Os 7 Chakras: O Que São E Como Alinhá-Los?

1 comentário

A correria do dia a dia, pressões que vêm do mundo interno e também do esterno, muita coisa na cabeça: às vezes, manter o equilíbrio e a serenidade parece uma tarefa muito difícil, né amiga?

Se você anda assim se sentindo sem muita harmonia e energia sabe uma coisa que pode ajudar? Alinhar nossos 7 chakras. Você já ouviu falar disso? Então vamos juntas descobrir o que eles são e como faz para colocá-los no lugar!

O que são chakras e para que que eles servem?

Os chakras são pontos energéticos que existem em diferentes partes do nosso corpo, que concentram a importante função de liberar ou receber energia.

A origem desse conceito vem do hinduísmo, que define que esses estes pontos estão conectados a diferentes órgãos e glândulas do nosso corpo.

Ou seja, os 7 chakras e suas condições podem afetar nossa saúde física e também emocional, mental e espiritual.

É por isso que esse conceito começou a ficar tão popular ultimamente, com o crescimento da filosofia wellness. Afinal, se os chakras apresentam algum desequilíbrio, é bem difícil ter tranquilidade e bem-estar.

Quais são os 7 chakras e suas funções?

De acordo com estudiosos do tema, existem 7 chakras principais que funcionam como vias condutoras de energia vital. Eles ficam localizados ao longo da coluna vertebral, desde o topo, na cabeça, até a base.

Vamos conhecê-los melhor!

1. Chakra básico

Conhecido pelo nome Muladhara em sânscrito, é considerado o primeiro chakra ou chakra raiz. Ele fica lá na base, no cóccix e no períneo, e é representado pela cor vermelha.

Esse chakra está associado a nossa força e vigor. É a energia que nos dá coragem, mobilidade e disposição, e também é o que nos mantém conectados com a vida aqui na terra.

2. Chakra sacral

O Svadhishthana é o segundo chakra, também chamado sexual ou umbilical. Fica no ventre, mais ou menos abaixo do umbigo e sua cor é laranja.

Esse chakra é onde as emoções nascem, pois ele representa o ventre, a concepção, a criação e também o prazer. Por isso, ele cuida da região do sistema íntimo e reprodutor.

3. Chakra plexo solar

Esse chakra é o Manipura, e leva o nome também de Esplênico ou umbilical. Fica localizado cerca de três centímetros acima do umbigo, se conectando com o sistema digestório. Sua cor é o amarelo.

Ele mobiliza o ego e o poder pessoal. É um chakra importante para a sensação de realização.

4. Chakra cardíaco

Anahata é o chakra do coração, e fica localizado na região do sistema cardiocirculatório. Possui a cor verde e trata de todas as relações afetivas e sentimentos.

5. Chakra laríngeo

Vishuddha é o chakra da garganta. Fica situado na base do pescoço, perto da tireoide. É ele quem comanda a comunicação, nossa expressão verbal e corporal. Sua cor é o azul claro.

6. Chakra frontal

O Ajna é o famoso chakra conhecido como o terceiro olho, já que fica no meio da testa, entre as sobrancelhas.

Sua cor é o azul índigo, e ele representa nosso raciocínio, pensamentos e também intuição e consciência. Poderoso, né?

7. Chakra coronário

Sahasrara é o chakra da coroa ou coronário, que fica no topo da cabeça. Ele tem a grande função de estabelecer conexão entre o espírito e a mente, gerando equilíbrio e conduzindo as pessoas no caminho da evolução.

Por isso, sua cor é o violeta, um tom ligado à espiritualidade.

Sinais dos chakras desalinhados

São muitas as coisas que podem perturbar os nossos chakras, tanto questões externas, como trânsito, conflitos e estresse como questões de saúde.

Chakras desalinhados podem fixar tanto hipoativos — ou seja, meio bloqueados, em falta — como hiperativos, liberando energias em excesso.

Como encontrar o equilíbrio é tudo o que a gente quer, confira exemplos de alguns sintomas e veja se você se identifica com algum.

1. Chakra básico

  • Falta: paralisia, insegurança, falta de energia, desmotivação, apatia;

  • Excesso: agressividade, paranoia, egoísmo, dificuldade para dormir e relaxar.

2. Chakra sacral

Fique atenta se estiver sentindo:

  • Falta: tristeza, falta de criatividade, baixa autoestima, dificuldade de se relacionar e mostrar emoções;

  • Excesso: ciúmes, obsessão, preocupação em excesso sem espaço para curtir e ter prazer.

3. Chakra plexo solar

  • Falta: insegurança, sentimento de inferioridade, culpa, pensamentos negativos;

  • Excesso: prepotência, egoísmo, arrogância, inveja, descontrole emocional.

4. Chakra cardíaco

Desalinhado, ele pode causar:

  • Falta: Tristeza, angústia, medo, desespero, sensação de vazio;

  • Excesso: dificuldade de impor limites, colocar o outro sempre a frente de você, necessidade de aprovação.

5. Chakra laríngeo

Alguns sintomas são:

  • Falta: dificuldade de se expressar; timidez excessiva, apego a zona de conforto;

  • Excesso: querer falar o que vem à cabeça, interromper os outros, exaltar a voz.

6. Chakra frontal

  • Falta: falta de foco, memória ruim, desconexão com sua intuição, fadiga mental ou emocional;

  • Excesso: tensão, pesadelos, se perder em ilusões, mania de perseguição, ansiedade.

7. Chakra coronário

  • Falta: solidão, vazio interior, crise existencial;

  • Excesso: fanatismo religioso, alienação, ideias fixas.

Como ativar todos os chakras?

Agora que você está mais íntima dos 7 chakras, uma boa ideia é apostar em alguma técnica para alinhá-los e recalibrar essas áreas do nosso corpo e mente, não é mesmo?

Você pode buscar ajuda de profissionais de diferentes terapias energéticas alternativas, como Reiki ou Johrei para ajudar você nessa missão.

Mas a boa notícia é que há estratégias que você pode colocar em prática sozinha, tipo, agora mesmo! Veja só:

  • Meditação: acredite ou não, o simples ato de meditar é a técnica mais eficaz para alinhar os chakras e proporciona inúmeros benefícios. Se entregue a essa prática milenar e mentalize a energia fluindo por cada um dos pontos principais;

  • Uso de pedras e cristais: posicione pedras ou cristais das cores do chakras próximo às regiões onde eles ficam e medite por algum tempo;

  • Conexão com a natureza: estar próximo a natureza e sua energia vital, mentalizando coisas boas, é uma forma muito eficiente de alinhar os chakras.

Como você viu, os 7 chakras são fontes de energia muito importantes para sentirmos paz e contentamento.

No mundo agitado em que vivemos, às vezes faz falta ter momentos mais significativos de conexão com o universo para sentir mais felicidade e plenitude. Por isso, experimente apostar em uma das técnicas e reorganize seus chakras.

Os 7 chakras nos convidam toda a hora a pensar na nossa relação com a natureza e a energia do universo. Que tal colocar a saúde do planeta como uma prioridade para ter mais bem-estar?


Conheça as calcinhas absorventes da Pantys e veja como sua proposta sustentável ajuda a salvar nosso meio-ambiente. Seguimos juntas nessa jornada de cuidado com você e o planeta!


1 comentário


  • VALDECI

    MUITO BOA EXPLICAÇÃO, GOSTARIA DE APRENDER MAIS SOBRE OS CHAKRAS.
    ———
    pantys replied:
    Sua solicitação (53067) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email.

    jana (pantys)

    4 de jun. de 2024, 15:52 BRT que bom que gostou do artigo 🌸 para aprender mais você pode buscar ajuda de profissionais de diferentes terapias energéticas alternativas, como Reiki ou Johrei para ajudar você nessa missão tá bem?💕

    Sunny

    29 de mai. de 2024, 10:03 BRT


deixe um comentário

os comentários precisam ser aprovados antes de postarmos, ok?

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.