Como Manter Uma Boa Energia Emocional No Dia A Dia?


O estilo de vida moderno é cheio de desafios, né? São tantas tarefas no trabalho, em casa e nos cursos que o tempo para cuidar do corpo e da mente fica apertado. Daí, vem a pergunta: como manter uma boa energia emocional no dia a dia?

Nós sabemos que não dá para jogar tudo para o alto e viver uma rotina relax 100% do tempo. Mas, olha, a boa notícia é que nem precisa ser assim para ter um dia a dia mais tranquilo e evitar que todo o estresse acabe afetando a saúde. 🕊️

O mais importante é entender como a correria pode afetar o bem-estar, as nossas ações e pensamentos. Assim, é possível melhorar a disposição, reforçar o organismo e viver de um jeito mais saudável sem fazer malabarismos!

O que está ligado a energia emocional?

Chuchu, a energia emocional é uma forma de ligação entre o corpo e a mente. Ela está ligada com as experiências que temos durante a vida e precisa estar bem equilibrada para trazer foco, determinação e disposição! 💪

O jeito que você se relaciona com o mundo e as pessoas afeta bastante esse estado de espírito - e pode ser para o bem ou para o mal! Por exemplo, quem passa muito tempo em um ambiente cheio de caos e reclamações, pode perder energia.

Outra situação com um poder muito grande de abaixar a energia emocional é alimentar pensamentos negativos. Sabe aquelas ideias pessimistas sobre o trabalho ou a faculdade, por exemplo? Então, elas trazem sentimentos e energias ruins!

A falta de sono, o sedentarismo e até mesmo o tédio de fazer sempre as mesmas coisas também pode acabar diminuindo o ânimo para continuar agindo e deixando a rotina mais pesada e difícil.

E te conto mais, amiga: o corpo responde ao estado da mente e o excesso de estresse pode deixar o organismo mais fraco! Daí, vem a imunidade baixa, as dores musculares, a fraqueza e tudo o mais. Uma lista e tanto!

Quais são os sinais da exaustão emocional?

A exaustão emocional acontece quando o estresse e as cobranças são tantas que a energia que você tem não dá conta das tarefas que precisa fazer. Além do desânimo, ela pode vir acompanhada por vários sinais que acendem um alerta! ⚠️

  • Dificuldade para dormir;

  • Problemas de memória e raciocínio;

  • Falta de concentração;

  • Ansiedade;

  • Cansaço intenso mesmo após uma noite de sono;

  • Irritabilidade e mau humor;

  • Falta de vontade de socializar;

  • Dores de cabeça ou pelo corpo;

  • Desorganização.

Esses são alguns exemplos de sintomas que podem aparecer quando o limite da exaustão emocional tá chegando. Só aí, já deu para ver que essa situação mexe bastante com a gente, né?

Mas, calma, tem solução. O segredo é focar no bem-estar e no autocuidado, assim como colocar hábitos saudáveis no dia a dia para melhorar a disposição em meio a correria. Nós, da Pantys, separamos uma lista cheia de dicas para você!

Como aumentar a energia emocional?

Começar bem o dia é um jeito ótimo de aumentar a energia emocional. Acordar com calma, seguir uma rotina pela manhã e organizar as tarefas cedinho ajuda o corpo a entender que está tudo bem e dá a sensação de produtividade.

Mantenha a hidratação

Antes de tudo, é bom beber um copão de água, hein, bonita? A hidratação faz toda a diferença para o funcionamento do organismo, já que ajuda o cérebro a acordar, facilita a eliminação de toxinas e cria um impulso extra para levantar a moral.

Dê atenção para a mente

Depois, a dica é aproveitar os benefícios da meditação logo cedo, antes de mexer no celular. Essa prática trabalha a consciência corporal, a respiração, o foco, a atenção e muitos outros pontos importantes para a saúde da mente.

Nesse momento de paz e tranquilidade, você também pode levar uma parte do foco para alinhar os chakras, principalmente o chakra da terra. Ele é um dos centros de energia no corpo e é responsável pela vitalidade. Já sabia dessa?

É assim: durante ou no fim da meditação, é só se concentrar na base da coluna - o lugar onde esse chakra fica - e visualizar a energia fluindo por lá com cores, luzes e formas, sempre pensando sobre gratidão, cura e boas vibrações.

Cuide das suas refeições

E já diz o ditado, né? Você é o que você come! Por isso, escolher opções saudáveis e balanceadas para encher o prato também faz parte dos cuidados com a saúde emocional, já que essas decisões equilibram os níveis de nutrientes no corpo.

Conheça e treine as ondas cerebrais

Amiga, a comunicação das células que formam nosso cérebro é feita por vários tipos de ondas cerebrais. Algumas, como a do tipo beta, estão ligadas com o estresse e outras, como as alpha, têm conexão com o relaxamento.

A própria meditação já é uma ferramenta e tanto para reprogramar esses sinais para frequências mais saudáveis. Mas dá para turbinar os efeitos combinando com exercícios físicos e ouvindo sons binaurais antes de dormir ou enquanto estuda.

 

Outras dicas para manter uma boa energia emocional

 

☀️ Mesmo se você trabalha o dia todo dentro de um escritório, 15 minutos de sol por dia antes das 10 da manhã é o suficiente para melhorar a disposição - claro, sempre com protetor!

🖌️ Ter um hobby prazeroso nos momentos de descanso, como leitura, pintura ou caminhadas ao livre, é bom para estimular a mente e variar as atividades do dia a dia;

☝️ Fazer pequenas pausas durante o dia para alongar ou se concentrar na respiração ajuda a aliviar a pressão da rotina e pode transformar a saúde mental;

🌱 Para completar, sempre que possível, tenha bastante contato com a natureza! Um piquenique na grama, cuidar do jardim ou passear no parque ajuda a renovar os ares e a alinhar os 7 chakras!

Ufa, quantas informações legais! E por falar em estar perto da natureza, outro jeito de fazer isso é apostar na sustentabilidade, né? Nós, da Pantys, entramos nesse compromisso com você, lindeza. Estamos aqui para te ajudar a criar uma vida mais ecológica e cheia de boas energias!


deixe um comentário

os comentários precisam ser aprovados antes de postarmos, ok?

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.