higiene do sono: como dormir melhor com dicas simples | Pantys

higiene do sono e rituais de relaxamento para dormir melhor

higiene-do-sono-blog-pantys

Sono regulado parece até artigo de luxo nos dias atuais, né, amiga? E essa não é uma observação empírica da sociedade. Segundo um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 76% dos brasileiros possuem, pelo menos, uma queixa relacionada ao momento de descanso. A boa notícia é que a higiene do sono ajuda a melhorar a situação ;)

A rotina agitada, o trabalho com demandas crescentes e a grande quantidade de compromissos e eventos aos quais precisamos comparecer em um curto espaço de tempo estão levando a uma glamourização da insônia e da capacidade de dormir por poucas horas. Afinal, quem dorme menos faz mais, certo? Errado.

O sono é uma atividade fisiológica fundamental tanto para a saúde física quanto mental e não deve ser negligenciado. Portanto, amiga, se você está sentindo dificuldade para dormir, saiba que a situação merece atenção.

Mas, relaxa, viemos com boas notícias: a higiene do sono é uma das maneiras de restabelecer esse hábito e dormir com mais tranquilidade. Vemcom a gente, que o papo de hoje tá super interessante <3

afinal, o que é higiene do sono?

Se você nunca ouviu o termo, provavelmente está questionando o que é higiene do sono. A expressão está se tornando comum nos consultórios médicos e se refere a um conjunto de bons comportamentos e ações rotineiras que promovem maior qualidade do sono.

Portanto, adotar novos hábitos e rituais de relaxamento é uma maneira de evitar distúrbios do sono, como terror noturno, sonambulismo, insônia, síndrome das pernas inquietas e síndrome da apneia obstrutiva do sono.

por que o sono é importante para a saúde?

Dormir é uma atividade fisiológica, assim como praticar exercícios e alimentar-se. Isso significa que o nosso organismo conta com essa atividade reparadora para manter tudo funcionando ;)

Cansaço mental e problemas de memória são algumas consequências comuns das noites mal dormidas. No entanto,quem tem dificuldade para dormir constantemente pode apresentar efeitos mais graves, como diabetes e complicações cardiovasculares.

Então, amiga, se você já percebeu que demora muito tempo para conseguir dormir e fica virando de um lado para o outro na cama enquanto o sono não vem, está na hora de mudar hábitos e buscar uma solução. Afinal, a sua saúde vale muito <3

como fazer a higiene do sono?

A higiene do sono consiste na adoção de hábitos saudáveis que promovem maior relaxamento do corpo. No começo, pode ser difícil, mas a persistência leva ao hábito, e os resultados compensam os esforços. Confira abaixo as principais dicas de como dormir melhor.

Estipule um horário para dormir

O nosso cérebro consegue identificar hábitos. Então, quando não existe uma rotina de sono e dormimos em horários diferentes todos os dias, isso pode se tornar um obstáculo. Portanto, estabeleça um horário para dormir e acordar, mesmo aos finais de semana.

Evite alimentos estimulantes

A nossa alimentação  está diretamente relacionada com a dificuldade para dormir. Considerando isso, dê preferência às refeições leves, que são mais fáceis de digerir, e evite alimentos e bebidas estimulantes, como café, chá preto e refrigerantes. Além disso, álcool e cigarro não devem ser consumidos antes de deitar.

Faça exercícios na hora certa

Manter uma rotina de exercícios é fundamental para a saúde, inclusive no que se refere à qualidade do sono. Entretanto, quem tem dificuldade para dormir deve evitar atividades intensas no período noturno.

Diminua o uso de eletrônicos

É importante sinalizar ao corpo que está chegando a hora de dormir. Por isso, um passo fundamental da higiene do sono é diminuir o uso de eletrônicos durante a noite. Reduzir as luzes, o som da televisão e de outros aparelhos duas horas antes de se deitar é uma forma de acostumar o corpo aos novos hábitos.

Tenha um quarto confortável 

Este tópico pode parecer óbvio, mas é sempre bom relembrar a importância de ter um colchão e um travesseiro de qualidade. Além de contar com esses itens, o ambiente deve estar em boa temperatura e com luminosidade agradável.

Use a cama apenas para dormir

Assistir séries na cama ou usá-la como espaço de trabalho são alguns hábitos comuns. Entretanto, o cérebro precisa entender que a cama é o local de dormir. Então, evite ficar nela durante o dia, pois isso pode confundir a sua mente e atrapalhar a qualidade do sono.

rituais que tanto amamos <3

Além de tooodas as dicas acima, um dos hábitos que mais amamos da higiene do sono são os rituais de relaxamento. Ler um livro, tomar um banho terapêutico e colocar algumas gotinhas de óleo essencial de lavanda no difusor são algumas atitudes que ajudam o corpo e a mente a relaxar.

Lutar contra o patriarcado é uma tarefa exaustiva e precisamos estar descansadas para seguirmos nessa jornada diária. Então, amiga, cuide do seu sono, da sua saúde e da sua alimentação. Precisamos cuidar de nós para podermos cuidar umas das outras. <3



últimos posts

Exercícios de Kegel: desvende os mistérios do método com a Pantys! | pantys
Exercícios de Kegel: desvende os mistérios do método com a Pantys!

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os exercícios Kegel não são um método exclusivo para melhoria da performance sexual da mulher, também são uma ótima maneira de conseguir um fortalecimento realmente benéfico da musculatura da pélvis.
ler mais >
volta ao mundo em mitos menstruais | pantys
volta ao mundo em mitos menstruais

hoje faremos uma volta ao mundo explorando os diferentes tipos de mitos relacionados à menstruação presentes em diversas culturas. vem!?
ler mais >
puerpério: o que é, quanto tempo dura e por que falar dele? | pantys
puerpério: o que é, quanto tempo dura e por que falar dele?

o nascimento de um novo serzinho geralmente é visto como um momento de grande felicidade para a família, não é mesmo? Enquanto os olhos de todo mundo se voltam...

ler mais >

cool. absorbing. obvious.