Ardência na vagina: principais causas e quando consultar um médico
A ardência em qualquer parte do corpo já é uma coisa chata e desconfortável, se for na região íntima, esse desconforto se multiplica, né? No conteúdo de hoje, nós da Pantys vamos te explicar o que pode causar a ardência na vagina, quando você precisa procurar ajuda médica e como aliviar e prevenir o problema. Vem ver!
Ardência na vagina é normal? Vamos entender mais sobre
Quando falamos em ardência na vagina, sabemos que pode soar como algo meio estranho e até assustador, mas é importante que você saiba que, sim, é comum ter ardência na região íntima e, mesmo que não seja uma sensação lá muito agradável, isso não é necessariamente um sinal de algo grave. Por exemplo, a ardência é um dos sintomas de candidíase, uma infecção que afeta a maioria das pessoas que menstruam em alguma fase da vida e, ainda que seja chatinha, é tratável de forma fácil com medicação.
Bom, isso significa que você não precisa se desesperar caso esteja sentindo ardência em sua vagina, mas é importante que você procure se cuidar, afinal, ninguém merece ficar com desconforto na região íntima e essa situação pode ser um alerta para outras complicações.
Quais são as principais causas de ardência na vagina?
Como já explicamos, a ardência na vagina pode ser causada por diferentes fatores, que nem sempre são grandes problemas, mas é importante ficar de olho. Alguns deles são:
-
Candidíase;
-
Gonorreia;
-
Vaginose bacteriana;
-
Tricomoníase;
-
Infecção urinária;
-
Alergia a lubrificantes e preservativos;
-
Relação sexual quando o corpo está em fase de adaptação e não há lubrificação suficiente, causando maior atrito;
-
Irritação por causa de produtos de higiene como sabonetes, duchas vaginais, lenços umedecidos e absorventes ou uso de calcinhas de tecido sintético;
-
Alterações hormonais durante o pós-parto, a amamentação, o uso de anticoncepcionais hormonais e o período pré-menstrual, que deixam a mucosa vaginal mais fina e ressecada, causando a ardência.
Ardência ao urinar é sinal de infecção urinária?
Sim, a ardência na região íntima enquanto você faz xixi é um sinal que pode, sim, indicar infecção urinária. Antes de sair se autodiagnosticando, é importante que você saiba que a ardência não é o único sintoma da infecção urinária, que geralmente vem acompanhada de vontade frequente de ir ao banheiro mesmo que esteja saindo pouco xixi, sensação de peso na parte inferior da barriga e urina com cheiro forte ou coloração diferente.
Lembrando que o diagnóstico e a prescrição de tratamento adequado só podem ser feitos por um(a) médico(a), então, se além da ardência, você tiver com algum desses sintomas que mencionamos, marque uma consulta ou vá ao pronto atendimento. Ok?
Quando a ardência na vagina exige uma consulta médica?
Então, como já explicamos, a ardência na vagina nem sempre é algo grave, mas há casos nos quais você precisa, sim, fazer uma visitinha ao seu(sua) ginecologista, por exemplo, quando a ardência:
-
Dura mais de 2 dias;
-
É acompanhada por coceira, vermelhidão ou inchaço;
-
Inclui corrimento com coloração incomum ou odor forte;
-
Acompanha dor abdominal, febre ou sangue na urina;
-
Inclui dor durante ou após a relação sexual.
Vale destacar ainda que, se você estiver sentindo algum outro desconforto, notando algo incomum ou sentido que a ardência está te incomodando muito, mesmo que não tenham se passado os 2 dias inteiros, é importante que você procure ajuda médica, beleza?
Como aliviar a ardência na vagina no dia a dia?
Se você tá com ardência na vagina e quer dar uma aliviada enquanto espera o momento da sua consulta médica, você pode adotar algumas atitudes simples, como:
-
Usar calcinhas de algodão pra ajudar a região a respirar, evitando, assim, o acúmulo de suor que contribui pras irritações;
-
Evitar roupas apertadas que pressionem a vulva, porque elas podem causar mais atrito e piorar o desconforto;
-
Optar por sabonetes íntimos com pH neutro e sem perfume, além de papéis higiênicos sem perfume, pra evitar alergias;
-
Trocar o absorvente e escolher versões que permitem a respiração da região íntima e minimizam o aparecimento de alergias, como os absorventes e as calcinhas absorventes da pantys.
Dicas para prevenir ardências futuras
Sabemos que seja qual for a causa, uma ardência na região íntima sempre é uma coisa chata, então, pra você prevenir essa situação desagradável, siga as dicas abaixo:
-
Escolha calcinhas de materiais naturais e respiráveis como o algodão pra evitar a proliferação de microrganismos nocivos;
-
Evite produtos de higiene íntima com perfumes e pHs desequilibrados e opte por produtos neutros;
-
Use camisinha durante a relação sexual pra evitar a contaminação com ISTs (infecções sexualmente transmissíveis);
-
Faça consultas regulares com um(a) ginecologista de sua confiança pra garantir que tá tudo certo com sua saúde.
A ardência na vagina é um problema que afeta muitas pessoas e pode acontecer devido a uma relação sexual com pouca lubrificação ou por causa de algo mais sério, como uma IST. Por isso, é importante marcar uma consulta ginecológica pra averiguar e tratar o desconforto.
Curtiu aprender mais sobre esse tema?
Referências
FERRACIN, Ingryt; OLIVEIRA, Rúbia Maria Weffort de. Corrimento vaginal: causa, diagnóstico e tratamento farmacológico. Infarma, v. 17, n. 5/6, 2005. Disponível em: https://cff.emnuvens.com.br/infarma/article/view/276. Acesso em: 22 mai. 2025.
KIRKCALDY, Robert D. et al. Epidemiology of gonorrhea: a global perspective. Sexual Health, [S.l.], v. 16, n. 5, p. 401-411, 2019. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC7064409/. Acesso em: 22 abr. 2025.
VAN GERWEN, Olivia T.; OPSTEEN, Skye A.; GRAVES, Keonte J.; MUZNY, Christina A. Trichomoniasis. Infect Dis Clin North Am, [S.l.], v. 37, n. 4, p. 645-668, 2023. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC10713349/. Acesso em: 03 abr. 2025
deixe um comentário