o que é bom para cólica? Veja 10 alternativas para a dor!

ilustração de uma bacia branca com água e flores sobre um pano rosa e flores ao redor em um fundo cinza

o que é bom para cólica? Veja 10 alternativas para a dor!

Olá, amore! Você é do time que sofre quando a menstruação está próxima porque sabe que vai sentir aqueles sintomas chatos de todos os meses? Bom,é difícil encontrar uma pessoa que menstrua que nunca sofreu aquela dor intensa na região inferior do abdômen durante a menstruação! Esse mal estar que faz parte da vida de muitas lindezas nada mais é que a variação dos níveis hormonais, algo super normal do corpo feminino, mas que, acaba impactando negativamente o nosso bem estar!

A cólica menstrual, que atinge de 50% a 90% das mulheres em idade fértil, chega com tanta intensidade para algumas, que muitas vezes acaba comprometendo as atividades do dia a dia. Se você é do time que sofre nesse período com a tão temida cólica menstrual, continue a leitura e veja as alternativas naturais e super eficazes para aliviar esses incômodos e sintomas .

1. Bolsa de água quente

Sabe aquela técnica bem antiga da bolsinha quente? Pois é, ela pode ser uma ótima aliada contra a cólica menstrual. O calor na região do abdômen ativa a circulação sanguínea e ajuda a relaxar os músculos, combatendo as contrações da cólica.

Essa alternativa é bastante eficaz e não tem muito segredo. É só colocar compressas ou uma bolsa de água morna na região pélvica e deixar por até 15 minutinhos quantas vezes for necessário. Mas cuidado para não se queimar! A dica é proteger o local e não deixar em contato direto, colocando um paninho entre a bolsa e a pele.

2. Escalda pés

A técnica milenar do escalda pés tem a finalidade de proporcionar relaxamento e limpeza do corpo. Assim como o calor no abdômen, colocar os pés em uma bacia de água morna – abaixo de 37°C – até a altura do tornozelo com algumas ervas ou óleo aromático ajuda aliviar o desconforto da cólica.

Para estimular alguns pontos, você pode adicionar bolinhas de gude ou pedrinhas arrendadas e massagear. Quanto às ervas e aromas, os mais indicados são erva doce e camomila, ambos têm efeito calmante que ajuda no alívio da cólica.

3. Chás

Nada melhor do que um chazinho para aliviar o desconforto da cólica, não é mesmo, pantys? Alguns chás possuem propriedades tranquilizantes que ajudam a combater os sintomas, uma ótima alternativa para quem prefere uma medicação natural com variedade de benefícios. Quer saber quais são as melhores opções? Confira abaixo as escolhas da Pantys:

  • Chá Fases;
  • hortelã;
  • gengibre;
  • orégano;
  • canela;
  • calêndula;
  • camomila;
  • erva-doce;
  • agnocasto;
  • hibisco;
  • alecrim.

4. Alimentação

A alimentação pode influenciar – e muito! – nos sintomas da cólica. A dica é apostar em uma dieta com menos gordura, sódio e leite. Inclusive, bebidas energéticas como café podem agravar a intensidade da cólica na maioria das pessoas. Por isso, é importante retirar, ou pelo menos, reduzir o consumo desses alimentos durante os dias de crises.

De modo geral, doces e salgados causam inchaço e retenção de líquido, contribuindo para o surgimento da cólica menstrual. Por isso, é importante evitar o excesso desses alimentos e optar por uma alimentação mais leve com legumes, verduras e frutas durante as refeições.

5. Evite fumar

O hábito de fumar pode piorar a cólica, afinal, o tabaco induz a vasoconstrição – diminuição dos vasos sanguíneos, causando uma baixa de oxigênio nos tecidos do útero, piorando as dores. Portanto, é legal evitar fumar durante os dias de crises, certo?

6. Faça exercícios físicos

Todo mundo sabe que o exercício físico ajuda a prevenir uma série de problemas de saúde, inclusive o desconforto durante o período menstrual, não é mesmo? As mulheres mais ativas têm uma melhora significativa se comparada às que não praticam nenhuma atividade, pois liberam endorfina capazes de reduzir as dores musculares.

Praticar atividades pelo menos 150 minutos por semana com regularidade, já faz com que a mulher sinta os benefícios durante o período menstrual. A dica é praticar exercícios mais leves como caminhada, meditação ou pilates – aqueles que não exigem muito esforço.

7. Massagem

Você sabia que a massagem é uma grande aliada da cólica menstrual? Assim como a bolsa de água quente, a massagem também proporciona o relaxamento da musculatura, aliviando as contrações que provocam a cólica. Para alcançar o resultado desejado, é indicado massagear a região do abdômen, lombar e ponta dos pés com movimentos suaves. A dica é encontrar uma posição aconchegante para receber a massagem, preferencialmente deitada.

  • Faça movimentos circulares em volta do umbigo no sentido horário;
  • Faça massagem na ponta e também no peito do pé. Existem pontos super poderosos para o alívio das cólicas!

8. Acupuntura

A acupuntura é uma excelente alternativa para aliviar o desconforto da cólica menstrual. A técnica que consiste no uso de agulha em pontos específicos na região do abdômen e ventre, tem a capacidade de harmonizar as energias femininas, promovendo a produção de endorfina que reduz as dores menstruais.

Calma, aquele chocolate que alivia os sintomas de TPM está liberado, mas nada de exageros, certo?

9. Fuja de estresse

Nada melhor do que estar com a mente tranquila, não é mesmo, lindeza! Com o corre corre do dia a dia, é difícil parar e descansar a mente. Porém, o estresse e ansiedade faz os músculos serem tensionados ainda mais, aumentando as dores da cólica.

A dica da Pantys é apostar em atividades recreativas que te façam sentir bem, além disso, a prática da meditação pode ajudar muito nos dias de crises.

10. Descanse

Que tal deixar de lado a sobrecarga da mulher moderna e tirar um tempinho só para você? Manter o contato com a natureza, praticar hábitos saudáveis pode reduzir a intensidade das cólicas. Afinal, grande parte do mal-estar da cólica é causado pela contração muscular, por isso, descansar e relaxar é um ótimo remédio.

Viu só quantas alternativas naturais existem para aliviar a cólica menstrual? O hábito de dormir de lado com um travesseiro ou almofada entre as pernas e com os joelhos dobrados, pode aliviar bastante a cólica. É importante ressaltar que, consultar um ginecologista é imprescindível, assim ele vai avaliar como anda a sua saúde.

Gostou do conteúdo? A gente tem certeza que com essas alternativas você vai passar pelos dias de crises com muito mais leveza! Aproveite e conte nos comentários se você já tentou algumas dessas dicas e como foi a experiência! O blog da Pantys é o lugar ideal para trocarmos ideias, dicas e trazer hábitos saudáveis para o nosso cotidiano <3

Até o próximo!


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