veja como fazer banhos terapêuticos em casa | Pantys

banhos terapêuticos: conhecimento milenar promove bem-estar

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Nada como tomar um banho de cachoeira, de mar ou no chuveiro para relaxar e recuperar as energias, não é mesmo? Agora, imagine essa sensação potencializada: isso é possível por meio dos banhos terapêuticos, uma prática milenar.

Então, nós criamos este conteúdo completinho para você entender o que são banhos terapêuticos e aprender como fazê-los em casa. Vem com a gente que o papo de hoje tá super especial <3

tradição milenar

Tomar banho não é um hábito moderno. Os primeiros registros sobre o assunto datam de 3000 a.C, no Egito Antigo. Naquela época, os egípcios acreditavam que o banho era uma forma de lavar o corpo e a alma, além de curar doenças e revigorar o espírito. Já os gregos e romanos enxergavam os banhos como uma maneira de purificação.

Ao longo da história, alguns banhos ficaram famosos. Cleópatra, por exemplo, banhava-se com leite e mel para amaciar a pele. Enquanto isso, os romanos preferiam usar o aroma de lavanda nesse momento.

Com o passar dos séculos, o ato de se banhar foi ganhando novos significados e, por um tempo, a classe médica acreditou que o hábito não era saudável, pois abria os poros, deixando o organismo mais suscetível a doenças. Porém, com o avanço da medicina, atualmente existe um consenso de que tomar banho é fundamental para a higiene e a saúde.

resgatando conhecimentos

Os banhos terapêuticos com ervas também foram utilizados por médicos e curandeiras durante um período da história como forma de cura. Hoje, esses conhecimentos e rituais estão sendo resgatados para ajudar as pessoas a desacelerar e a curar as dores dos tempos modernos <3

Além das ervas, óleos essenciais e vegetais estão presente nos banhos terapêuticos e potencializam o ritual.

como fazer um banho terapêutico

Os banhos terapêuticos podem ser feitos em casa ou em locais especializados, como spas. Além disso, não é necessário ter uma banheira. O chuveiro é uma ótima opção em tempos de racionamento de água e economia dos recursos naturais.

Você pode optar por um banho com óleos essenciais, por exemplo, ou com ervas. Acender uma vela e deixar a luz mais fraca são algumas ações que tornam o momento ainda mais especial.

A seguir, ensinamos como fazer um banho relaxante no chuveiro e na banheira. Confira:

banho calmante

Não sabe como tomar um banho relaxante? Este banho terapêutico melhora a qualidade do sono, combate a insônia e a irritação e promove o relaxamento muscular. Incrível, né?

A preparação do banho calmante é simples: encha uma banheira com água em temperatura entre 37ºC e 40ºC. Depois, dilua quatro gotas de óleo essencial de lavanda em uma colher de sopa de óleo vegetal de amêndoas e acrescente na água da banheira.

Se você não tiver banheira, fica tranquila! Basta colocar a mistura de óleo essencial e óleo vegetal em uma jarra de água e despejar no corpo após o banho no chuveiro. Lembre-se: faça isso do pescoço para baixo.

banho revigorante

O banho revigorante ajuda na recuperação muscular e promove relaxamento depois de prática de atividades físicas. Nesse caso, os óleos essenciais aparecem como aliados novamente.

Os ingredientes são facilmente encontrados: duas colheres de chá de folhas de louro picadas, uma colher de chá de alecrim picado e cinco gotas de óleo essencial de capim-limão.

Use uma xícara de água fervendo para fazer a infusão das folhas e deixe descansar por 10 minutos. Depois, acrescente a infusão e o óleo essencial na água da banheira e permaneça imerso de 15 a 20 minutos. Se você estiver no chuveiro, basta colocar a infusão e o óleo em uma garrafa com água e despejar no corpo após o banho.

Vale ressaltar que o alecrim é estimulante e, por isso, pode elevar a pressão arterial. Portanto, esse banho não é indicado para quem tem pressão alta.

não fique muito tempo na água

A gente sabe que depois de entrar no banho não dá vontade de sair, mas se a temperatura da água estiver alta, a pressão pode abaixar. Ou seja, o que era para ser um momento relaxante, acaba dando um baita susto! Então, evite ficar mais de 30 minutos na água quente.

banhos terapêuticos na rotina de autocuidado

Amiga, você tem cuidado de si mesma com amor? Tirar um tempo para se desconectar do mundo e se reconectar consigo é fundamental nos tempos modernos.

Quer um combo poderoso? Acrescente os banhos terapêuticos e a automassagem na sua rotina de autocuidado e os resultados serão incríveis <3



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