

14. pacto global do ONU

Mais do que moda! Como uma empresa certificada Sistema B e parte do Pacto Global da ONU, assinamos e nos comprometemos com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustent√°vel.

Ent√£o, para a pantys, as ODS t√™m a fun√ß√£o de diagnosticar e direcionar um plano de a√ß√£o em busca de um desenvolvimento sustent√°vel em diferentes √°reas da empresa, como igualdade de g√™nero, redu√ß√£o de desigualdades, sa√ļde e bem-estar e a√ß√£o pelo clima.

E o resultado disso? √Č a cria√ß√£o de cada vez mais modelos e projetos que contribuam com a sustentabilidade e a equidade.

15. ciclos para todos

A moda do futuro é inclusiva e sustentável A novidade da vez é a easy: a calcinha absorvente com abertura lateral. Ela foi desenhada para pessoas com mobilidade reduzida, deficiência e/ou falta de acesso à infraestrutura para troca de sua calcinha absorvente no dia a dia. Essencial, né?!

16. sem rastros

Seja na menstrua√ß√£o ou no impacto com o planeta, com a pantys voc√™ fica livre de rastros! A √ļnica marca que queremos deixar por onde passar √© a de uni√£o, empoderamento e for√ßa!

Dessa forma, estamos sempre pensando em reduzir nosso impacto ambiental, utilizamos materiais biodegrad√°veis feitos com poliamida da Rhodia que se decomp√Ķem em at√© 3 anos, quando descartados no aterro sanit√°rio. Como resultado, isso acelera a redu√ß√£o da decomposi√ß√£o em at√© 13x em compara√ß√£o a poliamida normal que pode demorar at√© 40 anos.

Ficamos extremamente felizes com o desfile e repercuss√£o positiva que teve! Nosso objetivo ‚ÄĒ muito mais que mostrar nossa marca ‚ÄĒ foi realmente incentivar o consumo consciente e inspirar outras marcas e consumidores. Queremos finalizar com um convite para reflex√£o de moda sustent√°vel x luxo aqui no nosso blog.

Vamos juntas construir um futuro melhor.


1 coment√°rio


  • Cintia

    Parabéns galera… Vcs pensam em tudo!!! Que bacana esses novos produtos inclusivos para todo tipo de diversidade, além da preocupação com o meio ambiente… Amei… Legal demais


deixe um coment√°rio

os coment√°rios precisam ser aprovados antes de postarmos, ok?

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.