Entenda os sintomas: menstruação chegando ou gravidez?
Sua menstruação deu aquela atrasada, seu corpo tá apresentando uns sintomas diferentes e você tá em dúvida se é gravidez ou menstruação que tá chegando? Relaxa, porque hoje vamos te contar quais são os sintomas mais comuns de menstruação e de gravidez e como você pode diferenciá-los. Vem conferir!
Principais sintomas da menstruação chegando
Quando a menstruação está prestes a chegar, nosso corpo costuma enviar alguns sinais. Entre os sintomas mais comuns, encontramos cólicas — geralmente leves ou moderadas, mas que podem ser intensas, especialmente pra quem tem Síndrome do Ovário Policístico — oscilação de humor, inchaço, acne e uma maior sensibilidade dos seios.
Além disso, aquele famoso cansaço e o desejo por chocolate, doces e alimentos gordurosos também marcam presença na vida de muita gente logo antes da menstruação.
Sintomas iniciais de gravidez
No começo da gravidez, é normal ter sintomas como atraso menstrual, sensibilidade maior nos seios, náuseas, azia, vômitos, aumento da frequência urinária, cansaço e sono fora do comum, tonturas e mudanças no paladar, humor ou olfato.
Ah, vale destacar que o estresse aumenta as chances de esses sintomas aparecerem com maior intensidade. Por isso, é importante que você se cuide em qualquer fase de sua vida, beleza?
Diferenciando sintomas que aparecem na gravidez e antes da menstruação
Nesta altura do texto, você já deve ter notado que alguns sintomas aparecem tanto na lista de possíveis indicativos de menstruação quanto na de sintomas de gravidez, o que pode acabar não ajudando muito, né? Mas a boa notícia é que esses sintomas aparecem de forma e com intensidade diferentes pra cada situação. Confira como entender melhor esses sintomas:
1. Alterações no fluxo menstrual
As alterações no fluxo menstrual são um dos sinais mais comuns tanto pra avisar que a menstruação tá chegando quanto pra indicar uma gravidez. No caso de menstruação, a alteração costuma envolver leve sangramento de escape uns dias antes daquele fluxo mais intenso ou moderado que dura de 3 a 7 dias em média.
Já na gravidez, pode haver pequenos escapes — sendo que um deles indica a ocorrência do processo de nidação, quando o óvulo fecundado gruda no útero — ou ausência total de fluxo, principalmente no início, podendo se estender durante todos os meses da gestação e até depois que o bebê nasce.
Ah, lembrando que o estresse também pode causar um atraso na menstruação. Então, se ela estiver demorando alguns dias para aparecer, confira seu calendário e avalie se você passou por momentos de estresse ou ansiedade antes de tomar qualquer decisão, tudo bem?
2. Sensibilidade mamária
Nossos seios são muito sensíveis a variações hormonais e podem indicar sinais valiosos sobre as mudanças que acontecem no corpo. Antes da menstruação, é comum acontecer aquele inchaço e sensibilidade quando encostamos a mão ou esbarramos sem querer em algum lugar.
3. Cólicas e dores abdominais
As cólicas são outro sintoma que pode ajudar a diferenciar se é gravidez ou menstruação chegando. Cerca de um ou dois dias antes da menstruação, é normal que você sinta cólicas leves ou moderadas que podem trazer com elas dores lombares.
Enquanto no início da gravidez, elas podem aparecer de forma suave, mas não evoluem para sangramentos mais intensos com o passar dos dias.
4. Oscilações de humor e energia
Oscilações de humor e energia também podem ocorrer no período pré-menstrual e no início da gestação devido às alterações hormonais que rolam no nosso corpo. No primeiro caso, é comum que você tenha mais irritabilidade, tristeza, ansiedade ou cansaço. Já no segundo, há um cansaço mais intenso, além das variações de humor.
5. Desejos alimentares
Quem nunca teve vontade de comer chocolate, doces ou alimentos mais gordurosos na fase da TPM? Isso é bem comum devido às oscilações hormonais e à queda da serotonina.
Por outro lado, na gravidez, os desejos alimentares podem ser mais inusitados ou específicos, e algumas pessoas até desenvolvem aversão a certos alimentos e cheiros, o que pode levar a enjoos. Isso tende a durar mais tempo e costuma estar associado a alterações do paladar e do olfato.
Quando realizar um teste de gravidez ou buscar ajuda médica?
Se você identificou sintomas diferentes do comum ou percebe que a menstruação está atrasada, pode ser a hora de fazer um teste. Lembrando que os testes de farmácia são menos sensíveis às alterações hormonais, por isso, é ideal que você espere ao menos um dia de atraso antes de usá-los, se conseguir esperar um pouco mais, é melhor, porque daí você aumenta a confiabilidade do teste.
Já o exame de sangue beta HCG é mais sensível e confiável, conseguindo identificar uma gravidez mesmo antes de o atraso menstrual acontecer, sendo uma boa opção pra quem teve relações desprotegidas durante o período fértil, por exemplo. Procure ajuda médica se:
-
o teste de farmácia der positivo;
-
você tiver com sangramentos anormais, acompanhados ou não por dor;
-
o teste der negativo, mas a menstruação estiver mais de 7 dias atrasada, você estiver com sintomas de gravidez e/ou tiver irregularidades frequentes no ciclo.
Para saber se é gravidez ou menstruação chegando, você pode analisar fatores como alterações menstruais, sensibilidade mamária, oscilações de humor e energia e desejos alimentares.
O conteúdo de hoje te ajudou? Aproveite para conferir a lista que fizemos com alguns dos melhores aplicativos de menstruação para você registrar com facilidade as informações do seu ciclo e conseguir ter uma ideia melhor se há chances de você ter engravidado ou se provavelmente é apenas sua menstruação chegando!
Referências
CARDOSO, Jordana Pinto; PIRES, António Pazo. Perturbações do comportamento alimentar na gravidez: uma revisão. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 139–146, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/LRdMYxXZLgT6wgxh3NqqBSg/. Acesso em: 13 maio 2025.
CORREIA, Divanise Suruagy et al. Adolescentes grávidas: sinais, sintomas, intercorrências e presença de estresse. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 32, n. 1, p. 40-47, mar. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/73dJsgk97w9Yy6mNhZGB9Xt/. Acesso em: 13 maio 2025.
deixe um comentário