Os 7 Chakras: O Que São E Como Alinhá-Los?
A correria do dia a dia, pressões que vêm do mundo interno e também do esterno, muita coisa na cabeça: às vezes, manter o equilíbrio e a serenidade parece uma tarefa muito difícil, né amiga?
Se você anda assim se sentindo sem muita harmonia e energia sabe uma coisa que pode ajudar? Alinhar nossos 7 chakras. Você já ouviu falar disso? Então vamos juntas descobrir o que eles são e como faz para colocá-los no lugar!
O que são chakras e para que que eles servem?
Os chakras são pontos energéticos que existem em diferentes partes do nosso corpo, que concentram a importante função de liberar ou receber energia.
A origem desse conceito vem do hinduísmo, que define que esses estes pontos estão conectados a diferentes órgãos e glândulas do nosso corpo.
Ou seja, os 7 chakras e suas condições podem afetar nossa saúde física e também emocional, mental e espiritual.
É por isso que esse conceito começou a ficar tão popular ultimamente, com o crescimento da filosofia wellness. Afinal, se os chakras apresentam algum desequilíbrio, é bem difícil ter tranquilidade e bem-estar.
Quais são os 7 chakras e suas funções?
De acordo com estudiosos do tema, existem 7 chakras principais que funcionam como vias condutoras de energia vital. Eles ficam localizados ao longo da coluna vertebral, desde o topo, na cabeça, até a base.
Vamos conhecê-los melhor!
1. Chakra básico
Conhecido pelo nome Muladhara em sânscrito, é considerado o primeiro chakra ou chakra raiz. Ele fica lá na base, no cóccix e no períneo, e é representado pela cor vermelha.
Esse chakra está associado a nossa força e vigor. É a energia que nos dá coragem, mobilidade e disposição, e também é o que nos mantém conectados com a vida aqui na terra.
2. Chakra sacral
O Svadhishthana é o segundo chakra, também chamado sexual ou umbilical. Fica no ventre, mais ou menos abaixo do umbigo e sua cor é laranja.
Esse chakra é onde as emoções nascem, pois ele representa o ventre, a concepção, a criação e também o prazer. Por isso, ele cuida da região do sistema íntimo e reprodutor.
3. Chakra plexo solar
Esse chakra é o Manipura, e leva o nome também de Esplênico ou umbilical. Fica localizado cerca de três centímetros acima do umbigo, se conectando com o sistema digestório. Sua cor é o amarelo.
Ele mobiliza o ego e o poder pessoal. É um chakra importante para a sensação de realização.
4. Chakra cardíaco
Anahata é o chakra do coração, e fica localizado na região do sistema cardiocirculatório. Possui a cor verde e trata de todas as relações afetivas e sentimentos.
5. Chakra laríngeo
Vishuddha é o chakra da garganta. Fica situado na base do pescoço, perto da tireoide. É ele quem comanda a comunicação, nossa expressão verbal e corporal. Sua cor é o azul claro.
6. Chakra frontal
O Ajna é o famoso chakra conhecido como o terceiro olho, já que fica no meio da testa, entre as sobrancelhas.
Sua cor é o azul índigo, e ele representa nosso raciocínio, pensamentos e também intuição e consciência. Poderoso, né?
7. Chakra coronário
Sahasrara é o chakra da coroa ou coronário, que fica no topo da cabeça. Ele tem a grande função de estabelecer conexão entre o espírito e a mente, gerando equilíbrio e conduzindo as pessoas no caminho da evolução.
Por isso, sua cor é o violeta, um tom ligado à espiritualidade.
Sinais dos chakras desalinhados
São muitas as coisas que podem perturbar os nossos chakras, tanto questões externas, como trânsito, conflitos e estresse como questões de saúde.
Chakras desalinhados podem fixar tanto hipoativos — ou seja, meio bloqueados, em falta — como hiperativos, liberando energias em excesso.
Como encontrar o equilíbrio é tudo o que a gente quer, confira exemplos de alguns sintomas e veja se você se identifica com algum.
1. Chakra básico
-
Falta: paralisia, insegurança, falta de energia, desmotivação, apatia;
-
Excesso: agressividade, paranoia, egoísmo, dificuldade para dormir e relaxar.
2. Chakra sacral
Fique atenta se estiver sentindo:
-
Falta: tristeza, falta de criatividade, baixa autoestima, dificuldade de se relacionar e mostrar emoções;
-
Excesso: ciúmes, obsessão, preocupação em excesso sem espaço para curtir e ter prazer.
3. Chakra plexo solar
-
Falta: insegurança, sentimento de inferioridade, culpa, pensamentos negativos;
-
Excesso: prepotência, egoísmo, arrogância, inveja, descontrole emocional.
4. Chakra cardíaco
Desalinhado, ele pode causar:
-
Falta: Tristeza, angústia, medo, desespero, sensação de vazio;
-
Excesso: dificuldade de impor limites, colocar o outro sempre a frente de você, necessidade de aprovação.
5. Chakra laríngeo
Alguns sintomas são:
-
Falta: dificuldade de se expressar; timidez excessiva, apego a zona de conforto;
-
Excesso: querer falar o que vem à cabeça, interromper os outros, exaltar a voz.
6. Chakra frontal
-
Falta: falta de foco, memória ruim, desconexão com sua intuição, fadiga mental ou emocional;
-
Excesso: tensão, pesadelos, se perder em ilusões, mania de perseguição, ansiedade.
7. Chakra coronário
-
Falta: solidão, vazio interior, crise existencial;
-
Excesso: fanatismo religioso, alienação, ideias fixas.
Como ativar todos os chakras?
Agora que você está mais íntima dos 7 chakras, uma boa ideia é apostar em alguma técnica para alinhá-los e recalibrar essas áreas do nosso corpo e mente, não é mesmo?
Você pode buscar ajuda de profissionais de diferentes terapias energéticas alternativas, como Reiki ou Johrei para ajudar você nessa missão.
Mas a boa notícia é que há estratégias que você pode colocar em prática sozinha, tipo, agora mesmo! Veja só:
-
Meditação: acredite ou não, o simples ato de meditar é a técnica mais eficaz para alinhar os chakras e proporciona inúmeros benefícios. Se entregue a essa prática milenar e mentalize a energia fluindo por cada um dos pontos principais;
-
Uso de pedras e cristais: posicione pedras ou cristais das cores do chakras próximo às regiões onde eles ficam e medite por algum tempo;
-
Conexão com a natureza: estar próximo a natureza e sua energia vital, mentalizando coisas boas, é uma forma muito eficiente de alinhar os chakras.
Como você viu, os 7 chakras são fontes de energia muito importantes para sentirmos paz e contentamento.
No mundo agitado em que vivemos, às vezes faz falta ter momentos mais significativos de conexão com o universo para sentir mais felicidade e plenitude. Por isso, experimente apostar em uma das técnicas e reorganize seus chakras.
Os 7 chakras nos convidam toda a hora a pensar na nossa relação com a natureza e a energia do universo. Que tal colocar a saúde do planeta como uma prioridade para ter mais bem-estar?
Conheça as calcinhas absorventes da Pantys e veja como sua proposta sustentável ajuda a salvar nosso meio-ambiente. Seguimos juntas nessa jornada de cuidado com você e o planeta!
Excelente explicação.. pfavor, quero aprender mais sobre…. pfavor me ajuda!!
———
pantys replied:
Sua solicitação (189114) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email.
Laiza (pantys)
1 de nov. de 2024, 15:48 BRT oii Jose, tudo bem?
ficamos felizes em saber que gostaria de aprender mais, fica ligadinho que sempre estamos com esse tema ativo por aqui 💖
Sunny
27 de out. de 2024, 10:02 BRT
MUITO BOA EXPLICAÇÃO, GOSTARIA DE APRENDER MAIS SOBRE OS CHAKRAS.
———
pantys replied:
Sua solicitação (53067) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email.
jana (pantys)
4 de jun. de 2024, 15:52 BRT que bom que gostou do artigo 🌸 para aprender mais você pode buscar ajuda de profissionais de diferentes terapias energéticas alternativas, como Reiki ou Johrei para ajudar você nessa missão tá bem?💕
Sunny
29 de mai. de 2024, 10:03 BRT
deixe um comentário