Como Acabar com o Corrimento? 5 Dicas Pantys!

confira juntinha com a Pantys 5 dicas de como acabar com corrimento vaginal

ilustração de uma mão acariciando um figo

O corrimento é algo que acontece de forma natural no corpo feminino, e não deve ser motivo de preocupações quando não vem acompanhado de odores, coceiras e ardências. Em resumo, é aquela secreção que aparece na calcinha sem motivo aparente, sabe?

E vamos combinar que ela pode nos deixar com a pulga atrás da orelha, né? Não é para menos, já que o nosso corpo emite sinais por meio de secreções vaginais quando algo não vai bem. O mais sensato a se fazer é procurar ajuda médica, sempre! Mas, saber como acabar com o corrimento pode ser uma boa opção se você estiver se sentindo bem e sem sintomas desagradáveis.

Como você já sabe, desejamos seu bem-estar acima de tudo. E foi pensando nisso que resolvemos trazer para o blog 5 dicas para manter as secreções longe de você, amiga. Que tal conferir? Vale a pena ler tim-tim por tim-tim para ficar por dentro do assunto e não perder nada! Bora?

Como se livrar do corrimento vaginal? Conheça alguns truques

É claro que não é tão simples, estalar o dedo não vai fazer com que o corrimento desapareça. Esse não é um dos nossos truques... Desculpe desapontá-la!

Brincadeiras à parte, há várias ações que podem ser realizadas para evitar o aparecimento desse líquido desagradável e até mesmo acabar com ele por completo. Para isso, nós listamos as dicas mais recomendadas logo abaixo. Vale a pena dar uma olhadinha de perto para entender um pouco mais a fundo.

Atenção: como já abordado anteriormente em outros blogposts do site, se o corrimento vier junto com outros tipos de sintomas é importante buscar ajuda ginecológica. O profissional que te acompanha deve estar a par do que você está sentindo para indicar o melhor tratamento.

1 - Utilize sabonete neutro para uma boa higiene íntima

A proliferação de microorganismos pode afetar a saúde vaginal e, consequentemente, causar certas complicações. Manter uma boa rotina de higiene íntima é uma das melhores soluções para combater possíveis desequilíbrios. A limpeza deve ser feita com sabonete líquido neutro, uma vez que o seu pH é um dos mais próximos da vagina (1).

A lavagem constante oferece estabilidade à flora local, que mantém as características da região adequadas. Assim, as chances de apresentar corrimento são mais baixas, especialmente se o motivo do aparecimento da secreção estiver relacionado com bactérias. Portanto, atente-se para os produtinhos que você passa ali embaixo, chuchu!

2 - Use calcinhas absorventes reutilizáveis no período menstrual

Essa é uma daquelas dicas de ouro, sabe? As calcinhas absorventes reutilizáveis são confeccionadas a partir de materiais antimicrobianose e hipoalergênicos de fibras naturais. Isso significa que a parte do tecido que entra em contato conosco reduz consideravelmente o surgimento de alergias causadas por bactérias.

Diferente do absorvente tradicional, elas são mais confortáveis e sustentam por um longo tempo os nossos preciosos fluxos menstruais. Um grande "tchau" para as bactérias e um lindo "olá" para uma ótima qualidade de vida. Ou seja, sem secreções devido a proliferação de agentes bacterianos e sem o aparecimento de corrimento causado pelo estresse do dia a dia – o que também pode ser uma das causas!

3 - Seque bem a região íntima depois de tomar banho

Secar a região íntima adequadamente também faz parte da rotina de higiene. É, minha amiga, esse é um passo muito importante para que não haja a manifestação de fungos. Afinal, eles são grandes ameaças quando o assunto faz referência ao aparecimento de secreção vaginal.

Se você desejar saber um pouco mais sobre como realizar higiene íntima, desde a lavagem até a secagem da região, vale a pena conferir nosso post! A candidíase é um exemplo de complicação causada pela presença de fungos e que, na maioria das vezes, é tratada por meio de antifúngicos orais e tópicos (2).

4 - Evite ficar com roupas molhadas por um longo tempo

Essa dica segue o mesmo contexto de cima. Permanecer com roupas molhadas por muito tempo aumenta a possibilidade do aparecimento de fungos e proliferação de bactérias. Inclusive, esse é um dos motivos do aparecimento de odores desagradáveis na região vaginal, que não é normal.

O ideal é que se o corrimento ocorrer, ele seja inodoro. Sendo assim, não fique muito tempo com roupas íntimas molhadas. Se estiver em lugares litorâneos, piscinas, rios e cachoeiras: aproveite, mas limpe e seque a região vaginal muito bem quando chegar em casa e vista uma roupa sequinha logo em seguida.

5 - Proteja-se nas relações sexuais

Você já deve estar cansada de escutar isso, mas é sempre bom lembrar. Utilizar camisinha durante as relações sexuais não é somente um método contraceptivo, sabia? É, principalmente, uma forma de nos proteger contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), inclusive aquelas que produzem secreção.

As mais comuns são:

  • Tricomoníase;
  • Vaginose citolítica;
  • Vaginose bacteriana (3).

Qual o tratamento indicado para cada um dos tipos de corrimento?

Amiga, a realidade é: mesmo que você siga todas as dicas citadas aqui, o corrimento pode ocorrer quando você menos esperar. Isso porque muitos fatores influenciam no surgimento dele, tal como o começo e fim do nosso ciclo menstrual. Temos que ter em mente os tipos de corrimento existentes antes para saber se a aparência é um indicativo de algo natural ou não do nosso corpinho.

Então, que tal manter-se por dentro dos aspectos e tratamentos utilizados em cada um dos casos? Veja:

Corrimento Amarelado e Branco

O corrimento amarelado tem como uma das principais causas as infecções vaginais. Normalmente acompanha outros sintomas, como odor forte, dores durante o sexo e desconfortos no momento de urinar. Os tratamentos variam de caso para caso.

    Lembre-se de que esses medicamentos devem ser prescritos por um profissional da área da saúde após diagnóstico. Nada de se automedicar, viu?

    Corrimento Marrom

    O corrimento marrom é um dos que fazem referência ao ciclo menstrual. É muito comum que ele aconteça como um "aviso" de que a menstruação está prestes a começar. Algumas mulheres também relatam seu surgimento ao final do ciclo. Esse corrimento é um dos que não levantam suspeitas de algo grave, visto que ocorre naturalmente.

    Portanto, seguir as dicas listadas no início da nossa conversa é uma ótima maneira de prevenir que a secreção marrom se torne um problema para a saúde feminina. Se preferir, remédios caseiros para corrimento podem ser utilizados nesse momento, especialmente aqueles com propriedades anti-sépticas. O chá de Zimbro e o óleo essencial de Melaleuca são exemplos disso.

    Corrimento Rosado

    Assim como na alternativa acima, o corrimento na coloração rosada não necessita de muito alarme. Ele pode acontecer um pouco antes da menstruação e quando ocorre o processo de nidação. Novamente, realizar uma boa higiene íntima é o foco principal para que essa secreção não tenha relações com infecções.

    Viu só, lindeza? Ações mirabolantes não são necessárias para acabar com o corrimento. Apenas é preciso manter a calma e, caso esteja sentindo desconfortos, procurar auxílio médico. Do contrário, evite o aparecimento dos líquidos vaginais indesejáveis a partir das nossas #DicasPantys.

    E aí, o que achou do conteúdo? Esperamos que sua mente tenha clareado por meio do nosso conteúdo. Se deseja ficar ainda mais por dentro do assunto, indicamos a leitura do post que aborda questões relacionadas às cores da menstruação para você entender cada sinalzinho do seu corpo.

    Por hoje é só. Continue acompanhando o blog da Pantys para saber de todas as atualizações sobre o universo feminino, que é simplesmente incrível e potente!

    Até mais, lindeza <3

    Referências:

    1. https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/40345/2/Edicao_23_DENISE_ANTONIA_NUNES_SILVA.pdf

    2. http://www.farmaceuticos.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/18/corrimento.pdf

    3. https://www.scielo.br/j/ress/a/X9WkLLZRBbcW3mFwbRYBHXD/?lang=pt


    deixe um comentário

    os comentários serão aprovados antes de serem exibidos, ok?


    últimos posts

    mulheres na Literatura: vem conhecer com a Pantys! | pantys
    mulheres na Literatura: vem conhecer com a Pantys!

    Trouxemos para você ótimos exemplos de autoras maravilhosas que conquistaram o mundo! Vem com a gente conhecer um pouquinho mais da participação feminina na literatura. :) Vamos juntas descobrir esses nomes de peso?

    ler mais >
    a mudança é coletiva | pantys
    a mudança é coletiva

    o que vem na sua mente quando você pensa em CLIMA? A crise climática tem um impacto global, mas já pode ser sentida a nível local! Precisamos nos engajar na luta socioambiental e fazer algo para mudar essa realidade.

    ler mais >
    você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino? | pantys
    você sabe qual é a importância do empreendedorismo feminino?

    Hoje vamos embarcar juntas no mundo dos negócios e mostrar que mesmo diante de tantas injustiças as mulheres continuaram na batalha e garantiram muitas conquistas e direitos. Ficou curiosa? Então, vem com Pantys! <3

    ler mais >

    cool. absorbing. obvious.

    estamos adicionando
    pantys na sacola...